Novo livro do tocantinense Vinícius Martins já está na praça
O poeta e produtor cultural gurupiense Vinícius Martins está lançando o seu segundo livro de poesias, intitulado de Emoções. A obra vem à lume pelo selo da Editora Veloso.
Linguajar vibrátil
Prefaciado pelo escritor e teólogo João Gomes da Silva, Emoções reúne uma seleção especial de versos diáfanos e cristalinos, onde, segundo o prefaciador, Vinícius Martins vai destrinchando uma série de emoções num linguajar vibrátil e multiforme, sem pseudos intelectualismos.
Exteriorizando sentimentos
“O poeta está firmemente comprometido em exteriorizar sentimentos em forma de poesia, bem como, em levar a sua mensagem a quem dela estiver interesse em conhecer e, assim, se deleitar com suas belas mensagens poéticas”, garante João Gomes.
Credenciais do autor
Além de poeta e ativista cultural, Vinícius Martins é ator profissional, bem como Gestor Público, Pós–Graduado em Administração Pública e Gerência de Cidades, e Empreendedor Digital. Também atua ativamente na área da comunicação. No campo literário é autor do livro Pedaços de Esperança (2004), pela Editora Veloso, que está na sua 2º edição. Participou do Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins nos anos de 2017 e 2018. Recebeu Menção Honrosa no Concurso Literário do 9º Prêmio das Missões, com o poema Ainda, realizado no Rio Grande do Sul, em 2006. Foi vencedor do 1º Concurso UnirG de Poesia Falada (2019) na categoria intérprete, e segundo colocado na categoria de texto. Na área das artes cênicas, já participou e dirigiu vários espetáculos teatrais e shows de humor.
______________________________________
______________________________________
Assembleianos do SETA de Araguaína ganham registro histórico em livro
Fruto de um exaustivo trabalho de pesquisa do escritor, professor e historiador Diogo Silva, Araguaína ganha o primeiro livro que registra a trajetória da Igreja Assembleia de Deus, Ministério do Seta, naquela cidade.
Trajetória
Com o título de História da Assembleia de Deus – do Seta, em Araguaína-TO, de 1948 a 2020 (Editora Veloso), a obra de Diogo Silva registra, entre outros fatos marcantes dessa denominação religiosa, a chegada do pioneiro Armando Chaves Cohen à recém fundada Vila do Lontra, além de seus dirigentes desde aquela época até os tempos atuais. Mas também não foram esquecidos pelo autor registros dos mais variados e que mostram uma árdua luta em nome da evangelização “para ganhar mais almas pra Deus”.
Interesses
Para o pastor presidente da CIADSETA e líder da Assembleia de Deus do SETA, em Araguaína, Paulo Martins Neto, a importância dessa igreja para a comunidade araguainense é enorme, ressaltando que sempre despertou interesses de toda natureza, inclusive, aqueles que lhe causaram danos no passado, marcando uma geração e trazendo à lume a incontinência de líderes que, segundo ele, “não souberam colocar seus interesses e de instituições abaixo do patamar que a igreja deve e precisa ocupar, tanto na vida das pessoas quanto nas páginas da história”.
Sobre o autor
Diogo Silva é professor, graduado em História pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, Fez especialização em Metodologia do Ensino da História e Geografia pela EADECON. É bacharel em Teologia pela Faculdade Teológica Nacional e atua há mais de dez anos como professor da Rede Estadual de Ensino, em Araguaína.
__________________________________
Psicologia em foco
Sob a organização de Humbertho Oliveira, o livro Morte e Renascimento da Ancestralidade Indígena na Alma Brasileira (Editora Vozes) traz a exposição dos trabalhos sobre a alma brasileira apresentados no último congresso promovido pela Associação Junguiana do Brasil, em Bento Gonçalves (RS). Diversos especialistas discorrem sobre a espiritualidade indígena do Brasil e o quanto a alma ancestral foi golpeada. Esta obra apresenta um roteiro temático do que aflige, do que enobrece, do que é possível, do que se passou, de como se pode pensar, de quão erroneamente já se pensou. O objetivo é tornar possível a utopia de manter intacta, digna, pulsante e criativa essa essência ancestral de nossa alma.
________________________________________
Lançamento de obra jurídica em Augustinópolis
Trabalhando conceitos básicos de Teoria do Estado, Ciência Política, fundamentos do Estado democrático de direito, cidadania e direitos fundamentais dentre outros, o professor-doutor Márcio Miranda, que atua no Curso de Direito, do Campus de Augustinópolis, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), acaba de marcar a sua estreia como escritor com temática jurídica.
Indicação
Fruto de trabalho acadêmico e de esforço conjunto das aulas ministradas ao longo dos últimos 15 anos, a obra Tópicos da Ciência Política e Elementos da Teoria Geral do Estado (Ethos Editora), segundo o autor, é indicada aos estudantes de direito, ciência política e outras áreas do conhecimento.
________________________________________
Aluno Destaque
Destaque para o aluno Henrique Martins dos Santos (abaixo), da terceira série C, na Escola Municipal Aurélio Buarque de Holanda, em Araguaína, pela bela leitura do texto Se essa rua fosse minha, do festejado escritor Eduardo Ramos.
______________________________________
Certame Literário
Até o dia 15 de setembro estarão abertas as inscrições para o Concurso de Poemas Pandemia, que está sendo promovido pela Unipampa – Universidade Federal do Pampa, em Bagé (RS). Haverá premiação em dinheiro para os três primeiros colocados.
Objetivo
O concurso tem como objetivo incentivar a reflexão artística acerca da realidade brasileira, valorizando a produção literária, difundindo a poesia e estimulando o surgimento de novos autores, através da seleção de poemas que reflitam o tema “Pandemia”, considerando implicações e reflexões sobre o período da pandemia da Covid-19 no Brasil.
Confira aqui o regulamento e a ficha de inscrição.
_____________________________
_________________________________
Edital emergencial de Cultura no do Sesc
Como forma de apoiar as diversas e variadas manifestações artísticas e culturais do Tocantins nesses tempos de pandemia, o Sistema Fecomércio Tocantins, por meio do Sesc, realizou no dia 29 a abertura das inscrições no Edital de Chamamento Sesc Cultura ON, no link www.sescto.com.br/cultura. Voltado para artistas residentes no Estado.
Apresentação de propostas
O edital contempla a seleção de aproximadamente 50 propostas nas áreas da Arte Educação, Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Literatura, Música e Patrimônio Cultural. Os selecionados serão informados via e-mail e o resultado será divulgado no site www.sescto.com.br. Informações pelo e-mail cultura@sescto.com.br ou pelo telefone (63) 3212-9900.
__________________________________________
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.