Um retrato do Rio Araguaia, de uma via importante para o transporte até se tornar fonte de lazer e entretenimento, poderá ser visto no projeto Terça Literária desta terça-feira, 19, quando a escritora e presidente da Academia Palmense de Letras (APL), Francisquinha Laranjeira, apresentará o sarau Rio Araguaia: Âncora de Vidas, Esperança, Imaginário e História. O sarau acontece às 20 horas, no Theatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), no local do evento ou na loja da Fundação Cultural de Palmas, no Capim Dourado Shopping.
No evento, parte da história de Goiás e Tocantins, no século XIX, será contada de forma lúdica. “Uma mostra de como se processou a hibridez cultural e como as identidades foram se construindo, com o desenvolvimento das políticas fundiárias, defesa e comercialização agrícola, ao longo do rio e de seus afluentes”, explica Francisquinha.
O sarau é baseado nas obras “Nas águas do Araguaia, a Navegação e a Hibridez Cultural” e “Fronteiras e Conquistas pelo Araguaia no Século XIX”, ambos de Francisquinha Laranjeira, e que estarão disponíveis para venda.
Esta quarta edição da Terça Literária retratará a história do Tocantins, a partir de um olhar diferenciado sobre o Rio Araguaia, cujo enredo será mostrado através de declamação de poesia, dramatização, apresentação de dança, música e vídeo documentário.
“A ideia é mostrar a multiplicidade, a diversidade e a complexidade que marcaram a evolução temporal do espaço rio, como via de navegação, trabalho e entretenimento, ressaltando o poder de provocar coesão social, além de fazer papel mediador entre estados. Apresentará o rio como o caminho, a estrada fluída, o espaço social que provoca no imaginário humano, o desejo de conhecer seus mistérios”, afirma a escritora.
Terça Literária
Parceria entre a FCP e a Academia Palmense de Letras (APL), o projeto Terça Literária tem a finalidade de valorizar e difundir a produção literária de escritores tocantinenses, através da promoção de saraus literários, declamação de poesia, palestras, projeção de vídeos, apresentações musicais, debates sobre a obra de autores locais e sessão de autógrafos, entre outros eventos.
O projeto tem a finalidade de incentivar à formação de plateia para Literatura e Teatro desenvolver o lado emocional de crianças, jovens e adultos, a oralidade e a expressividade. Também propõe despertar a curiosidade de alunos a se interessarem mais pela leitura, além de ampliar conhecimento sobre as diversidades dos temas tratados. (Com informações da Secom Palmas)