Num evento memorável, realizado na sexta-feira, 27, em Paraíso do Tocantins, o poeta e escritor Dourival Santiago, lançou, em grande estilo, o seu livro de crônicas, intitulado de “Sexta-feira, um passo para a plenitude“, publicado pela Editora Veloso. A Noite de autógrafos aconteceu no Clube Solar Acqua Park, e movimentou a sociedade paraisense.
Prestígio
Durante esse evento, Dourival Santiago mais uma vez comprovou o seu carisma e o seu talento no universo das letras, bem como, ficou evidente, o tanto que o escritor é querido e admirado na sua cidade, pois conseguiu a proeza de lotar as dependências do Clube Solar Acqua Park com um expressivo número de amigos, admiradores e autoridades que fizeram questão de prestigiar o acontecimento, o que não é muito comum para um lançamento literário.
Sobre a obra
Ao fazer uma análise crítica de “Sexta-feira, um passo para a plenitude“, o professor e gramático Alcides Nascimento Marinho diz que o livro foi escrito por quem possui uma rica personalidade e um cotidiano riquíssimo e que essa riqueza não provém do brilho que os acontecimentos dia-a-dia possam ter ou nos trazer. “Provém, indubitavelmente, da observação atenta, sistemática e do olhar artístico com que Dourival reveste tudo aquilo que o cerca”.
Credenciais do autor
Além de “Sexta-feira, um passo para a plenitude”, Dourival Santiago é autor das seguintes obras: “Pegadas do Sol” – Poemas (1987), “O mundo não vale minha mãe” – Romance (1988), “Vida humana” – Poemas (1994), “Gente do interior” – Contos e Crônicas (2004). Em 2006, lançou, novamente, “O mundo não vale minha mãe”, desta feita, romance na versão ampliada. Em 2010, lança o livro de poesias “Barco de pedra” e, em 2016, mais um livro de crônicas: “Serras e cerrados”. Dourival Santiago é membro titular da Academia Tocantinense de Letras (ATL) e da Academia Paraisense de Letras (APL), da qual é o atual presidente.
Chá com os idosos para comemorar lançamento literário em Gurupi
Uma tarde literária pra lá de especial. Foi o que aconteceu no sábado, 28, quando os idosos que residem na Casa do Idoso de Gurupi foram contemplados uma programação do evento Chá com os Idosos. Trata-se de uma bela ação do curso de Letras da Universidade de Gurupi – UnirG. Na oportunidade, foram entregues exemplares do livro de relatos, produzido por seis acadêmicas do 3º período do curso.
Projeto de extensão
A obra foi produzida por meio do projeto de extensão curricularizada “Relatos de Memórias: desenvolvendo a sociointeração na terceira idade por meio de práticas linguageiras“. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal do Idoso.
Troca de sentimentos
O diretor municipal do Idoso, Vinicius Martins, disse que essa parceria com o curso de Letras da UnirG é uma oportunidade muito importante, pois proporciona a estimulação cognitiva dos idosos através da memória, oralidade e raciocínio, além da troca de sentimentos.
O Projeto
Durante a execução do projeto, a Casa do Idoso se transformou em um ambiente rotineiro para as acadêmicas, onde elas viajaram no tempo por meio de um canal transportador emitido pelas emoções dos moradores, ao relembrarem suas histórias e trajetórias de vida. A escuta atenta das estudantes foi materializada em textos, compondo os contos da obra.
O trabalho foi desenvolvido durante esse semestre sob a supervisão dos professores de Letras Maria Wellitania de OIiveira e Alexandre Peixoto Silva.
Valéria Silva lança livro de memórias
Doutora em sociologia política, a escritora e assistente social Valéria Silva lançou o livro “Baú de Faustina“, semana passada, na sede da Associação Coletivo de Mulheres Maria Criativa, em Araguaína. O lançamento da obra foi prestigiado com a presença de representantes da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto).
Memórias
Trata-se de livro de memória, escrito sobre a vivência realista de uma família piauiense que tem como matriarca a teresinense Faustina Luiza de Aquino, que segundo a autora é uma mulher que “como quase todas a mulheres rurais nordestinas, foi vitimada pelo patriarcado, pelas cercas, pelo abandono ativo do Estado e pelo preconceito da sociedade urbana“.
Poeta de Tocantínia está com novo livro da praça
O poeta e professor André Goveia de Tocantínia, na região central do Estado, continua firme e forte na arte de versejar. Agora, pela Editora Veloso, traz à lume mais uma obra: “Versos Mágicos“, com uma seleção especial de seus mais recentes poemas.
Sobre o autor
André Goveia é escritor, poeta, professor de carreira da rede estadual, professor na Universidade da Maturidade (UFT/UMA), pedagogo, especialista em Gestão Educacional e Metodologias de Ensino, licenciado em Letras, Mestrando em Educação. Articulador Municipal do Selo Unicef. É, também, secretário municipal de Educação de Tocantínia, membro correspondente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), e da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), além de ser autor de várias outras publicações.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.