O velório da ex-primeira-dama do Tocantins Dona Aureny Siqueira Campos, que morreu aos 96 anos na noite dessa quinta-feira, 12, será neste sábado, 14, a partir das 9 horas, na capela 10 do Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília. O sepultamento ocorrerá às 11 horas. Dona Aureny faleceu vítima de uma insuficiência respiratória aguda.
Ela foi casada por mais de 40 anos com o ex-governador Siqueira Campos, com quem teve seis filhos, e emprestou seu nome a quatro bairros de Palmas – os Aurenys I, II, III e IV.
Dona Aureny tinha Alzheimer fazia 12 anos.
- Prefeitura de Palmas decreta luto oficial por 3 dias pelo falecimento de Dona Aureny Siqueira Campos
Coração generoso
Em nota, o gabinete de Eduardo Siqueira Campos lembrou que Dona Aureny “foi uma primeira-dama muito querida e desenvolveu vários programas sociais, como os Pioneiros Mirins”. “Muito atuante, prestativa e de um coração generoso, que viu na ação social sua parcela de contribuição na criação do Tocantins, criando e acompanhando programas que beneficiaram tanto as famílias já residentes quanto as que chegavam, sempre com o mesmo sentimento de atenção e carinho. Sem dúvidas deixou seu legado, mostrando-se sempre uma mulher muito presente, e ativa na construção da Capital Palmas, e na consolidação do Estado do Tocantins”, afirmou a nota.
Ajudou a implantar o Estado
Também em nota, o governador Mauro Carlesse (DEM) disse que Dona Aureny “ficará marcada nas mentes e nos corações dos tocantinenses pelo cuidado, atenção e carinho com que sempre tratou a todos, principalmente aqueles que mais precisavam”. “Dona Aureny escreveu seu nome na história do Tocantins, ajudou a implantar o Estado e a construir Palmas, tanto que foi homenageada pelos próprios moradores e viu seu nome batizar quatro bairros da Capital”, disse o governador.
Agenda suspensa
Por conta da morte da ex-primeira-dama, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), suspendeu suas atividades de campanha nesta sexta-feira, 13. Segundo sua assessoria, Cinthia soube do falecimento quando encerrava uma agenda de campanha justamente no Jardim Aureny III, “em um local que converge a presença de moradores de todos os quatro Aureny´s”. A candidata, então, pediu um minuto de silêncio aos presentes e uma prece especial foi dirigida à D. Aureny. “O Tocantins, e Palmas, em particular, perderam hoje uma das personalidades mais emblemáticas da nossa história. A morte de D. Aureny Siqueira Campos, ocorrida em Brasília na noite desta quinta-feira (12), por um momento, me deixou sem palavras para expressar o verdadeiro sentimento pela sua perda. Mas recuperada do impacto dessa triste notícia, me vem à mente a imagem de uma mulher forte, de grande coragem, mas ao mesmo tempo dotada de muita simplicidade e devoção à família e ao próximo. E foi a simplicidade e sua generosidade que conquistaram os tocantinenses, e, em especial, aos palmenses”, afirmou a prefeita em nota.
Notas de pesar
É com profundo pesar, que o gabinete do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM), comunica o falecimento, da mãe do deputado, Dona Aureny Siqueira Campos, 96 anos, ocorrido na noite desta quinta-feira, 12, às 21h59 em Brasília, vítima de uma insuficiência respiratória.
Dona Aureny como é conhecida, foi a primeira mulher a ocupar a função de primeira dama do Tocantins. Na região sul de Palmas, em sua homenagem quatro bairros receberam seu nome, Aurenys I,II,II e IV.
Dona Aureny, foi uma primeira dama muito querida e desenvolveu vários programas sociais, como os Pioneiros Mirins. Muito atuante, prestativa e de um coração generoso, que viu na ação social sua parcela de contribuição na criação do Tocantins, criando e acompanhando programas que beneficiaram tanto as famílias já residentes quanto as que chegavam, sempre com o mesmo sentimento de atenção e carinho. Sem dúvidas deixou seu legado, mostrando-se sempre uma mulher muito presente, e ativa na construção da Capital Palmas, e na consolidação do Estado do Tocantins.
