“Seu Riba e a Batalha no Céu”
Falecido em 25 de julho de 2021, o poeta tocantinense de literatura de cordel J. Ribamar dos Santos, que era mais conhecido como “Seu Riba”, é o tema do documentário “Seu Riba e a Batalha no Céu“, uma produção do Grupo Motirõ de Teatro de Gurupi, e que tem direção geral de Fernando França.
Contemplado
O documentário foi contemplado no Edital Leilane Macedo de Chamamento Público nº 05/2023, de 13 de setembro de 2023, por meio da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura de Gurupi e será lançado no próximo dia 30 de agosto, às 19 horas, no Centro Cultural Mauro Cunha.
Participações especiais
Com participações de artistas como Audimar Dionísio, Lucirez Amaral, José Maciel de Brito, Palmares e este colunista, dentre outros, o documentário viaja entre nuances nostálgicas e densas trazendo o espectador a refletir sobre a valorização do artista e a perda de um ente querido.
Imortal da AGL
Com vários livros publicados ao longo da sua vida, sendo que a maioria deles, pela Editora Veloso de Gurupi, Seu Riba foi um dos fundadores da Academia Gurupiense de Letras (AGL), onde ocupava a Cadeira de número 01, e era uma figura muito querida por todos que tiveram o prazer da sua convivência.
O moderno urbano na poesia de Henrique de Medeiros
O contexto moderno urbano, a dificuldade do encontro, a existência fragmentada. Os versos do livro “Nadas em busca dos tudos – poemas reunidos e revisitados” (Editora Letra Livre), do escritor Henrique de Medeiros, compõem a antologia poética que cria reflexões do cotidiano singular, ganha ritmo e harmonia na investigação sobre grandezas e misérias que envolvem a condição humana.
Poesia concreta
Numa linguagem, que no seu total é basicamente voltada para a poesia concreta, em textos fortes que tratam os fragmentos da vida, o autor atravessa fragilidades das relações, das religiões, percorre as confusões do ser, ilusões da vida – entre sobrevivências, dúvidas e buscas pelo continuar.
Perfil
Henrique Alberto de Medeiros Filho é poeta e escritor nascido em Corumbá, MS. Após sua infância, adolescência, estudos universitários e atividades profissionais como jornalista e publicitário em São Paulo e Rio de Janeiro, tornou-se partícipe da cena artística e cultural principalmente do Brasil Central. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho – RJ, exerce atividades criativas, multimídias, editoriais e empresariais. É autor de livros de poemas, contos, crônicas, outros escritos e biografia; faz parte, ainda, de diversas antologias e coletâneas. Imortal da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, é seu atual presidente e ocupa a cadeira de número 10.
Agmael Lima e suas narrativas assustadoras registradas em novo livro
A Editora Veloso traz à lume o livro “Livusias que o povo vê“, com narrativas assustadoras do escritor e professor paraense Agmael Lima.
Sob a ótica do autor
O autor não apenas nos apresenta narrativas envolventes, mas também nos oferece um olhar profundo sobre a cultura e os valores presentes na vida dos habitantes de Nova Ipixuna, localidade no interior do Pará.
Resgatando lendas
No prefácio da obra, o escritor e jornalista Hórus Alexander ressalta o fato de os contos de Agmael Lima explorarem o folclore local resgatando lendas antigas e dando vida a novas criações que dialogam com o presente e o passado dessa comunidade.
Livro sobre Direito digital tem a coautoria de delegado tocantinense
Com a coautoria do delegado de Polícia Civil do Tocantins Luís Gonzaga, titular da 26ª Delegacia de Araguaína, foi lançado, recentemente, o livro “Tratado de Direito Digital” (Editora Juspodivm), uma obra onde os autores garantem ser essencial para o entendimento das novas fronteiras entre Direito e tecnologia.
Guia
O livro serve como um guia para profissionais e estudantes que desejam compreender os desafios e inovações trazidos pela era digital ao campo jurídico
Estamos na Antologia Literária de Academia de Letras do Maranhão
Este colunista foi contemplado com a publicação de um soneto de nossa autoria no segundo volume da antologia literária denominada de “AMCLAM & Convidados”, da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (AMCLAM), com sede em São Luís (MA), lançada no mês passado.
Intercâmbio cultural
Trata-se de uma publicação interessante que celebra a criatividade e a expressão poética, oferecendo ao leitor, uma variedade de gêneros. É muito gratificante participar dessa obra, uma vez que ela nos permite intensificar um proveitoso intercâmbio cultural.
Noite de autógrafos em Araguaína
O evento acontece na terça-feira, 27, no auditório do Colégio Santa Cruz e tem o apoio da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína e de outras instituições parceiras.
Exposição Cerrado em Verso e Prosa
Sem dúvidas, uma bela iniciativa o projeto de leitura e de produção escrita de cordel na Escola Paroquial Luiz Augusto, em Araguaína, coordenado pelo professor de Língua Portuguesa Raí Almeida. A Exposição Cerrado em Verso e Prosa é um evento que acontece com participação de alunos membros da ALMA – Academia de Letras Mirim de Araguaína.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.