Alunos da UFTN lançam livro de resenhas sobre a obra de Enéas Athanázio
O doutor em Letras e professor da UFTN (Universidade Federal do Norte do Tocantins), em Araguaína, Pedro Albeirice, mesmo em tempo de pandemia, não esmorece um só momento no incentivo à leitura e à produção textual de seus alunos.
Alunos resenhistas
Desta feita, Albeirice lançou, de forma virtual, no dia 9, o livro “Reflexões sobre Enéas Athanázio“, contendo 26 resenhas breves a respeito da obra do valoroso escritor, que é ficcionista (literatura regionalista), ensaísta e escritor de memórias. Sob orientação de Albeirice, a turma de Leitura e Produção de Textos (Geografia), com a participação de estudantes de Gramática Normativa e Análise Linguística (Letras), da UFNT, realizaram esse trabalho.
Laços com o Tocantins
Tive a honra de participar da live de lançamento desse livro, onde pude reencontrar Enéas Athanázio, que já esteve no Tocantins, mais precisamente em Gurupi, onde lançou um de seus livros na Academia Gurupiense de Letras (AGL).
Burilador de palavras
Deste o início da sua trajetória literária, em 1973, quando lançou o livro de contos “O Peão Negro“, até os dias atuais, a produção sempre efervescente e multifacetada de Enéas Athanázio já ultrapassa mais de cinco dezenas de obras individuais publicadas e a participação em quase duas centenas de antologias literárias pelo mundo. Parabenizamos, pois, o professor doutor Pedro Albeirice, da UFNT, por proporcionar a seus alunos conhecerem um pouco mais da vida e obra de Enéas Athanázio que, sem dúvida alguma, é uma grande referência da literatura contemporânea brasileira.
Mobilização nacional contra a taxação tributária de livros
A indignação é grande não só entre os escritores, livreiros e amantes da literatura, mas, também, de expressiva parcela pensante da população brasileira. É que na proposta de reforma tributária, apresentada pelo governo federal, os livros, que hoje são isentos de impostos pela Constituição Federal de 1988 e, desde o ano de 2014, têm alíquota zero de PIS/Cofins, passariam a ser taxados em 12% pela Contribuição de Bens e Serviços (CBS). Além deste projeto de lei (PL 3887/2020), a reforma também é discutida no Congresso Nacional por meio da PEC 45, que, por outro lado, mantém a imunidade do livro.
Defenda o Livro
A posição dos amantes da leitura saudável resolveram não cruzar os braços perante tal absurdo e, por meio do movimento “Defenda o Livro”, que representa a indignação popular lançou por um grupo de 10 jovens leitoras assíduas, a petição já que acumula mais de 1,4 milhão de assinaturas na plataforma Change.org. O instrumento tem pautado o debate nacional em torno do tema e causado forte pressão pela manutenção da isenção dos livros.
Retrocesso
“Se aprovado o Projeto de Lei 3887/2020, os livros irão se tornar mais caros e inacessíveis do que já são para grande parte da população. Afetando, assim, não somente os que têm apreço à leitura, mas também editoras menores sustentadas por famílias que já lutam por sua sobrevivência e, consequentemente, autores de livros – em especial os nacionais não famosos”, destaca um trecho do abaixo-assinado criado pelo movimento “Defenda o Livro”.
Escritora de Tocantinópolis Marianalda Matias lança o livro “Poesia ao vento”
Após participar de algumas antologias literárias, a professora e poetisa Marianalda Matias, de Tocantinópolis, está divulgando o seu livro–solo, intitulado de “Poesia ao vento” (Editora Veloso), reunindo uma seleção especial de seus poemas.
Palavras fujonas
Lendo esse livro de Marianalda Matias concluo que a autora deve ter saído por aí, apreciando as belezas das barrancas do rio Tocantins, que margeia a sua cidade, caçando palavras fujonas e que estavam leves, livres e soltas no ar para, posteriormente, transformá-las em belos textos poéticos. Trata-se de um conjunto de poesias despretensiosas, mas não menos belas e que vale a pena serem lidas!
Sobre a autora
Marianalda Matias é graduada em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (UFT), Pós-graduada em Metodologias Inovadoras Aplicadas à Educação Especial. Também é Pós-graduada em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Atualmente, é professora na Escola Especial Um Passo Diferente, da APAE, de Tocantinópolis. Têm trabalhos publicados na “Antologia Veloso“, edições de 2019 e 2020, bem como, no “Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins”, nas edições publicadas de 2015 a 2020.
Aula sobre crônicas para alunos de Gurupi
À convite da professora Áurea Sampaio, este colunista participou de uma live na manhã de segunda-feira, 16, quando ministramos uma aula diferente para os alunos do 7º e 8º anos da Escola Municipal Gilberto Resende Rocha Filho, em Gurupi. Na oportunidade, abordamos a questão da produção literária no gênero crônica, citando como exemplo o nosso livro “Histórias da História de Gurupi“, que já foi adotado por duas vezes no vestibular da Universidade de Gurupi.
Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2021
– Voltado a brasileiros natos ou naturalizados
– Livros Publicados por editoras brasileiras, com ISBN, entre maio de 2020 e abril de 2021
– Diversas categorias / gêneros
Premiação:
– Prêmios em dinheiro
Prazo: 20 de agosto de 2021
Organização:
FBN – Fundação Biblioteca Nacional
Contato – Mais informações e Dúvidas:
premioliterario2021@bn.gov.br
Regulamento | Ficha de Inscrição:
https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2021/07/biblioteca-nacional-divulga-edital-premio-literario-bn
https://www.bn.gov.br/edital/2021/edital-publico-premio-literario-biblioteca-nacional-2021
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.