Neste momento doloroso, prestamos nossas condolências, nos solidarizamos com toda a família e rogamos para que o nosso Pai conforte o coração de todos.
Gabinete do Deputado Estadual Eduardo Siqueira Campos
Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento de dona Aureny Siqueira Campos, ex-primeira-dama do Estado do Tocantins. A morte de dona Aureny aconteceu na noite desta quinta-feira, 12, em sua residência em Brasília.
Dona Aureny ficará marcada nas mentes e nos corações dos tocantinenses pelo cuidado, atenção e carinho com que sempre tratou a todos, principalmente aqueles que mais precisavam. Dona Aureny escreveu seu nome na história do Tocantins, ajudou a implantar o Estado e a construir Palmas, tanto que foi homenageada pelos próprios moradores e viu seu nome batizar quatro bairros da Capital.
O Tocantins perde uma de suas maiores referências. Exemplo máximo de amor, respeito e delicadeza. Dona Aureny estará eternamente no coração de todos nós.
Nesse momento de comoção, rogo a Deus para que conforte os filhos, familiares e amigos.
Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins
Foi com muito pesar e tristeza que recebi a notícia da morte de Dona Aureny Siqueira Campos ocorrida nesta quinta-feira,12.
Dona Aureny foi primeira-dama do nosso Estado, e junto com outros pioneiros, teve importante contribuição na criação do Tocantins.
Dona Aureny dedicou grande parte de sua vida realizando trabalhos sociais. Querida por todos que conheceram sua história, teve quatro bairros de Palmas batizados com seu nome.
Dona Aureny sempre será lembrada. Peço a Deus, em sua infinita bondade, que neste momento de tamanha tristeza conforte o coração dos familiares e amigos, dentre eles, Eduardo Siqueira Campos, ex-colega de parlamento.
Wanderlei Barbosa
Vice-governador do Tocantins
O Tocantins, e Palmas, em particular, perderam hoje uma das personalidades mais emblemáticas da nossa história. A morte de D. Aureny Siqueira Campos, ocorrida em Brasília na noite desta quinta-feira (12), por um momento, me deixou sem palavras para expressar o verdadeiro sentimento pela sua perda. Mas recuperada do impacto dessa triste notícia, me vem à mente a imagem de uma mulher forte, de grande coragem, mas ao mesmo tempo dotada de muita simplicidade e devoção à família e ao próximo. E foi a simplicidade e sua generosidade que conquistaram os tocantinenses, e, em especial, aos palmenses.
Seu nome está eternizado na história de Palmas, na justa homenagem aos bairros que levam seu nome, onde vivem pessoas com quem a D. Aureny sempre se identificou e a quem dedicou parte da sua vida pública. Seu nome é sempre lembrado pelos palmenses com muito carinho e grande respeito.
Minha solidariedade aos filhos, familiares e amigos, a quem dirijo minhas orações para que seus corações recebam o conforto pela perda de pessoa tão querida e que sua alma repouse em paz.
Cinthia Ribeiro
Prefeita de Palmas
Prefeitos e prefeitas de todo o Estado, representados pelo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, lamentam com profundo pesar o falecimento da ex-primeira dama do Tocantins, Aureny Siqueira Campos, ocorrida nesta quinta-feira, 12, em Brasília. Aureny tinha 96 anos e foi vítima de uma insuficiência respiratória.
Dona Aureny é considerada a primeira mulher a ocupar a função de primeira dama do mais novo estado da federação. Em sua homenagem, quatros bairros de Palmas carregam seu nome. A ex-primeira dama também é lembrada pelos inúmeros projetos sociais desenvolvidos pelo Estado.
