O artista plástico Francisco de Assis Carvalho Costa Andrade morreu na manhã desta quarta-feira, 10, após uma parada cardiorrespiratória, aos 69 anos. O corpo está sendo velado na Funerária Pax Palmas, na 210 Sul, em frente ao IFTO, e o sepultamento será às 16 horas, no Cemitério Municipal Jardim da Paz.
Natural de Simplício no Piauí, tendo crescido em Brasília (DF), Costa Andrade residia em Palmas desde 1998, onde exerceu grande ativismo cultural e promoveu diversas exposições e mostras coletivas e individuais, sendo um dos fundadores da Associação de Artistas Visuais do Tocantins (Avisto). Polêmico e aguerrido, o artista sempre foi atuante na defesa da cultura e dos direitos da classe artística.
Costa Andrade era Formado em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – Ceub/1981. Artista Visual autodidata, desde os 13 anos desenhava e pintava, em Brasília, participando do movimento artístico local. A partir da sua vinda para o estado do Tocantins vinha atuando ativamente para o crescimento e fortalecimento das Artes Visuais.
O artista deixa a esposa Sueli Costa Andrade, três filhos, Marina, Ricardo e Gabriel, e cinco netos. (Com informações da Secom Palmas)
Notas de pesar
Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do artista plástico Costa Andrade, na manhã desta quarta-feira, 10 de novembro, após uma parada cardiorrespiratória.
Costa Andrade deixa um legado de dedicação à Cultura do Estado, bem como para Educação, quando desenvolveu trabalhos junto à Secretaria nos anos que estive à frente da pasta com projetos importantes como no Salão do Livro.
De grande valor para o Tocantins e reconhecido nacionalmente, o artista deixa saudades. À família: sua esposa, três filhos e cinco netos rogo a Deus para que dê o consolo e amparo neste momento de dor.
Deputada Professora Dorinha
Brasília, 10 de novembro de 2021
A Fundação Cultural de Palmas (FCP) e o Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) lamentam profundamente o falecimento do artista visual, ativista cultural e servidor público municipal aposentado Francisco Carvalho Costa Andrade, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 10, em decorrência de complicações após uma parada cardíaca.
Natural de Simplício no Piauí, tendo crescido em Brasília-DF, Costa Andrade residia em Palmas desde 1998, onde exerceu grande ativismo cultural e promoveu diversas exposições e mostras coletivas e individuais, sendo um dos fundadores da Associação de Artistas Visuais do Tocantins (Avisto). Polêmico e aguerrido, o artista sempre foi atuante na defesa da cultura e dos direitos da classe artística.
Costa Andrade era Formado em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – Ceub/1981. Artista Visual autodidata, desde os 13 anos desenhava e pintava, em Brasília, participando do movimento artístico local. A partir da sua vinda para o estado do Tocantins vinha atuando ativamente para o crescimento e fortalecimento das Artes Visuais.
O artista deixa a esposa Sueli Costa Andrade, três filhos, Marina, Ricardo e Gabriel e cinco netos. À família em luto, nossos pêsames e o desejo de que encontrem o conforto necessário nesse momento de dor.
O corpo será velado na Funerária Pax Palmas, na 210 Sul, em frente ao IFTO, com início às 9 horas e sepultamento às 16 horas no Cemitério Municipal Jardim da Paz.
Com muito pesar recebemos a notícia do falecimento do artista plástico Francisco Costandrade. Homem de grande talento nas artes plásticas, que deixa um imenso legado de serviços dentro de seu campo de atuação. Suas ações contribuíram de forma grandiosa o crescimento, desenvolvimento e divulgação da cultura em nosso Estado, e até mesmo fora dele.
Nossos sentimentos à família.
Associação Amigos do Museu Palacinho – Instituto Palacinho