A deputada estadual, Valderez Castelo Branco, participou da solenidade na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) nesta terça-feira (11) ao lado do Presidente Antônio Andrade e da Defensora Pública-Geral, Estellamaris Postal. Na ocasião, a Defensoria Pública Estadual (DPE-TO) realizou a entrega de Projeto de Lei (PL), que reserva vagas para pessoas negras, indígenas e quilombolas em concursos públicos de cargos e empregos no âmbito do Poder Executivo Estadual. Em parceria, as instituições assinaram também termo de cooperação técnica com o objetivo de divulgar ações e conteúdos por meio da TV Assembleia.
Após cumprimentar todos os presentes, Valderez reforçou a importância da união dos poderes em torno de políticas públicas sociais e afirmativas, que garantam a inclusão de pessoas e oportunidade para os grupos marginalizados. “Tenho certeza que este projeto terá o apoio desta Casa de Leis, porque testemunhamos o trabalho da Defensoria, sempre atuante para satisfazer às necessidades da população”, declarou.
A defensora Estellamaris afirmou que esta não é uma pauta de interesse institucional, mas em prol da sociedade. “A defensoria já está fazendo o dever de casa, dando o exemplo, então nós gostaríamos de contar com o apoio de todos os senhores deputados e deputadas, para combater o racismo”, declarou.
Autoridades presentes
Estiveram presentes também pela Defensoria Pública, o Coordenador do Núcleo Especializado de Defesa dos Direitos Humanos (NDDH), defensor público Euler Nunes; o coordenador do Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon), defensor público Marlon Costa Luz Amorim; a defensora pública Letícia Amorim, no ato representando a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Tocantins (Adpeto); e a representante da Comissão da Mulher e da Comissão da Igualdade Étnico-Racial da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), defensora pública Denize Souza Leite, além dos deputados estaduais, Vanda Monteiro, Jair Farias e servidores da Casa de Leis. (Da assessoria de imprensa)