Que Deus em sua infinita bondade acalente os corações de amigos e familiares neste momento de profunda dor.
Jairo Soares Mariano
Presidente
Foi muita tristeza que recebi a notícia do falecimento, aos 96 anos, da ex-primeira-dama do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos, ocorrido na noite desta quinta-feira, 12, em Brasília.
Mulher forte, de coração grande e caráter exemplar, Dona Aureny deixa um legado de valiosas contribuições para o Tocantins, especialmente na área social. Seu nome será sempre lembrado e sua memória reverenciada por todos os tocantinenses.
Neste momento de dor e consternação, peço a Deus que traga conforto aos familiares e amigos.
Elenil da Penha
Deputado estadual
Candidato a prefeito
Quando cheguei em 1992 em Palmas, foi recebida por uma senhora muito distinta e elegante. Porte de rainha, gestos suaves e fala mansa e pausada. Muito delicada, afetuosa e acolhedora, D. Aureny altiva e de personalidade marcante, era querida por todos. Referência de mulher e de Primeira Dama, tem a lembrança, carinhosamente marcada, em todos que, como eu, tiveram o privilégio de conviver e aprender muito com ela. A mãe de coração, de todos os pioneiros,terá sua passagem por essa terra, marcada nos setores da região sul da nossa capital, mas principalmente no coração dos Tocantinenses.
Nilmar Ruiz
Ex-prefeita de Palmas e ex-deputada federal
Com mais profundo lamento recebi a notícia do falecimento de minha querida amiga Aureny Siqueira Campos.
Sempre fora para mim um exemplo de mulher. Com seu apoio, sempre incondicional, e firmeza inabalável foi e continuará sendo uma figura singular na história do nosso estado. Sábia e prudente, muitas vezes avessa aos holofotes, ela foi pioneira na luta pelos mais necessitados no Tocantins. Seu legado de retidão, carisma, companheirismo e altruísmo jamais será esquecido por todos nós, que tivemos o prazer de conviver com ela. Que Deus possa guardar os corações dos familiares com paz e tranquilidade. Obrigado por tudo dona Aureny.
Ex-Deputado Antonio Jorge
Recebi com pesar a notícia do falecimento da Sra. Aureny Siqueira Campos, acontecida na noite desta quinta-feira, 12, em Brasília-DF.
Ex-primeira dama do Tocantins e mãe do amigo Deputado Estadual Eduardo Siqueira Campos, participou da construção de nosso estado e hoje, deixa seu legado na história.
Meus sentimentos aos familiares e amigos.
Jorge Frederico
Deputado Estadual
É com tristeza e pesar que recebo a notícia do falecimento da 1ª primeira-dama do Estado do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos, que partiu na noite desta quinta-feira, 12, vítima de insuficiência respiratória, conforme informou seu filho, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos.
Pioneira do Estado, Dona Aureny contribuiu intensamente com a história do Tocantins e da nossa capital, Palmas, que nomeou quatro bairros da região sul com seu nome . Querida por muitos pioneiros, ela deixa o legado de solidariedade, transformação e amor ao próximo.
Casada por mais de 40 anos com o eterno governador Siqueira Campos, Dona Aureny deixa seis filhos e vários netos. Nas minhas orações, peço a Deus que ela descanse em paz e peço conforto para todos familiares pela dor do luto. Fará muita falta sua alegria, dignidade, carisma e garra.
Luana Ribeiro
Deputada Estadual pelo Tocantins
Com sentimentos de pesar recebemos a notícia do falecimento de Dona Aureny Siqueira Campos, ex-primeira dama do Estado do Tocantins. Dona Aureny, mulher aguerrida que ajudou a construir o nosso Estado e que merecidamente foi homenageada dando seu nome aos bairros Aureny de nossa querida capital Palmas. Dona Aureny também fez parte da história de Miracema, morando também na primeira capital do Estado.
Meus sentimentos a toda a família em nome de seu filho, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos. Que Deus possa confortar a todos.
