Na sexta-feira, 28, acontece o lançamento de “A borboleta que descobriu seu voar“, livro infantil da escritora e pedagoga Cárita Gomes de Oliveira Almeida. O evento, que começa às 19 horas, é mais uma realização da Fundação Cultural de Palmas, e integra a 19ª edição do Projeto Roda Literária. A noite de autógrafos será na Biblioteca Jornalista Jaime Câmara, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, sob mediação do jornalista Antônio Oliveira.
Sobre a autora
Cárita Gomes de Oliveira Almeida é graduada em pedagogia com especialização em Neuropsicopedagogia Institucional, atuando como professora das séries iniciais da rede pública municipal de Palmas. A autora dedica sua obra aos seus alunos.
Tocantinense José Benilson lança o romance “Flor de Lótus”
Tocantinense de Filadélfia, na região norte do Tocantins, o escritor José Benilson está com novo livro na praça. Desta feita trata-se de “Flor de Lótus”, que reúne uma seleção especial de suas crônicas. A obra vem à lume pela Editora Veloso, de Gurupi.
Terrenos férteis
Flor de Lótus expõe o imaginário do leitor, o calvário de realidades que vive a sociedade nas cidades pequenas no interior do Brasil. De acordo com o autor, esses lugares são terrenos férteis para a exploração dos seres humanos, devido à pobreza e ao analfabetismo que acarreta um campo propício ao surgimento de organizações de sociedades secretas, infiltradas para defender o povo ou resguardar os seus comuns.
Sobre o autor
José Benilson é graduado em pedagogia pela Universidade do Estado do Tocantins – UNITINS. Em 1991, foi responsável pela formação do grupo de teatro amador “Os Cobras”, de Filadélfia, com 26 participantes, que em 1995 foi incluído no primeiro Censo Cultural do Estado do Tocantins.
Livros publicados
Além do romance “Flor de Lótus”, o autor têm publicados “Noite de primavera em Filadélfia” (conto) 2009; “Danças dos canibais” (poesia) 2010; “O Monólogo do Mauro da Latinha” (Peças teatrais) 2010; “O Barraria” (história infantil) 2016. Participou, ainda, da “Antologia Literária Ruas Vazias – O coronavírus em prosa e verso (2020), organizada por Eliosmar Veloso, bem como, de sete edições da tradicional “Antologia Veloso”, publicada no período de 2014 a 2020.
2º romance de Penaforte Dias
O escritor e jornalista Penaforte Dias lançará no sábado, 29, às 20 horas, no 4Zero2 (antigo Mumbuca/Coronel), em Palmas, seu novo romance, “Enquanto as folhas caem” (Kelps). A festa de lançamento contará com show do cantor Nando Cruz. Nessa obra, a segunda ficcional do autor — a primeira é também um romance, “Feche os olhos” (Kelps) –, a trama se passa floresta amazônica, com armas silenciosas, orgânicas e letais.
Apenas parte da verdade
Para o autor, o título “Enquanto as Folhas Caem” remonta ao fato de que os dias passam, as épocas se vão, as pessoas que amamos entram e saem das nossas vidas, enquanto os fatos vão surgindo e o destino vai se delineando. “Além disso, este trabalho questiona também a visão que temos do mundo e do que ele vai se tornar. Em geral, aquilo que sabemos é apenas parte da verdade”, explica Penaforte. Para ele, a Floresta representa o inconsciente e a viagem para dentro dela é o autoconhecimento.
O autor
Penaforte Dias nasceu em Simplício Mendes (PI), em 1961. Jornalista com três décadas de carreira, em Palmas- atua também como roteirista e escritor. Atualmente é repórter da Assembleia Legislativa do Tocantins.
Contos políticos de Cleber Toledo
Os originais do segundo livro do jornalista Cleber Toledo já estão com a Editora Veloso. A expectativa é de que “A noiva e outros contos políticos” seja lançado em junho. São 20 contos escritos a partir de 2015, depois de um hiato de 20 anos de Toledo na ficção. Ele chegou a lançar um livreto em 1995 – “Contos que te conto” – e depois deixou a literatura para se dedicar exclusivamente ao jornalismo, sua profissão há mais de 30 anos. O primeiro livro dele é “2018 – crise política, fiscal e 3 eleições” (Veloso), de crônicas e análises políticas, sobre um dos mais complexos anos eleitorais do Tocantins.
Demandas do setor cultural
O poeta, humorista e ativista sociocultural gurupiense Vinícius Martins, também integrante do Conselho de Política Cultural do Tocantins (CPC-TO), esteve reunido com o secretário estadual da Cultura, Tião Pinheiro, para tratar de algumas demandas do setor cultural tocantinense. Vinícius estava acompanhado pela presidente da Associação Gurupiense dos Artesãos, Maria do Socorro Souza, também conselheira de Cultura.
Importante momento
Para Vinícius Martins, o Tocantins vive um importante momento com a reativação da Secretaria Estadual da Cultura, luta antiga da classe. Para ele, o atual governo acertou na escolha do experiente Tião Pinheiro, jornalista, poeta e músico. “O ingresso de Tião Pinheiro na pasta da cultura foi vista com bons olhos pela classe”, asseverou.
Possibilidade de avanços
Segundo o artista, com um conselho de cultura bem estruturado e uma secretaria alinhada aos interesses da comunidade, será possível, finalmente, avançar depois de mais de 10 anos de abandono político do setor.
Empossada a nova diretoria da Academia de Letras de Araguaína
Em sessão solene realizada no dia 21 de abril, no anfiteatro da Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT, foi registrada a posse dos integrantes da nova diretoria da Academia de Letras de Araguaína (Acalanto). Para o mandato que vai até 2026, foi reconduzido ao cargo de presidente do sodalício, o escritor Alexandre Gomes de Brito.
Diretoria empossada
Além de Alexandre Gomes Brito, foram empossados nos seus respectivos cargos na diretoria da Acalanto: Edson Gallo – Vice Presidente; Secretário Executivo – Eudis Queiroz; Diretora Social – Symone Elias; Diretora Financeira – Denise Alves; Diretor Patrimonial – Zequinha Decolores; Diretora Correspondente – Martha Vieira; Diretor de Ações Escolares – José Manoel Sanches; Diretor de Imprensa e Comunicação – Luís Poeta; Diretora de Artes e Eventos – Valéria Elias; Diretor da Academia de Letras Mirim de Araguaína (ALMA) – Leomar Alves; Diretores Institucionais Academia de Letras Juvenil de Araguaína (ALJUVA) – Edson Gallo e Symone Elias. No Conselho Fiscal foram empossados como titulares, Nelson Ferreira, Luiz Aparecido e Rosa Maria, bem como, Eurlene Arruda, na suplência. Já no Conselho de Ética da Acalanto foram empossados os escritores Luiza Silva, Rozilda Euzébio, Levi Beltrão e Sueli Marques. Os suplentes são: Jackson Brandão e Rita Daiyrã.
As Rodas de Conversa de André Goveia
O poeta e professor André Goveia, que também é secretário de Educação de Tocantínia, resolveu seguir o exemplo deste colunista e está percorrendo várias cidades do Tocantins com a sua animada Roda de Conversa Literária, cuja agenda está bastante movimentada.
Recentemente, Goveia esteve no Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira, de Miracema do Tocantins, na culminância do projeto do Dia D da Leitura. O evento foi coordenado pelas professoras Mauricéia Bastos e Loreny Neres, com o intuito mostrar a importância da leitura e incentivar os estudantes a terem hábito de ler.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.