Luiz Nunes – Um educador inesquecível, documentário sobre o professor que fez parte da história da educação em Buritirana e região, será exibido no Cine Cultura na sexta-feira, 15, em comemoração ao Dia do Professor. A sessão acontece às 20 horas, com entrada gratuita. O longa-metragem, do diretor Antônio Souza, foi patrocinado pela Fundação Cultural de Palmas (FCP), através do edital 018/2020 da Lei de Emergência Cultural – Aldir Blanc.
O ‘docudrama’ retrata a vida do educador, Luiz Nunes, que atendendo à solicitação do fazendeiro Benjamim Alves Pinto, no ano de 1962, vai para a fazenda Buritirana lecionar e, com seu carisma, jeito simples e método eficaz, poucos meses depois do início de suas aulas, chama a atenção de pais que veem naquele jovem professor a chance de alfabetizar suas crianças.
Muitos trabalhadores das redondezas matricularam seus filhos e, com o aumento do número de alunos, o educador sente a necessidade de construir sua primeira sala de aula, de apenas um vão, feita de adobe e coberta de palha. Logo, a notícia chega a Porto Nacional (cidade na qual a fazenda estaria dentro de sua circunferência municipal). Em 1963, o educador passa então ser remunerado pelo município.
Superando obstáculos, alfabetizando e defendendo os buritiranenses, Luiz Nunes, além de professor, tornou-se o principal conselheiro da comunidade que em 1970 passou a ter aspecto de vilarejo.
“‘Luiz Nunes, um educador inesquecível’ leva os espectadores a um passeio pela educação no antigo norte de Goiás, nas décadas de 60, 70 e 1980. Para os que são daquele tempo, o conteúdo será fascinante, e talvez nostálgico; para os mais jovens, o filme traz a oportunidade para que possam conhecer como era feita a educação naqueles longínquos tempos”, diz o diretor Antônio Souza, que dirigiu também Terra e Sangue, lançado em 2018.
Serviço
Filme: Luiz Nunes – Um educador inesquecível
Quando: Sexta-feira, dia 15 de outubro
Exibição: 20h
Onde: Cine Cultura – Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Entrada: Gratuita
(Com informações da Secom Palmas)