Saulo Milhomem e família
Prefeito de Miracema
Foi com muita tristeza e pesar que
recebemos a notícia do falecimento da ex-primeira dama do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos, 96 anos, ocorrido em Brasília, na noite desta quinta-feira, 12, em decorrência de uma insuficiência respiratória.
Dona Aureny sempre teve um amor enorme pelo Tocantins, onde dedicou grande parte da sua vida em servir ao próximo. Seu legado está registrado na história e na memória do povo tocantinense.
Neste momento de dor rogo a Deus que conforte os familiares e amigos, em especial, seu filho e meu colega de parlamento, deputado Eduardo Siqueira Campos.
Que Deus em sua infinita misericórdia conforte a todos.
Deputada Cláudia Lélis e família
Recebemos com pesar a notícia do falecimento da ex-primeira dama do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos, 96 anos, ocorrido em Brasília, na noite desta quinta-feira, 12, em decorrência de uma insuficiência respiratória.
Dona Aureny deixa sua parcela de contribuição na criação do estado Tocantins e da capital Palmas. Como a primeira mulher a ocupar o posto de primeira-dama do estado, atuou sobretudo na criação e desenvolvimento de programas sociais que marcaram a vida de milhares de pessoas. Seu jeito doce e prestativo com certeza ficará marcado em nossas memórias.
Em nome de filho e nosso colega de parlamento, Eduardo Siqueira Campos, direcionamos nossas preces a todos os familiares que neste momento sofrem pela separação física. Rogamos consolo de Deus para cada coração.
Deputado Vilmar e família
Com tristeza recebi a notícia do falecimento da Dona Aureny Siqueira Campos, pioneira do Tocantins e ex-primeira dama do Estado. Dona Aureny fez parte dos primeiros anos da construção da nossa capital, Palmas, e marcou a vida de todos por ser uma pessoa muito querida. Me solidarizo com todos os familiares, especialmente com o seu filho, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos. Que nesse momento de dor Deus possa consolar o coração de cada um.
Fátima Coelho
Vereadora e candidata a prefeita de Guaraí
Com imenso pesar recebi a notícia da morte da ex-primeira-dama do Tocantins dona Aureny Siqueira Campos, aos 96 anos, na noite dessa quinta-feira, 12, em Brasília, vítima de uma insuficiência respiratória aguda.
Dona Aureny foi casada por 40 anos com o ex-governador Siqueira Campos e, sempre com um coração generoso, ajudou na implantação do Estado. Teve seis filhos, entre eles o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, e tem seu nome em quatro bairros de Palmas: os Aurenys 1, 2, 3 e 4.
Nesse momento de dor, meus mais sinceros sentimentos a todos os familiares, amigos e a todos os tocantinenses. Que Deus traga conforto a todos.
Wagner Rodrigues
Presidente Solidariedade Araguaína
A partida de dona Aureny Siqueira Campos abre um profundo vazio para todos nós, tocantinenses. Mulher forte, participou dos principais momentos políticos para a criação do nosso Estado. Emprestou seu nome aos primeiros bairros da Capital. Com sua trajetória, conquistou os corações dos tocantinenses, marcou a memória dos pioneiros e se tornou nossa eterna primeira-dama.
Nos solidarizamos com os filhos José, Eduardo, Telma, Stela, Ulemá e Regina, familiares e amigos. Pedimos ao Pai Celestial que receba sua filha e conforte os corações enlutados que sofrem por esta irreparável perda.
Nossos sentimentos,
Deputado Federal Vicentinho Júnior e Família
A Arquidiocese de Palmas une-se aos familiares de Dona Aureny Siqueira Campos, pioneira do novo estado e de sua Capital. Apoiados na fé em Cristo recomendamos à bondade de Deus seu descanso eterno.
Que o Senhor console a todos!
