O universo infantil na literatura de Deise Raquel
De uns tempos para cá, já é visível a efervescência do fazer literário direcionado ao público infantil no Tocantins. Vários são os escritores tocantinenses que decidiram se enveredar por esse caminho, e estão tendo muito sucesso. Dentre esses escribas, podemos citar a escritora, poetisa e professora Deise Raquel, de Dianópolis, mas que reside em Palmas, e que está com novo livro na praça. Trata-se de Tamanho x Inteligência, um livro infantil publicado pela Editora Veloso, de Gurupi.
Povoado de imaginação
Essa publicação de Deise Raquel vai muito além da linguagem simples e das ilustrações. Trata-se de um livro povoado de imaginação, capaz de fazer o leitor viajar pelo universo interior de cada personagem e consequentemente, de si mesmo, em busca de suas próprias forças interiores, qualidades e sonhos perdidos ou vencidos. E nessa releitura da vida, olhar para os inimigos internos e, de mãos dadas consigo mesmo, buscar parcerias para superar e vencer os inimigos externos que nos incomodam enquanto pessoas e sociedade.
Belo convite
O livro infantil Tamanho x Inteligência, de Deise Raquel, é um verdadeiro convite a um mergulho na imaginação. E cabe a cada leitor ou leitora do universo infantil ou adulto fazer essa viagem, deleitando-se, das imagens e metáforas, interpreta-las e tirar suas próprias conclusões. Assim é a arte. Assim é a literatura. Assim é Deise Raquel enquanto escritora e contadora de histórias. Um universo povoado de sonhos, de rica imaginação, de férteis ideias e de histórias de união e superação.
Casa própria para a AGL
Fundada em 30 de novembro de 1999, a Academia Gurupiense de Letras (AGL), a mais antiga instituição do gênero no interior tocantinense, depois de uma árdua luta, finalmente vai poder contar com uma sede própria, que está sendo viabilizada pela Prefeitura de Gurupi.
Doação de prédio
Durante a solenidade de comemoração do 20º aniversário da AGL, ocorrido no sábado, 30, no Salão de Eventos da Igreja Santo Antônio, o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira (PSDB), assinou o projeto de lei, encaminhado à Câmara de Vereadores, em que autoriza o Poder Executivo Municipal a ceder à Academia o imóvel que atualmente está sendo ocupado pelo Gurupiprev e Ipasgu, na Avenida Pará com a Rua 04.
Mudanças
Essas duas autarquias municipais vão ganhar nova e moderna sede e serão instaladas no Park Filó Moreira, o maior e mais completo complexo de órgãos públicos do Tocantins, que começa a ser edificado em 140 mil metros quadrados da área desmembrada do antigo DNIT, na saída sul da cidade, próximo à rodovia BR-153.
Importância do ato
O presidente da AGL, José Roberto Ribeiro, mais conhecido como Professor Robertão, disse que esse projeto de lei é muito importante, não só para a Academia Gurupiense de Letras, mas, também, para a própria cultura de Gurupi, e demonstra a preocupação, o respeito e o carinho do prefeito Laurez Moreira para com a classe dos escritores da cidade.
A quebradeira de coco em livro
O ginásio municipal do povoado Olho d’Agua do Coco, localizado na zona rural de Sítio Novo do Tocantins, na região do Bico do papagaio, foi o palco escolhido para o lançamento do livro Dona Raimunda do coco (Editora Ethos), contendo poemas dos mais diversos estilos produzidos por alunos da Escola Estadual Raimundo Nonato Leite, que também foram responsáveis pelas ilustrações da obra.
Valorização
A noite de autógrafos aconteceu no dia 29 de novembro e marcou o encerramento de um projeto de pesquisa coordenado pelo professor Milton Teixeira, que tem por objetivo ampliar a visibilidade e valorizar a luta popular camponesa das quebradeiras de coco babaçu naquela localidade.
Inspiração dos alunos
Os textos produzidos pelos alunos foram baseados na história de lutas de Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida como Dona Raimunda Quebradeira de Coco. O trabalho dela como líder comunitária e na defesa do extrativismo do coco babaçu ajudou a divulgar o produto e a criar a associação que representa a categoria. Dona Raimunda chegou a ser indicada ao prêmio Nobel da Paz.
Fábio Sombra apresenta os causos de Tião Jalapão
O autor nos conduz pelos principais pontos turísticos do Jalapão, resgata e recria histórias da tradição oral local. Prepare a mochila e venha desvendar os mistérios de um território quase mágico no coração do Brasil. Quem nos guia por essa viagem é um guia de turismo sem igual, um contador de causos (todos verdadeiros, que fique claro) de primeira: Tião Jalapão. O senhor de setenta e muitos anos, barba branca e pele curtida pelo sol, tem uma curiosa relação com a região. Afinal, ele esteve envolvido no surgimento de cada um dos atrativos mais procurados pelos turistas.
