A movimentada programação da 5ª Bienal Internacional do Livro de Brasília se encerrou no domingo, 30, no Pavilhão do Parque da Cidade, e ocupou um espaço de 12 mil metros quadrados.
Expositores
Esse mega evento que teve como tema “A transformação acontece aqui“, reuniu 100 expositores – entre livrarias, distribuidoras e editoras de todo o país e academias de letras.
Noite do Tocantins
No dia 25 de outubro, a convite da Academia Taguatinguense de Letras (ATL), eu e o poeta André Goveia, de Tocantínia, estivemos lançando nossos livros, na noite dedicada ao Estado do Tocantins.
Agradecimentos
Deixo registrada a minha gratidão ao poeta Gustavo Dourado, presidente da ATL e à sua esposa, a jornalista e escritora tocantinense Maria Félix Fontele, pela calorosa acolhida que tivemos durante a nossa estadia no Distrito Federal.
O novo livro do professor Pedro Albeirice
Comprovando a sua efervescência no fazer literário, Pedro Albeirice, professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) – Campus de Araguaína, traz à lume mais um livro de contas. Trata-se de “Noite mágica em Seattle e outras histórias curtas“. A publicação é da Editora Veloso.
O enredo
Os contos registrados na presente obra refletem as andanças do autor pelas regiões norte e centro sul do Brasil, além dos Estados Unidos e outros países. Albeirice, como sempre, passeia com desenvoltura pelo ensaio literário e linguístico, tendo publicados algumas obras nessa área.
Autor de 28 livros
Além de professor da UFNT, Albeirice é Doutor em Literatura. Já lecionou Literatura Brasileira na Universidade de Dublin, na Irlanda. Ele é ainda autor de 27 livros, entre eles o infantil “A Boneca Viajante” `Literatura Tocantinense – Entrevista (obra em cinco volumes), além do paradidático “Morte no Atlântico Sul “.
Araguaína terá Encontro Nacional de Academias de Letras e da Feblaca
A Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes-Febacla, em parceria com a Acalanto – Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, promove de 10 a 12 de novembro, no Auditório da UFNT – Campus de Araguaína, o IV Encontro Nacional das Academias de Letras, Ciências e Artes do Brasil. A Acalanto tem na sua presidência o escritorAlexandre Gomes de Brito, que conta com uma aguerrida equipe de confrades e confreiras na organização desse importante evento literário.
Programação
A programação contará com homenagens a personalidades culturais, além de apresentações artísticas e Mesa Redonda para a discussão de importantes assuntos ligados à literatura. Também acontecem oficinas de Literatura de Cordel e de produção de texto no gênero de crônicas. Já no dia 12, este colunista estará participando de uma Mesa Redonda, juntamente com o professor José Manoel e a escritora Magna Aspásia, tendo a mediação de Cecília de Souza. A temática do debate será a Literatura e Academias de Letras; função social e análise crítica.
Membro Correspondentes
Na sexta-feira, dia 10, às 18 horas, também no Auditório da UFNT, acontece a solenidade de posse de cinco novos Membros Correspondentes da Acalanto: Magna Aspásia – Uberaba (MG), Edna Froede – Vitória (ES),
Cecília de Souza – Manaus (AM), Luiz Eugênio – Vitória (ES) e Nataniel de Araújo – Porto Franco (MA).
Implantação da Ulbra em Palmas
O professor-doutor Wolfgang Teske lança na terça-feira, 8, na 14ª edição da Roda Literária, o livro “O maior desafio: a implantação do primeiro complexo educacional em Palmas, Tocantins”. O evento acontece no Núcleo de Leitura e Artes (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, a partir das 19 horas.
Crônicas
A obra é composta por crônicas históricas, narrativas e descritivas, sobre os principais desafios da implantação do Complexo Educacional da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Palmas, no ano de 1992. Segundo o autor, o livro apresenta recortes da maior experiência da sua vida. “São relatados tanto os fatos, bem como os bastidores da implantação deste projeto, que abrangeu desde o maternal à Pós-Graduação. Foi um projeto exitoso que se confundia com a construção de Palmas e do Tocantins”, afirma.
Os labirintos poéticos de Pietro Costa
Sob a égide da Academia Independente de Letras, o poeta Pietro Costa está com novo livro na praça. Trata-se de “Nos labirintos da palavra” que ganhou capa do destacado artista Enoque Cardozo, além de ilustrações internas da artista tocantinense Symone Elias, que integra os quadros da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense.
Versátil
Dono de uma produção poética multiforme e irisada, Pietro Costa nos encanta ao exteriorizar sentimentos num jogo de palavras que vão muito além de meros labirintos verbais. Aqui e acolá, o leitor é surpreendido com as magias verbais que surgem da inspiração desse poeta de Brasília, passando-nos a singela mensagem de que a vida é algo bem maior do que os nossos olhos possam enxergar.
Um romance em contos de EverardoBr
“O inseto friorento e o vento feral” (Editora Categoria) é o mais recente lançamento literário de EverardoBR (nome artístico de Everardo Leitão). Trata-se de um romance em contos, onde a combinação de sensibilidade e autenticidade dos relatos vem embalada por uma teia de recorrências temática e linguística que unem as histórias. São assuntos que ressurgem , e certas palavras ou expressões que reaparecem como se nada, o que dá ao leitor a possibilidade de várias leituras, a abertura para acercar-se dos contos como quiser.
Vem aí a 3ª terceira edição do Prêmio Leitura Viva
Leitura Viva, em Tocantínia
A Secretaria de Educação de Tocantínia – Semed e da Comissão Organizadora do Prêmio Leitura Viva, junto à Comissão Julgadora, realizou nesta semana a avaliação dos 114 trabalhos dos alunos inscritos no concurso literário de acordo com as categorias e gêneros.
Incentivo à leitura
O professor André Goveia, secretário de Educação de Tocantínia, explica que essa ação com os alunos da Rede Municipal de Educação integra a terceira edição do Prêmio Leitura Viva, de incentivo à leitura e a produção textual.
Temática
Goveia lembra que o tema adotado para o certame deste ano é: “Professor – Tocantínia e seus mestres“, com a intenção de incentivar a leitura/escrita e produção textual, enfatizando a importância da leitura e o desenvolvimento da escrita na formação dos educandos desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.