Mais votado da lista tríplice e nome escolhido pelo governador Mauro Carlesse (DEM), o promotor Luciano César Casaroti toma posse como procurador-geral de Justiça (PGJ) na segunda-feira, 14, às 18 horas, em sessão solene do Colégio de Procuradores. Em razão da pandemia, a cerimônia ocorrerá exclusivamente por meio virtual, sendo transmitida pelo canal no YouTube do Ministério Público (MPE).
Sucessão
Luciano Cesar Casaroti sucederá Maria Cotinha Bezerra Pereira, que exerce o cargo de PGJ desde 19 de dezembro de 2019, tendo assumido a função em decorrência da aposentadoria de José Omar de Almeida Júnior, em cuja gestão foi subprocuradora-geral de Justiça. O mandato do novo chefe do Ministério Público se estende até 2022.
Promotor de volta ao comando do MPE
O cargo de procurador-geral de Justiça volta a ser ocupado novamente por um promotor de Justiça após 21 anos, já que o posto se tornou exclusivo de procuradores de Justiça em 1999. Porém, uma lei estadual, sancionada em março de 2019, ampliou a possibilidade de concorrentes ao cargo, incluindo novamente os promotores de Justiça.