Credenciais do autor
Fábio Sombra é escritor, ilustrador e pesquisador da cultura popular brasileira, com 47 obras publicadas e mais de meio milhão de exemplares vendidos no Brasil. Sombra recebeu por duas vezes o prêmio de altamente recomendável para o jovem da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ e se apresentou em festivais e eventos literários no Brasil, na Inglaterra, em Portugal e na França. Trabalhou também, por muitos anos, nas áreas de turismo nacional e internacional, sendo listado pela respeitada revista inglesa de viagens Condé Nast Traveler, como um dos 50 profissionais de turismo “que todo viajante deveria conhecer”. Sombra nasceu em 1965 e vive até os dias de hoje na cidade do Rio de Janeiro.
Formação de professores em foco
Nesta semana aconteceu o lançamento do livro Formação de Professoras: currículo, saberes e práticas pedagógicas, publicação sob a coordenação dos professores da UFT, Damião Rocha, Josyléia Santana, Ilma Passos Veiga e Liliane Campos Machado. O lançamento foi durante evento de Pesquisa em Educação na Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília (UnB).
Cenário
A obra retrata o cenário educacional de regiões brasileiras, que vivenciam assimetrias regionais em termos de financiamento a pesquisas, do número de programas de pós-graduação, entre outros que se refletem na produção intelectual. Uma produção coletiva da Rede Rides, então, evidencia a importância das publicações em Rede na busca de fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação em Educação do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, oportunizando a socialização do conhecimento sobre a educação básica e superior dessas regiões, cujos contextos expressam uma diversidade de sujeitos, saberes e experiências educacionais.
Sarau Literário em Palmeiras do Tocantins
Dentro da movimentada programação da Feira do Conhecimento, realizada no dia 29 de novembro, pelo Colégio Estadual Raimundo Neiva de Carvalho, de Palmeiras do Tocantins, também aconteceu um Sarau Literário, que contou com um momento especial com declamação de textos poéticos pelos alunos, onde eles puderam expor, com maestria, toda a sua versatilidade e talento.
Um despertar
A gestora da unidade escolar, Adriana de Souza Rabelo, explica que foram amplamente alcançados os objetivos dessa ação, que buscou despertar na comunidade estudantil o gosto pela leitura e pela produção literária, bem como chamar a atenção para fatos históricos e culturais, além de sensibilizar a todos sobre questões relacionadas ao preconceito e a discriminação racial.
Autores negros na UFRJ
Maior universidade federal do país e que com frequência configura entre as 15 melhores universidades da América Latina nos rankings, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) anuncia um fato inédito. Pela primeira vez uma universidade pública brasileira vai oferecer um curso de pós-graduação stricto sensu exclusivamente sobre autores negros brasileiros, como Lima Barreto, Ana Maria Gonçalves, Conceição Evaristo, Carolina de Jesus, Cruz e Sousa, dentre outros. O curso será disponibilizado a partir de março do ano que vem.
Leitura inclusiva movimenta Araguaína
Uma programação literária especial para um público muito especial. Assim estão sendo as atividades alusivas à Semana de Conscientização dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em Araguaína, e que teve início na terça-feira, 3, no Parque Cimba. O evento está proporcionando, também, a participação de alunos da Rede Municipal de Ensino na terceira edição do Encontro da Rede de Leitura Inclusiva realizada pela Secretaria Municipal da Educação.
Recital de poesias
O encerramento da semana acontece neste sábado, 7, a partir das 16 horas, no auditório do Centro Universitário Unitpac, com direito a apresentação do Coral da APAE e recital de poesias pelo Grupo ArtPalco.
Parceria
Toda a programação do evento é fruto de uma parceria exitosa da administração municipal de Araguaína com o Núcleo Aplicado das Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) e da Defensoria Pública do Estado (DPE), além do Centro Universitário Unitpac, Rotary, Associação dos Deficientes de Araguaína, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e APAE.
A história de Dianópolis
A Academia Dianopolitana de Letras promoveu recentemente o lançamento do livro Dianópolis: origem, história, religiosidade e desenvolvimento regional (Editora Kelps). Trata-se de uma seleção de ensaios acadêmicos dos escritores Jesuiza Bandeira, Wátila Misla Fernandes Bonfim, Dalmo Fernandes Martins, Rosana Rodrigues e Weverson Cardoso.
Pesquisa apurada
De acordo com Wátila Misla, um dos participantes da obra, o que levou o quinteto de escritores a fazer esse trabalho, especificamente, foi a preocupação em se buscar um apanhado histórico da cidade de Dianópolis, de uma forma mais acadêmica, tendo-se utilizado a metodologia científica mais apurada, até se chegar ao resultado desejado.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.