Em noite de autógrafos em Tocantinópolis com lançamento do novo livro de Consola Brito
Na sexta-feira, 30, o pátio da Igreja Santos Reis, em Tocantinópolis, foi o palco para o lançamento do terceiro livro da festejada escritora e professora aposentada Consola Brito. A obra, intitulada de “Dr. Murilo Vilela em cordel: Solidariedade e gratidão“, foi publicada pela Editora Veloso, e retrata em versos de cordel a trajetória desse personagem que, em vida, prestou relevantes serviços à comunidade daquela cidade. O lançamento do livro também foi disponibilizado por meio de live no YouTube, no canal da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, de Tocantinópolis.
Exemplo de amor à vida
O livro de Consola Brito foi prefaciado pelo escritor tocantinopolino Adamor Neves, que destacou o fato do médico Murilo Vilela ter escolhido Tocantinópolis para cuidar de pessoas simples como ele e exercitar a literatura, por meio de prosa e verso. “Ele deixou no coração das pessoas que tiveram o privilégio de conhecê-lo e lidar com ele, incontáveis exemplos de amor à vida, ao trabalho, à natureza, à paixão pela política e à prática da solidariedade”, afirmou Adamor.
Olhar poético
Nesse livro, a autora Consola Brito, com seu olhar poético, realiza um sonho do grande e saudoso médico, sonho esse, que realiza também o sonho da referida autora, escrever sobre Dr. Murilo Vilela e, assim, eternizar as mensagens e homenagens de seus pacientes, admiradores, amigos e familiares por meio desta obra em forma de literatura de cordel.
Semana tem 4ª Flip
Começa na quinta-feira, 5, em Porto Nacional, a Capital Cultural do Tocantins, como é conhecida, a quarta edição da sua Feira Literária Portuense (FLIP), totalmente digital. O evento prossegue até domingo, 8, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, cujo titular é Fernando Roberto Windlin. Nosso diretor da Coluna do CT, Cleber Toledo, e eu, estaremos lançando nossos livros pela Editora Veloso, dentro da programação do evento.
A efervescência lúdica na obra de Roseli Bitzcof de Moura
A obra infantil denominada “Palmas ao Senhor Vento”, da educadora Roseli Bitzcof de Moura e destinada a crianças de 4 a 6 anos, continua fazendo a alegria da gurizada tocantinense. Quem não puder ler o livro físico, poderá assisti-lo pelo YouTube.
A narrativa
Publicado pela Editora Nagô, o livro traz ilustrações de Roni Bianchi e narra uma festa dos pés de Pequi, Ipês e Fava de Bolotas para comemorar a chegada das flores, mas, no enredo, as flores reclamam e a festa, que estava marcada, corre o risco de não acontecer. Diante da confusão, a Dona Sucuri sai à procura de uma solução com o Senhor Vento.
Em Divinópolis do Tocantins, Suely Rocha lança mais um livro de poesias
A poetisa Suely Rocha, de Divinópolis do Tocantins, mas atualmente residindo em Brasília, onde atua também como professora da rede pública de ensino do DF, lançou o livro“Pedacinhos de Felicidade“, publicado pela Editora Veloso.
Embriaga a alma
De acordo com o escritor e professor Assis Wanderley, titular da Academia de Letras de Paraíso do Tocantins e que assina o prefácio da obra, a poesia de Suely Rocha “embriaga a alma, aflora o sentimentalismo nas pessoas amantes da poesia, e nos fala de um amor indubitável, que impede as paranoias que ofuscam a nossa incansável busca por momentos felizes na vida”.
Mulher de fé
“É um belíssimo livro escrito por essa mulher de fé e força, que vai além das palavras, desenvolvendo tão bem a sua arte de escrever. De modo que me faltam palavras suficientes para expressar a minha alegria de, nesta oportunidade, prefaciar com prazer essa magnífica obra, onde encontrei sentimentos louváveis aos apreciadores da poesia”, registrou Assis Wanderley.
Perfil da autora
Suely Rocha estreou no mundo da literatura, em 2002, quando participou do I Concurso de Poesias e Crônicas Tocantinenses, promovido pela Fundação Cultural do Tocantins, conquistando o segundo lugar com a poesia “O Brasil que eu quero”. Pela Editora Kelps, de Goiânia (GO), publicou dois livros de poesias: “Asas da Liberdade” (2006) e “Semeando Palavras Colhendo Poesias” (2008). Em 2009, teve sua poesia “Em nome da liberdade” classificada com destaque no VI Concurso Newton Braga de Poemas, promovido pela Academia Cachoeirense de Letras. Em 2011, publicou o livro “Fala, poeta“, pela Editora Veloso. Integra o quadro de membros correspondentes da Academia Gurupiense de Letras e da Academia Cachoeirense de Letras, além de ser membro-titular da Academia de Letras de Divinópolis do Tocantins.
Certame literário para a gurizada
Estão abertas até o dia 30 de novembro deste ano, as inscrições para a seleção de contos de Escritores Mirins que farão parte da “Coletânea Philia Eu Escrevo um Conto” livro em formato impresso da Editora Philia.
Como participar
Estão aptos a submeter os contos, autores brasileiros ou estrangeiros, com até 14 anos, devidamente representados pelo seu responsável legal. O conto deve ser escrito na Língua Portuguesa e enviado revisado e, também, não deve conter elementos discriminatórios em relação à raça, cor, religião, crença, orientação sexual, de gênero ou ideologia política.
Premiação
Cada autor que tiver seu conto selecionado receberá gratuitamente dez exemplares da publicação do livro “Eu escrevo um conto”, que serão enviados sem custos, pelos Correios, para o endereço de sua correspondência.
A poética de André Goveia
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.