A Câmara de Palmas realizou na tarde dessa quinta-feira, 14, sessão solene em homenagem aos poetas e escritores do município. Durante a cerimônia, diversas personalidades locais foram homenageadas com certificados de reconhecimento à contribuição cultural e promoção da leitura na Capital.
Em seu discurso, o vereador Eudes Assis (PSDB), autor do requerimento da solenidade, destacou a importância da cultura na preservação da história de Palmas e do Tocantins. “Devemos valorizar nossos poetas, pois são eles os guardiões da memória viva do povo tocantinense. A história de Palmas e do Tocantins está presente no rosto de cada homem e mulher que fazem a nossa cultura”, afirmou Eudes.
O secretário estadual de Cultura, Tião Pinheiro, parabenizou o vereador Eudes e a Câmara pela sessão solene. “Parabéns ao vereador e a este Parlamento pela realização desta solenidade. Vivemos um momento ímpar, com iniciativas tanto em nível federal quanto estadual para retomar os investimentos em cultura após enfrentarmos a pandemia e os desafios dos últimos anos. Este evento é um marco importante para a valorização da cultura em nosso Estado e na nossa capital”, ressaltou.
A mesa de honra foi composta pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego, Tom Lyra, do presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Alessandro Assis, do secretário estadual de Cultura, Tião Pinheiro, da presidente da Academia Tocantinense de Letras, Meire Sônia, e do presidente da Academia Palmense de Letras, Josafá Miranda.
Um dos homenageados foi o jornalista, escritor e diretor executivo da Coluna do CT, Cleber Toledo, indicado para a sessão solene pelo vereador Mauro Lacerda. “Agradecemos ao vereador Eudes pela iniciativa e agradeço ao vereador Lacerda por minha indicação. Vivemos tempos de elevadíssima tecnologia e de bombardeamento incessante de informações, mas, paradoxalmente, sofremos com o alastramento do analfabetismo funcional e de uma profunda ignorância coletiva que não condizem com o século 21. Por isso, precisamos incentivar a leitura, a reflexão e a crítica, e os escritores de Palmas e do Tocantins têm dado sua contribuição para isso”, avaliou Toledo. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Palmas)
Confira os nomes dos homenageados:
Antônio Carlos Fernandes Guimarães
Tom Lyra
Josafá Miranda de Souza
Lucimar Pereira Dos Santos
Wertemberg Nunes
Osmar Casagrande Campos
Stephson Kim Nunes
Adão Francisco De Oliveira
Aristides Sambaíba
Luiz Pereira da Costa
Deise Raquel Cardoso
Maximiano Santos Bezerra
Cleber Toledo
Jamir Lourenço Filho
Antonio Chrysippo de Aguiar
Flavio Clark
Luiz Teixeira
Iolete Dos Santos Águiar
Luciana Aglantzaski
Luis Otávio Fraz
Jales Paniago
Marinalva Rego Barros
Márcio Gonçalves Moreira
Múcio Brenkefild
Meire Sônia Mattos
Francisquinha Laranjeira Carvalho
Josafá Miranda De Souza
Júnio Batista
Lucelita Maria
Marizan Di Carvalho
Jardilene Gualberto