Palmas, 13 de novembro de 2020
Recebemos com pesar a notícia do falecimento de Dona Aureny Siqueira Campos, mulher guerreira que ficará para sempre na história do Tocantins pela firmeza, determinação e cuidado com as pessoas demonstrados quando primeira-dama do nosso Estado.
O lamento pela partida se mistura a uma enorme gratidão que nós, assim como cada tocantinense de nascimento ou de coração, guardaremos por Dona Aureny. Que Deus console todos os familiares e amigos neste momento de dor e que a receba de braços abertos, com o carinho que ela transmitia a todos que a procuravam.
Josi Nunes e Gleydson Nato
Candidatos a prefeita e vice-prefeito de Gurupi
A Câmara Municipal de Palmas manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da Dona Aureny Siqueira Campos, ocorrido nesta quinta – feira dia 12 de novembro, em decorrência de insuficiência respiratória.
Dona Aureny contribuiu significativamente na criação do Estado do Tocantins, excepcionalmente com a capital Palmas. Por sua contribuição e dedicação em ajudar, principalmente, os mais humildes. Quatro bairros da cidade recebem o seu nome, como forma de homenageá-la por sua generosidade em ajudar as pessoas mais necessitadas.
Neste momento de dor, o legislativo palmense externa suas condolências à família enlutada, e roga a Deus para que conforte a todos.
Respeitosamente,
Presidente Marilon Barbosa, demais vereadores e servidores da Câmara de Palmas.
Com pesar recebemos a notícia do falecimento de Dona Aureny Siqueira Campos. Uma mulher valorosa, importante para a história do Tocantins e de Palmas.
Ela será sempre lembrada como a primeira Dama do Estado e por seu trabalho em favor dos menos favorecidos que aqui chegaram para ajudar a construir o Tocantins.
Depois de todas as lutas, Dona Aureny partiu para vida eterna. E minha oração é para que Deus a receba na conta dos justos, lhe concedendo descanso eterno.
Aos familiares e amigos desejo o consolo e a conformação, sabendo que Dona Aureny viveu, combateu o bom combate e agora está ao lado do Senhor!.
Raul Filho
Ex-prefeito de Palmas
Nos despedimos hoje, da nossa eterna primeira-dama do Tocantins Aureny Siqueira Campos, essa grande mulher digna e honrada que esteve presente em momentos históricos da divisão do estado do Tocantins e da construção da nossa capital Palmas, ao lado de Siqueira Campos.
Dona Aureny teve um papel essencial na trajetória política de Siqueira Campos, emprestando sua determinação e força, para que Siqueira pudesse lutar pela divisão do estado do Tocantins. Não é à toa que quatro setores de Palmas, carregam o seu nome: Aureny I, Aureny II, Aureny III, Aureny IV, uma justa homenagem em vida, a quem tanto se dedicou com amor e afinco a construção da nossa capital.
Querida por todos, dona Aureny será sempre lembrada por nós, como uma mulher firme, simples, forte, serena, generosa e companheira.
Meu profundo sentimento de pesar e minha solidariedade a todos familiares e amigos, em especial ao nosso companheiro de parlamento, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos.
Valdemar Júnior
Deputado Estadual
Ao tomar conhecimento do falecimento da ex-primeira-dama do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos, 96 anos, expresso os meus mais sinceros votos de solidariedade e força ao seu filho, deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, e todos os demais familiares e amigos de Dona Aureny.
Vítima de uma insuficiência respiratória aguda, Dona Aureny foi casada por 40 anos com o ex-governador Siqueira Campos e, sempre com um coração generoso, ajudou na implantação do Estado e na criação de Palmas, a nossa capital. Além de Eduardo, ela teve outros cinco filhos.
Muito querida em Palmas, empresta seu nome para quatro bairros de Palmas: os Aurenys 1, 2, 3 e 4.
Que Deus traga conforto a todos.
