“A Subida Travessia do Rio Araguaia”, por Tom Lyra
Araguacemense, o empresário, gestor público e escritor Tom Lyra fez nesta terça-feira, 5, o lançamento oficial de seu livro “A Subida Travessia do Rio Araguaia”. O evento ocorreu no pátio da Escola Estadual de Araguacema, com a participação de mais de 800 pessoas, entre alunos de todas as escolas municipais e estaduais, autoridades locais, amigos, e grande parte da sociedade.
A inspiração
Segundo Tom Lyra o livro “A Subida: Travessia do Araguaia”, teve como inspiração uma expedição que teve o seu ponto de partida em Araguacema e desbrava as águas do Rio Araguaia em direção à aldeia Fontoura dos indígenas Karajás, na majestosa Ilha do Bananal. “O nosso propósito é nobre: encontrar o xamã Karajá, guardião dos segredos entre o céu e a terra”, conta o autor.
Mais dois lançamentos
O livro agora será lançado no Espaço Cultural de Palmas, no dia 20, às 19h30; e também na Aldeia Fontoura Karajá, na Ilha do Bananal, no dia 23, às 9 horas. Esses lançamentos contam com o apoio da Academia de Letras de Araguacema (ALA).
O eco das poéticas plurais que vêm do norte do Tocantins
Sob a organização das professoras Martha Vieira, Lia Testa e Luiza Silva, da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), em Araguaína, a Editora Le Coq traz à lume a coletânia “Poéticas Plurais – Jovens escritores do norte do Tocantins”.
Apoios
Projeto da Acalanto – Academia de Letras de Araguaína, a iniciativa ganhou apoio financeiro do Sicoob e teve a parceria com a Associação Comercial de Araguaína,, além da direção do Centro de Ciências Integradas (CCI) e da Pró-reitoria de Extensão da UFNT.
Visibilidade
A publicação da presente obra se transformou num importante espaço de visibilidade às produções literárias da educação básica e superior para os textos em verso e prosa, evidenciando uma pluralidade de vozes, estilos e estéticas de jovens autores do norte do Tocantins, o que, segundo as organizadoras desta coletânea, reforça a necessidade da regularidade de políticas públicas e editais voltados para o incentivo às produções literárias tanto no âmbito das escolas quanto nas universidade.
Autores participantes
Ana Vitória, Catarina Barros, Damarys Ferraz, Káryta Vitória, Letícia Leal, Lukas Santana, Renata Mamede de Lima, Said Moreira, André Luiz Filho Costa e Silva, Bruna Kesliane Alves Miranda, Hanry Sousa de Carvalho, Jasmine Vieira de Azevedo, Kauane Alves Gonçalves, Kammilly Vitória Lopes Leite, Maria Luiza da Silva Costa, Rafaela Brito da Silva, Sophia Batista dos Santos, Martha Vieira, Lia Testa,Luiza Silva, Clara Rose Gomes dos Santos, Enzo Freitas Mortoza, Érica Jéssica Guimarães, Genilson Ferreira dos Santos, Gracielly Lima de Freitas, Gustavo Amorim Inocêncio, Idenilde Pacheco, Isabel Ambrósio, Ismael da Silva Trindade, Loide Wynne Dias Ciriano, Paulo Henriques Rodrigues, Valdemar Sobral Júnior e Vanderly Santos da Fonseca.
Lançamentos em Guaraí
O jornalista Cleber Toledo, da Coluna do CT e o administrador Agnaldo Quintino estiveram em Guaraí na noite de sexta-feira, 1º, para o lançamento de suas obras mais atuais: “A Noiva e Outros Contos Políticos” e “Rompendo Barreiras: Histórias de um Gago, Surdo e Feliz”, respectivamente.
Transmissão pelo YouTube
Fruto de uma parceria com o Portal Guaraí Notícias, do comunicador Marcelo Gris, e com a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Guaraí (Aciag), o evento aconteceu no auditório da entidade empresarial, com transmissão pelo YouTube pela empresa Foco Stories Filmes.
Semiótica da Narrativa em livro de autor tocantinense
O escritor e jornalista Hermes Leal lançou recentemente, em Palmas o livro “O Sentido das Paixões – Teoria Semiótica da Narrativa e da Ficção” (Zagodoni Editora), durante a primeira Roda Literária deste ano promovida pela Fundação Cultural de Palmas (FCP).
Estruturas narrativas
O livro expõe as estruturas narrativas e a densidade dos personagens que fizeram as grandes obras do cinema e da literatura por meio da aplicação da semiótica das paixões. Esta obra oferece uma nova teoria para entender e seguir a estética e os personagens das principais obras de ficção da humanidade; de Fellini, Bergman, Truffautt e Godard a Camus, Poe, Proust, Baudelaire, Sartre e Peter Handke. E, no Brasil, no cinema de Walter Salles e Kleber Mendonça Filho.
Credenciais do autor
Hermes Leal, natural de Araguaína, no norte do Estado, é escritor, com oito livros publicados, explorador e documentarista. É jornalista, formado na UFG, mestre em cinema, com especialização em roteiro pela ECA/USP, e doutor em letras, com especialização em Linguística e Semiótica das Paixões pela FFLCH/USP.
Abertas inscrições do Projeto Roda Literária
Estão abertas as inscrições para aqueles que desejam divulgar seus trabalhos no Projeto Roda Literária em 2024. A Fundação Cultural de Palmas (FCP) divulgou na sexta-feira, 1º, o processo simplificado que abre espaço para o calendário do projeto. As inscrições devem ser realizadas via e-mail, de acordo com a disponibilidade de vagas. A Roda Literária foi pensada como um projeto que promove a formação de novos artistas, possibilitando a eles o acesso à arte, especialmente, à literatura. Promovido pela Fundação Cultural de Palmas desde 2021, o projeto estimula escritores iniciantes, destinando espaço para lançamento de livros, apresentações artísticas e recitais. Todas as suas edições são gratuitas e acontecem mensalmente no Núcleo Integrado de Literatura e Artes (Nila).
As inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail bibliotecajaimecamaranila@gmail.com, pelo telefone (63) 3212-7309 ou presencialmente no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, na Avenida Teotônio Segurado, Área Verde da Quadra AVSE 30 (302 Sul). O horário de atendimento de ambos é das 13 às 19 horas, de segunda à sexta-feira.
Roda de conversa em Tocantínia
Dentro do leque de ações colocadas em prática nas escolas públicas pela Secretaria Municipal de Educação de Tocantínia, no centro do Estado, visando incentivar o hábito da leitura e a produção textual, este colunista participou no dia 20 de fevereiro, de uma animada roda de conversa literária, cujo público-alvo foram os alunos da Escola Municipal Professor Constantino Pedro de Castro. Nossos agradecimentos especiais ao professor André Goveia, secretário de Educação daquele município, pelo gentil convite.
ZACARIAS MARTINS
É autor de seis livros de poesias e um de crônicas. Tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo País afora. É ainda membro-fundador da Academia Tocantinense de Letras e da Academia Gurupiense de Letras. Integrou o primeiro colegiado do Conselho Estadual de Cultura do Tocantins. Também representa o Tocantins na Academia Brasileira de Jornalismo (ABJ).
Informações sobre eventos literários e lançamentos de livros devem ser enviadas para Zacarias Martins pelo e-mail zacamartins@gmail.com.