A quarta e última das oficinas previstas no “Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais”, de autoria do jornalista e gestor cultural, Ronaldo Teixeira – aprovado no Promic da Prefeitura de Palmas – será realizada das 13h às 18h do dia 03 de julho, sábado, na Igreja Presbiteriana do Brasil, que fica na Avenida Tocantins, Quadra 122, Lote 11, no Setor Morada do Sol, em Taquaralto, Distrito da Capital. Mais informações pelo e-mail pretextooficina@gmail.com ou no whatsapp (63) 9 9230-3182.
De acordo com Ronaldo Teixeira, ainda diante do quadro de pandemia vigente, todas as medidas em segurança em saúde serão adotadas na aplicação dessa última oficina. “Continuamos mantendo o distanciamento dos envolvidos, o uso de máscaras e de álcool em gel, assim como foi feito na realização de todas as outras oficinas anteriores”, ressaltou o oficineiro.
Ainda segundo o oficineiro, algumas pessoas que não puderam participar da terceira oficina, realizada na Região Norte, poderão participar dessa última edição. “Ainda há vagas para essa última oficina em Taquaralto. As pessoas interessadas, podem garantir as suas participações gratuitas apenas dando um oi no whatsapp (63) 9 9230-3182 até o período da manhã do dia da oficina, sábado, dia 03 de julho”, disse Ronaldo Teixeira.
Depoimentos
O Circuito Oficineiro obteve sucesso em suas edições. A seguir, alguns artistas participantes da terceira edição, ocorrida no último dia 26 de junho na Região Norte da Capital, confirmaram esse êxito do projeto:
“Parabéns! Certamente, terá o mesmo sucesso como a que foi realizada no Memorial Luiz Carlos Prestes”, afirmou Costandrade, artista plástico e presidente da Associação dos Artistas Visuais do Estado do Tocantins (Avisto).
“A formação, para mim, foi um divisor de águas. Na verdade, uma quebra de paradigmas no que se refere a construção de projeto cultural. Cheguei na formação com um pensamento e saí daquele lugar com outra ideia, com outro olhar… Quando o professor começou a falar em coletividade na construção do projeto isso me fez repensar, inclusive a temática. Galera, o homem é bom no que faz, conhece muito sobre os assuntos. Eu talvez, tenha sido um dos que mais perguntou e suas respostas foram sempre pontuais! Um ponto relevante, além de saber que estamos diante de um profissional, foi perceber que durante toda a condução nos eram oferecidas oportunidades para levantar dúvidas e questionamentos”, afirmou o músico e estudante jornalismo, Daniel Pereira das Neves.
“Foi gratificante o aprendizado do Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais, elaborado e ministrado por Ronaldo Teixeira. Indico essa oficina a todas as pessoas que querem ter um conhecimento de como fazer um projeto, pois ela foi de grande aprendizado na elaboração de um projeto, pudemos ver as etapas de elaboração de um projeto para, assim, cada um construir o seu”, disse a artesã Eleniciany Pereira de Oliveira.
Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais
Um dos projetos aprovados no Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), da Prefeitura de Palmas, via Fundação Cultural – o “Circuito Oficineiro – Oficina de Formatação de Projetos Culturais” prevê a capacitação de artistas e produtores culturais das mais variadas áreas, para formatação de seus projetos culturais dentro das coordenadas adotadas pelo Edital Promic, da Prefeitura de Palmas (TO), do ProCultura, do Governo do Tocantins, seguindo o padrão do Sistema Nacional de Cultura (SNC), além de servir para outros editais da iniciativa privada (Rumos Itaú Cultural, Vivo, Natura…). O público alvo será formado por artistas das mais diversas áreas, como escritores, poetas, pintores, escultores, dançarinos, teatrólogos, artesãos e outros, bem como produtores e agentes culturais do Município. A idade mínima para participação é a partir de 16 anos.
Ronaldo Teixeira
Ronaldo Coelho Teixeira, poeta, escritor e jornalista cearense, radicado no Tocantins. Por quatro (04) vezes foi ganhador da Bolsa Maximiano da Matta Teixeira, do Governo do Tocantins (inclusive, o último edital ProCultura, de 2013, ainda não pago pelo Estado), formatando, ele mesmo, todos os projetos literários de sua autoria, como Visuautoretrato, sobre a vida e obra do artista plástico Mauro Cunha (In Memorian), que ficou como suplente (https://central3.to.gov.br/arquivo/276254/) e Agenda Tocantina 2015 (https://central3.to.gov.br/arquivo/276266/); Formatou e emplacou outros projetos em outras áreas para diversos artistas, como de Música, do cantor e compositor Dorivã “Folia Dourada” – Gravação de CD de Música (https://central3.to.gov.br/arquivo/276224/) e também de Chiquinho Chokolate. Formatou o Projeto Meninos do São João, do cantor Dorivã, no edital Itaú/Unicef 2015/2016, que chegou a ser finalista em Goiânia, Goiás. (https://premioitauunicef.cenpec.org.br/finalista-e-semi/11a-edicao-2015-2016-semifinalistas/); formatou o projeto “Feira de Cá – Keila Lipe Interpreta Sucessos Tocantinenses nas Feiras de Palmas”, também aprovado no Promic 2019; formatou o projeto “Chico Fran Entre Amigos”, do cantor e compositor, aprovado no edital de Música da Lei Aldir Blanc no Tocantins; e também tem aprovado seu projeto “Antologia Tocantina 2021 José Gomes Sobrinho”, no edital de Literatura da Lei Aldir Blanc no Tocantins.
Participou ativamente do movimento cultural em Gurupi e no Estado do Tocantins, desde à época de Goiás, atuando como conselheiro municipal de Cultura e presidente da Associação de Artes de Gurupi (AAG). Atuou como coordenador de Arte e Cultura na Fundação Cultural de Gurupi e depois Secretaria Municipal de Cultura de Gurupi, entre 2005 e 2012, quando formatava e realizava projetos culturais dos mais diversos, como festivais de música, concursos de poesia, festejos juninos, fóruns municipais e intermunicipais de Cultura. Inclusive, emplacou um financiamento a fundo perdido de R$ 110 mil reais junto ao Governo Federal, para aquisição de equipamentos e instrumentos musicais para a Fundação Cultural de Gurupi em 2010, por meio da plataforma Siconv.
Promic
O Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), fomenta, por meio de edital, projetos artísticos, culturais e de cidadania com recursos financeiros do Fundo Municipal de Apoio à Cultura, da Prefeitura Municipal de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas. O Promic tem como objetivo fomentar, incentivar, valorizar, estimular, fortalecer, capacitar e difundir bens e serviços culturais em Palmas, patrocinando por meio de seleção pública, projetos que buscam realizar pesquisas, criação, produção e circulação de trabalhos culturais e artísticos.
Serviço
O quê: Projeto “CIRCUITO OFICINEIRO – OFICINA DE FORMATAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS”, de Ronaldo Teixeira, aprovado no Promic, define data e local da quarta e última oficina em Palmas
Como: realização de oficinas com acesso gratuito
Onde: Igreja Presbiteriana do Brasil (Avenida Tocantins, Quadra 122, Lote 11, Setor Morada do Sol, Taquaralto, Palmas-TO)
Quando: 03/07/2021 – das 13h às 18h
Informações: (63) 9 9230-3182 / pretextooficina@gmail.com
(Da assessoria de imprensa)