Pela primeira vez em 20 anos não haverá a programação do tradicional Festival São João do Cerrado, em Araguaína. Mais um prejuízo provocado pela pandemia da Covid-19, que exige isolamento social.
Expressão bem maior
O secretário executivo da Cultura da cidade, Wilamas Ferreira, lembra que as festividades juninas têm uma expressão bem maior do que os eventos realizados. “Existe toda uma mobilização nas comunidades, há eventos promovidos pelas quadrilhas nos seus bairros, com lançamento de tema, festas beneficentes. As igrejas também realizam os festejos dos santos juninos”, ressaltou.
Ciclo da economia junina
A prefeitura afirmou que o São João na economia começa ainda em março, com os eventos que compõem o Circuito Junino: Cerimonial Junino, escolha da rainha do São João, rainhas Mirim e da Diversidade, Ensaio Geral e escolha do Casal Cangaço.
Três meses antes
Conforme o município, durante pelo menos três meses, os eventos aquecem a economia e geram centenas de empregos temporários. O secretário executivo Wilamas Ferreira disse que são 600 brincantes das juninas, 25 artistas envolvidos nos shows, 30 trabalhadores em estrutura, 120 envolvidos no apoio em segurança (polícia e brigadistas), 30 artistas em decoração, figurinistas e costureiras, além de barraqueiros, garçons, vendedores ambulantes e cozinheiros, que totalizam 100 pessoas.
Queda de 40% nas vendas
O empresário Eurico Marciano, do segmento de tecidos, material essencial para a confecção dos trajes juninos e parte dos cenários, avaliou que o cancelamento do Festival São João, subsequente ao das festas agropecuárias, impactaram numa redução de 40% das vendas previstas para este período.
Beneficiados indiretamente
A prefeitura ainda observou que há os profissionais que se beneficiam indiretamente do evento, como taxistas, mototaxistas e empresas de ônibus. O município disse ter investido no ano passado R$ 300 mil entre apoio financeiro às juninas (cada grupo recebeu subsídio de R$ 15 mil), montagem de estrutura para o espetáculo, shows, premiações e custeio de viagens dos grupos para festivais em outros municípios e estados.