Tiago Dimas
Deputado federal
O Estado do Tocantins foi criado através da luta e da perseverança de muitos. Dona Aureny Siqueira Campos, nossa ex-primeira-dama, nos deixou nesta quinta-feira, 12 de novembro, eternizando como legado sua dedicação como mulher pioneira e mãe exemplar.
Na sala da casa de Dona Aureny, foram discutidas as estratégias separatistas e as primeiras decisões sobre o novo Estado da Federação, sobre a construção da mais jovem capital do País. Quatro bairros da região Sul de Palmas levam seu nome em homenagem à sua preocupação com os mais necessitados, que sempre foi acolhida e respeitada.
O exemplo de Dona Aureny permanecerá em nossos corações e atos. Que sua família e amigos estejam confortados na paz de Deus.
Tom Lyra
Secretário de Indústria, Comércio e Serviços do Estado do Tocantins
Presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa
Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento de dona Aureny Siqueira Campos, ex-primeira-dama do Estado, ocorrida na noite de ontem.
Mulher forte que deixa seu nome registrado na história do Tocantins e de Palmas, que tem bairros que levam seu nome. Ela também fez muitos trabalhos sociais, entre eles, a implantação dos Pioneiros Mirins.
Minhas condolências aos seus familiares e amigos nesse momento de comoção.
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”
João 11:25-26
Deputado Federal Osires Damaso
Lamentamos profundamente a partida da ex-primeira-dama do Tocantins, dona Aureny Siqueira Campos, na noite desta quinta-feira, 12, em Brasília.
Registramos os nossos mais profundos sentimentos e solidariedade aos filhos, filhas e demais familiares dessa grande mulher que deixou um legado inesquecível e inquestionável para a população do nosso Estado.
A história do Tocantins está intrinsecamente ligada à de dona Aureny . Ela foi literalmente a primeira-dama do Estado onde implantou alguns programas sociais de grande relevância a partir dos anos 90. Sua memória estará sempre acesa nas mentes do povo tocantinense, em especial daqueles que moram em Palmas, onde quatro bairros da Capital levam o seu honroso nome.
Pedimos a Deus o conforto necessário ao espírito dela com o descanso digno na casa do Pai.
Honrosamente,
Deputada Federal Dulce Miranda e Ex-Governador Marcelo Miranda
Com tristeza recebi a notícia do falecimento da Dona Aureny, uma grande mulher que faz parte da história do nosso Tocantins. Meus sentimentos aos meus amigos José Wilson Siqueira Campos e Eduardo Siqueira Campos.
Que Deus conforte todos familiares e amigos!
Irajá
Senador
Com pesar recebi a notícia do falecimento, na noite desta quinta-feira, dia 12, da ex-primeira-dama do Estado do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos.
Dona Aureny faleceu de insuficiência respiratória aguda aos 96 anos de idade, em Brasília-DF. Como a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-dama do Estado, dedicou grande parte de sua vida aos projetos sociais do recém-criado Tocantins, um dos mais marcantes foi o projeto “Pioneiros Mirins”, voltado para as crianças.
Atenciosa, dedicada e com um coração muito generoso, Dona Aureny teve um importante papel na história do Tocantins., tendo emprestado seu nome a quatro grandes bairros de Palmas, os Aurenys I, II, III e IV.
Neste momento de tristeza e luto, manifesto a minha solidariedade a familiares e amigos. Peço a Deus que console o coração e dê forças a todos aqueles que sofrem com esta dolorosa perda.
Eli Borges
Deputado Federal e candidato a Prefeito de Palmas
Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento de dona Aureny Siqueira Campos a quem nos admiramos. Dona Aureny é referência não apenas como ex-primeira dama do Estado, mas de uma pessoa querida. É uma mulher do Tocantins. É nessa dimensão maior, histórica de pioneirismo e afetiva, que ela deve ser lembrada, reconhecida e respeitada por todos nós”, disse Moisés Avelino.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, seu filho o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos e amigos de dona Aureny, que deixa um legado de conhecimento e muitas saudades.
Prefeitura de Paraíso