Com o objetivo de registrar em livro impresso, o momento atual da literatura tocantinense, estarão abertas até domingo, 29, as inscrições para o Anuário de Poetas e Escritores do Tocantins – 2021, iniciativa da Editora Veloso, de Gurupi.
Painel histórico
De acordo com o organizador desse certamente literário, o editor Eliosmar Veloso, que é vice-presidente da Academia Gurupiense de Letras (AGL), trata-se de um projeto aberto a todos os autores residentes no Tocantins que queiram registrar seu nome nesse painel histórico e ter uma obra de sua autoria (poesia, conto, crônica, etc.) publicada em livro impresso.
Apresentação dos trabalhos
“Não há restrição quanto à idade, sexo, raça ou credo religioso ou político. Cada participante selecionado terá direito, no máximo, a dez páginas do Anuário, sendo a primeira, para a divulgação de um mini currículo e, as demais, para a publicação dos trabalhos, que poderão ser apresentados tanto em prosa quanto em verso, não havendo obrigatoriedade de ineditismo”, explica Veloso.
Como participar
De acordo com o edital, os trabalhos inscritos e escolhidos pela Comissão de Seleção, não poderão ultrapassar o limite de 10 páginas no formato A-5 do Word. Para participar, o autor deve enviar por email eliosmarveloso@hotmail.com, ou WhatsApp para (63) 98487-1558, até quatro textos de sua autoria, inéditos ou não.
Comissão de seleção
A comissão que analisará os trabalhos inscritos será presidida pelo poeta e jornalista Zacarias Martins, titular da Academia Tocantinense de Letras e colunista literário do CT.
Martins destaca que o grande diferencial desse projeto é a forma democrática de acesso aos novos talentos literários, possibilitando um proveitoso intercâmbio cultural entre os participantes. “É interessante, ainda, que escritores iniciantes estarão mostrando seus trabalhos lado a lado com escritores veteranos. E com isso o Anuário se torna uma grande vitrine do fazer literário tocantinense”, argumentou Zacarias Martins.