A comissão especial responsável por selecionar os trabalhos que comporão o “Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins – 2021“, anunciou, na segunda-feira, 30, a relação dos trabalhos e seus respectivos autores que comporão essa importante e já tradicional obra da Editora Veloso, de Gurupi.
Barriguda
A capa do “Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins – 2021″ será ilustrada por um belo registro fotográfico feito pelo padre e poeta Marcos Aurélio Ramalho Alves, que se encantou com um exemplar de barriguda, árvore nativa do cerrado que ele encontrou na Fazenda Jequitibá, no município de Taguatinga, de propriedade do Dr. Jadilson Ricardo Gomes.
Cumprindo o seu papel
O professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Doutor em Teoria Literária, Pedro Albeirice, afirma que o Anuário prossegue cumprindo seu papel de divulgar a literatura sem preconceito de gênero. “Tem poesia, tem conto, tem ensaio, não rejeita texto memorialístico. Uma diversidade! Por isto, a cada ano, ele é aguardado com ansiedade, tanto por autores quanto por leitores. Ter o Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins em mãos é manter contato com o que de mais novo existe em nossas letras”, conclui Albeirice.
Participantes
A obra tem lançamento virtual marcado para as 20 horas do dia 28 de setembro e contará com trabalhos de 31 autores de várias cidades do Tocantins.
Confira os autores selecionados e de onde eles são:
Palmas
Adriana Magna
Cláudio Duarte
Cleber Toledo
Deise Raquel
Gabes Rosselet Guizilin
Stella Maris Rosselet
Tereza Vieira
Salera Júnior
Francisquinha Laranjeira
Lita Maria
Taguatinga
Almeida Júnior
Enivan Tavares
Huis Darleys Araújo
Maria de Lourdes Torres
Maria Vanderly Melgaço
Maria Veroni Martins
Araguaína
Marceli Albeirice
Martha Vieira
Pedro Albeirice da Rocha
Raul Nunes
Tocantinópolis
João Adamor Dias Neves
Consola Brito
Eulália Borges
Combinado
Higor Cândido
Léo Santana
Gurupi
José Maciel de Brito
Pe. Eldinei Carneiro
Regiane Okochi
Angico
Jonathan dos Reis Araújo
Miracema do Tocantins
Luiz Felipe Gomes – Miracema do Tocantins
Porto Nacional
Eunete Guimarães
Natividade terá tarde de autógrafos no próximo dia 8
Integrante da Academia Dianopolina de Letras (ADL), o professor e historiador Wátila Misla Fernandes está com um novo livro na praça. Trata-se de Natividade – TO: Patrimônio do Brasil, publicado pela Editora Kelps, de Goiânia.
Registro históricos de Natividade
A obra de Wátila Misla Fernandes foi contemplada pela Lei Aldir Blanc e conta as tradições, a cultura, arqueologia, o patrimônio material e imaterial da história de Natividade, reunidos por diversos autores. O lançamento acontece no dia 8 de setembro, às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal de Dianópolis.
O universo literário de Francisco Neto Pereira Pinto
Chega-me às mãos o livro de contos “Sobre a vida e outras coisas (Editora In House), de autoria do professor universitário e psicanalista Francisco Neto Pereira Pinto, que reside em Araguaína. A edição é de 2018, mas com uma temática que ainda permanece atual. O autor é integrante da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína e Norte Tocantinense, onde ocupa a Cadeira 12, cujo patrono é Dom Orione.
Participação
No primeiro semestre deste ano, Francisco Neto Pereira Pinto participou do livro Ensino de Literatura no Contexto Contemporâneo (Mercado de Letras, 676 p.), ao lado dos professores Diógenes Buenos Aires, Luiza Helena Oliveira da Silva e Márcio Araújo de Melo, que conta com textos de vários autores renomados no Brasil e no exterior, que examinam o desafio de ensinar literatura na contemporaneidade, considerando o advento dos meios digitais e a diversidade de manifestações culturais que hoje convivem com a expressão literária.
Uma capivara pra lá de esperta na capital tocantinense
O escritor palmense Tony Moura está divulgando o romance de ficção de sua autoria intitulado de O Presunçoso do Parque Cesamar, lançado apenas no formato digital e que pode ser adquirido pelo site da Amazon, por R$ 15,65. Nele, o autor aborda certos mistérios que aconteceram no famoso parque da capital tocantinense.
Fantasia mágica
Atrelado ao subgênero realismo fantástico, que favorece o acontecimento de coisas absurdas, o livro, segundo o autor, nos faz viajar em uma fantasia mágica ao contar as suposições que a capivara formulava após ouvir as conversas dos frequentadores do Parque Cesamar, trazendo aspectos urbanísticos de Palmas, seus pontos turísticos e sua qualidade de vida.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.