O presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Amastha, divulgou vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira, 9, para novamente questionar as pesquisas de intenção de voto nestas eleições na Capital. Outro tema abordado foi às candidaturas a prefeito da oposição.
Metade dos candidatos estão a serviço de Cinthia Ribeiro
Principal cabo eleitoral de Tiago Amastha Andrino (PSB), Carlos Amastha dispara contra a maioria dos adversários do aliado, vinculando-os à atual gestora da Capital, Cinthia Ribeiro (PSDB), que disputa a reeleição. “Destas 12 candidaturas, pelo menos a metade delas estão a serviço da prefeita. É só verem o que entra de fundo para alguns candidatos e as chances eleitorais que tem”, diz o pessebista, que vê nestes postulantes uma “estratégia” para “dividir a oposição”.
Absurdo
O ex-prefeito também questiona o alto número de pesquisas eleitorais atualmente registradas na Justiça Eleitoral, o que considera absurdo. “Destas 10, 8 conheço o dono, sei quanto vale e a quem estão servindo. Vocês sabem que essas nunca vão nos beneficiar porque a gente decidiu fazer uma política diferente”, emendou Carlos Amastha.
Desafio a Roberto Pires
Mas o principal alvo foi o instituto Vetor, que tem como contratante a Federação das Indústrias (Fieto), presidida por Roberto Pires, a quem Carlos Amastha resolveu desafiar. “Eu topo pedir perdão publicamente se você topar renunciar a Fieto caso a pesquisa dê mais de 4 pontos de diferença do que as urnas vão falar”, disse o pessebista ao empresário que chama de “amigo”. A Coluna do CT acionou a Fieto e aguarda manifestação.
Acerto de 100%
Em nota, a Fieto afirmou que o percentual de acerto das pesquisas entregues à Fieto pelo Instituto Vetor, desde 2014, no resultado final das eleições majoritárias, foi de 100%.
Vetor previu em 2018
Sobre o desafio de Amastha, o nota afirma que o presidente Roberto Pires “esclarece que este tema é tratado com bastante seriedade por ele e sua diretoria com a qual se comprometeu e cumprirá à frente da instituição até o final de seu mandato em 2024”. “Não surpreende o descaso de Carlos Amastha em sugerir a renúncia de compromissos firmados, uma vez que em sua vida pública utilizou deste recurso para concorrer ao Governo do Estado, em 2018, o que não foi referendado pelo voto popular, mas já havia sido previsto em pesquisa da Vetor à época”, alfineta a nota.
Apenas do segmento industrial
A manifestação da Fieto se refere como “inverdades” a fala do ex-prefeito sobre os recursos da entidade. “Cabe esclarecer sobre mais uma das inverdades citadas no referido vídeo que os recursos da Fieto são originados da contribuição apenas do segmento industrial (assegurado pelo artigo 240 da Constituição Federal), que tem total interesse na realização e divulgação de pesquisas que tracem cenários que interferem em seus negócios”.
Confira a íntegra da nota:
“Assunto: resposta ao vídeo do ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, relativo às pesquisas encomendadas pela FIETO
A FIETO informa que não realiza o serviço de pesquisas com fins eleitorais, motivo pelo qual contrata este trabalho às empresas especializadas, cabendo a estas a responsabilidade sobre o conteúdo. Em relação aos trabalhos entregues pelo Instituto Vetor, o percentual de acerto das pesquisas entregues à FIETO, desde 2014 no resultado final das eleições majoritárias, foi de 100%.
Acerca do suposto desafio lançado pelo ex-prefeito Carlos Amastha, o qual menciona em vídeo divulgado em redes sociais, a possibilidade de renúncia da atual presidência, o presidente Roberto Pires esclarece que este tema é tratado com bastante seriedade por ele e sua diretoria com a qual se comprometeu e cumprirá à frente da instituição até o final de seu mandato em 2024. Não surpreende o descaso de Carlos Amastha em sugerir a renúncia de compromissos firmados, uma vez que em sua vida pública utilizou deste recurso para concorrer ao Governo do Estado, em 2018, o que não foi referendado pelo voto popular, mas já havia sido previsto em pesquisa da Vetor à época.
Cabe esclarecer sobre mais uma das inverdades citadas no referido vídeo que os recursos da FIETO são originados da contribuição apenas do segmento industrial (assegurado pelo artigo 240 da constituição federal) que tem total interesse na realização e divulgação de pesquisas que tracem cenários que interferem em seus negócios.
Por fim, a FIETO reafirma a confiança que tem na credibilidade das pesquisas que encomenda reforçando que, no próximo dia 13/11, divulga sua última rodada das eleições 2020 para prefeito em Palmas, Araguaína e Gurupi”.
Confira abaixo a íntegra do vídeo: