Na quarta-feira, 30, no seu canal no YouTube, a Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia (Semed), promoveu, de forma virtual, o 2º Sarau Literário.
A leitura e a escrita como suporte
De acordo com o poeta e professor André Goveia, secretário de Educação de Tocantínia, o evento integra o leque de atividades inseridas no Projeto Leitura Viva desenvolvido em toda a rede municipal de Educação, cujo objetivo é desenvolver atividades instigadoras e provocadoras da leitura e da escrita.
Atividades prazerosas
Goveia destaca, ainda, que ao longo desse semestre foram colocadas em prática várias ações contextualizadas com o cotidiano dos alunos, deixando de ser a leitura e a escrita meras tarefas obrigatórias no Currículo Escolar para se tornarem atividades prazerosas, criando a cultura da leitura e formando novos escritores.
De Araguaína, Leomar Alves de Sousa nos apresenta o seu universo poético
De Araguaína, no norte do Estado, chega-me às mãos o livro “De dizer a vida“, de autoria do professor e poeta Leomar Alves de Sousa, e que foi publicado pelo selo i-Talentos, da Nagô Editora, de Porto Nacional.
Encanto d’alma
O livro traz uma interessante seleção de poemas que, à primeira leitura já encantam a alma, mostrando, assim, que estamos diante de um jovem poeta multifacetado e que sabe muito bem usar as palavras certas para só então, transformá-las em belas páginas poéticas.
Operário da Palavra
Segundo o festejado poeta tocantinense jjLeandro, em comentário na contracapa da obra, Leomar Alves de Sousa é antes de tudo um operário da palavra que produz poesia, ressaltando que nesse sentido desenvolve um trabalho coletivo com dedicado brilhantismo de seu fazer de mestre de escola despertando em adolescentes o interesse pela literatura. “Diante da dura realidade em que vivemos, Leomar nos estimula a nunca nos rendermos na luta cotidiana pela plenitude humana”, conclui.
Sobre o autor
Leomar Alves de Souza é natural de Muricilândia (TO), mas reside em Araguaína desde os tempos de criança. Além de poeta, possui Licenciatura e Mestrado em Letras. O poeta disse que a publicação desse livro é a concretização de um velho projeto há muito tempo idealizado.
O poeta Palmares e o cordel sobre a pandemia
Um dos principais representantes da literatura de cordel em Gurupi, o poeta Antônio Farias – o popular Palmares, está com um novo livro na praça. Trata-se do cordel “Deus salve o planeta terra” (publicação independente), onde explora com versos rimados de cordel, a temática deste momento de pandemia por conta da Covid-19 que o mundo está passando.
Desafios
A história de Palmares é cheia de grandes desafios que ele enfrentou até atingir várias conquistas. Era analfabeto, mesmo assim, declamava seus versos para que alguém escrevesse e, dessa forma, registrasse seu trabalho num caderno. Em 2004 matriculou-se num curso de alfabetização que era realizado em parceria com o Sesi e um programa de extensão da Universidade de Gurupi. Aprendeu a ler e escrever e, depois, deu prosseguimento a seus estudos. Nesse ano colou grau pela UMA – Universidade da Maturidade – um curso de extensão da Universidade Federal do Tocantins, em Gurupi.
Produção artística
Palmares é autor de 28 de livretos de literatura de cordel, nas mais diferentes temáticas, que vão desde passagens bíblicas, defesa do meio ambiente, passando civismo, educação e, até, histórias infantis. Também possui nove CDs gravados em ritmo de forró gospel.
Inspiração e fé na poesia de Ângelo Bruno
O escritor e poeta Ângelo Bruno prepara o lançamento de seu novo livro: “Senhor, eis-me aqui”, pela Editora Kelps. Segundo o autor, trata-se de uma obra que reúne poemas e muita fé em versos que exaltam a família, a natureza e a igreja. O lançamento acontece no dia 8 de julho, às 19 horas, pelo canal da Kelps Editora no YouTube.
Credenciais do autor
Ângelo Bruno é ítalo-brasileiro, formado em Matemática pela UFG, e membro fundador da Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense (Acalanto), onde ocupa a cadeira número 3, cujo Patrono é o padre Josimo Morais Tavares.
Além de “Senhor, eis-me aqui!”, Ângelo Bruno já publicou os seguintes livros: “Raios de Luz” -1995 (Gráfica Compushop); “Poemas aos Jovens com Carinho -1997(Gráfica Santa Rita); “Cantando a Vida” – 2001(Litteris Editora); “Tim-Tim” – 2004 (Editora Veloso): “Duas Pátrias e um Só Coração” – 2010 (Editora Kelps); e “Evangelho da Família” – 2016 ( Stylo Gráfica).
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.