Lançamento literário em Pedro Afonso
O Museu Histórico Frei Rafael de Taggia, localizado em Pedro Afonso, na região nordeste do Tocantins, vai abrigar o lançamento do livro Do iluminismo aos nossos dias, de autoria do cientista político Gylwander Peres, neste sábado, 8, com apresentação em evento ao vivo, às 10h30, feito através do canal Análise dos Fatos, no YouTube.
Sobre o autor
Natural de Pedro Afonso, Gylwander Peres é especialista em Instituições e Processos Políticos do Legislativo e em Administração Pública. Pesquisador do Centro de Formação da Câmara dos Deputados, também é autor da obra “Medidas Provisórias e Sobrestamento da Câmara dos Deputados”, que foi base para mudanças ocorridas na tramitação das medidas provisórias em 2008. Atua há 31 anos no Poder Legislativo, com passagem por diversas funções.
A poesia intimista de Martha Vieira
De Araguaína me chega às mãos o livro Narciso na Janela (Editora Veloso), de autoria de Martha Vieira, que se define como uma poeta diletante, cujo narcisismo é o maior estímulo para realização dessa sua obra.
Ecletismo poético
A obra reúne uma seleção especial de poesias multiformes e irisadas, com temáticas das mais variadas, onde o soneto é a formação poética que se apresenta com mais evidência.
Credenciais da autora
Além de poeta multifacetada e talentosa, dona de uma ritmia poética que encanta à primeira vista, Martha Vieira é Doutora em História Social pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, é professora do curso de História, do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Cultura e Território, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Araguaína.
Literatura infantil em foco
O livro Vovó não sabe mais nada (V&R Editoras), é o mais recente trabalho de literatura infantil de Blandina Branco em parceria com o ilustrador José Carlos Lollo. Ambos receberam diversos prêmios juntos. Entre eles, o Prêmio Jabuti nos anos de 2014 e 2015. Blandina e Lollo já ganharam uma menção honrosa no Bologna Ragazzi Digital Award, da Feira de Bolonha. Neste livro, as crianças poderão descobrir mais sobre o universo particular da memória afetiva das avós, e entender o processo de envelhecimento.
As diferentes maneiras de ser jornalista
A Editora UnB traz à lume a obra As diferentes maneiras de ser jornalista: um estudo sobre as carreiras profissionais no jornalismo brasileiro, de Fábio Henrique Pereira. Este livro é, ao mesmo tempo, um retrato da profissão de jornalista no Brasil e um estudo longitudinal sobre as suas transformações nos últimos 40 anos.
Análise da atividade jornalística
Em um momento que se discutem transformações radicais dessa atividade, busca resgatar, por meio de um olhar sobre as carreiras de 32 jornalistas brasileiros, as mudanças e permanências da identidade jornalística. Para isso, analisa cada uma das fases dessa carreira: a escolha da profissão, o período de formação, os estágios, a inserção profissional, a passagem pelos diferentes veículos de mídia e assessorias de imprensa e os casos de abandono do jornalismo.
Revisitando
Na obra, o autor busca revisitar os estudos tradicionais sobre identidade profissional, ao questionar e desconstruir o discurso normativo de “crise” dessa atividade, com base na análise da conjuntura centrada no modelo do jornalismo de informação.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.