
Fruto dos recursos oriundos da Lei Aldir Blanc – Prêmio Emergencial do Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, o livro “ColeTânia, Receitas Tradicionais de Natividade”, da professora e chef de cozinha Tânia das Mercês Nunes Cerqueira, acaba de ser lançado.
Desejo antigo
A concretização desse livro é a realização de um desejo antigo da autora que nunca escondeu sua vontade de fazer um registro das delícias da culinária tocantinense e disponibilizar as receitas, que estão na lista das mais populares e mais apreciadas pelos nativitanos, onde ela reside.
Boleiras
O livro tem a participação de boleiras e doceiras populares da cidade de Natividade, cada uma com sua receita que se destaca.

Destaque literário de Paraíso do Tocantins

Natural de Miracema, mas residindo em Paraíso do Tocantins desde 1970, o escritor Dourival Santiago, que também preside a Academia Paraisense de Letras, está divulgando a segunda edição de seu livro de crônicas “Sexta-feira – Um passo para a plenitude“, publicado pela Editora Veloso, de Gurupi.
Patrimônio
Ao falar sobre as qualidades de Dourival Santiago no universo das letras, o também escritor, gramático e professor Alcides Nascimento Marinho destaca que Dourival é patrimônio de Paraíso do Tocantins, cidade que abraçou o seu trabalho desde sempre.
Trajetória literária
Imortal da Academia Tocantinense de Letras (ATL), Dourival tem publicado, dentre outros, os livros “Pegadas do Sol” (Poesias – 1986); “O mundo não vale a minha mãe” (romance-1988), que teve a segunda edição ampliada em 2006, “Vida Humana” (Poesias-1995), “Gente do Interior” (Crônicas e Contos – 2004), “Barco de Pedra” (Poesias – 2010) e “Serra e Cerrados” (2015).
Os caminhos para a terapia do perdão

A obra “Terapia do Perdão” (Editora Vozes), segundo seu autor, o padre Paulo César Gil, é um instrumento para a realização de um processo de intervenção e acompanhamento de pessoas que se empenham em pedir ou dar o seu perdão. “Trata-se de uma proposta que possibilita realizar um processo pessoal ou comunitário, com a intencionalidade de vir a ser libertador e terapêutico”.
Sobre o autor
Formado em Teologia e Pedagogia, Paulo César Gil é especialista em Psicopedagogia e Terapia Familiar Sistêmica. O padre é autor de mais dois livros “Catequese e fé: na alegria de crer e comunicar a fé” e “Quem é o Catequizando?”, publicados pela Editora Vozes.
História de Araguaína em linguagem acessível

Mais um livro que resgatam registro históricos de Araguaína, no norte do Estado, foi lançado, trata-se da obra “Araguaína, minha identidade, minha história“, publicação de iniciativa da Prefeitura Municipal, com 182 páginas com uma linguagem acessível para a faixa etária do ensino fundamental, além de fotografias e desenhos.
Público-alvo
A obra será utilizada durante o ano letivo nas escolas da Rede Municipal de Educação de Araguaína, tendo público-alvo os mais de 9 mil alunos do 3º ao 5º ano, e segundo a secretária de Educação, Elizângela Moura, “Tem muito a agregar na prática pedagógica das unidades de ensino e será trabalhado de forma interdisciplinar, pois retrata as memórias e as histórias do nosso município
Impactos positivos
O prefeito Wagner Rodrigues destaca que a obra traz impactos positivos na vida dos alunos da Rede Municipal de Educação, pois é dada a oportunidade para que milhares de crianças conheçam um pouco mais a história de Araguaína. O trabalho de pesquisa da obra foi realizado pelos professores Anésio José Sobrinho Neto, Leomaura Miranda de Andrade Soares e Marcela Pereira de Souza Leal.
Louco Amor
Nossa participação no Programa Coisa Nossa, apresentado pelo Luiz Armando Costa, pela TV Norte Tocantins, afiliada do SBT. Confiram:




ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.