O compositor, poeta e cantor Maurício Ribeiro Silva, o Maurício do Mumbuca, faleceu no sábado, 2, aos 46 anos, vítima da Covid-19. O músico tocantinense foi um dos maiores responsáveis pela divulgação da viola de buriti, inventado pelo seu avô, na comunidade Mumbuca do Jalapão. O artista foi o precursor do instrumento e chegou a se apresentar por sete estados do País em uma turnê realizada em 2015 no âmbito do projeto Sonora Brasil. O tocantinense deixa esposa e três filhos.
Leia a íntegra das notas de pesar:
Com tristeza fui informado do falecimento de Maurício Ribeiro Silva, neste sábado, 2, vítima de complicações causadas pela covid-19.
Referência na luta social e cultural quilombola, Maurício do Mumbuca deixa um legado de resistência e de luta na defesa dos direitos das comunidades tradicionais e de seus territórios. Cantor, compositor e poeta, será sempre reconhecido por compartilhar saberes dos povos quilombolas para todas as gerações.
Neste momento de luto, rogo ao nosso bondoso e eterno Deus que conforte e console os corações dos familiares e amigos, que se despedem de Maurício Ribeiro, neste dia.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins”
Com muito pesar recebi a notícia da morte de Maurício Ribeiro Silva, ocorrida neste sábado, 2, vítima de complicações por covid-19. Compositor, poeta e cantor, Maurício do Mumbuca como era conhecido, foi referência cultural do Tocantins e lutou pela difusão da arte quilombola. Ele, com sua famosa viola de buriti, fez sucesso pelo Brasil.São muitas as formas de definir Maurício do Mumbuca, mas impossível com palavras explicar a importância dele para a cultura tocantinense. Com certeza, é uma perda imensurável para o estado, já que ele defendeu a nossa cultura em todos os cantos do Estado e Brasil. Ele deixa a esposa Josilne Tavares e três filhos.Manifesto meus sentimentos a todos os familiares e amigos. Peço a Deus em sua infinita bondade que conforte e console os seus corações neste momento de tamanha dor e tristeza.
Wanderlei Barbosa
Vice-governador do Estado do Tocantins
Com muito pesar comunico que, no dia de ontem (02), em Palmas, faleceu nosso grande artista Mauricio Ribeiro. Mais uma vítima da Covid-19.A Comunidade Quilombola do Mumbuca, no município de Mateiros, todo o Tocantins e o Brasil, perdem um filho ilustre das artes e da alegria popular.Cantador de primeira, introdutor da viola de buriti, Maurício tinha sido contemplado pela Lei de nossa autoria, a Lei Aldir Blanc de Auxílio Emergencial aos Artistas, sua musicalidade e potência artístico já deixam muita saudade e inspirações…Minha profunda solidariedade aos familiares, amigos e admiradores, nesse momento de tanta dor e perda irreparável. Maurício Ribeiro seguirá vivo eternamente em nossas memórias. Descanse em paz, grande Maurício. Ontem, teve festa no céu com viola de buriti e tudo. Hoje uma estrela brilha!Maurício Ribeiro, presente!
Célio Moura
Deputado Federal PT/TO