O secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Tocantins, Tom Lyra, recebeu na quarta-feira, 30, os prefeitos do Vale do Araguaia, que recentemente formalizaram a criação de um consórcio. O encontro teve como principais objetivos compreender as demandas locais, debater projetos socioeconômicos, estabelecer a cooperação entre Estado e municípios e, principalmente, apresentar o chamado “Plano de Desenvolvimento Local”. A região possui uma área total de 42.669.763 quilômetros quadrados e a população estimada de 143.558 habitantes, o que corresponde a 8,94% da tocantinense. O Produto Interno Bruto (PIB) é de 3,061 bilhões, 9% do PIB do Estado.
Termo de cooperação
Na ocasião, um termo de cooperação foi assinado com o objetivo de consolidar a mútua cooperação entre Secretaria Estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e municípios com foco nos pilares estratégicos de: promover a integração entre os governos e setores produtivos, visando ao Desenvolvimento Regional do Tocantins; mapear as oportunidades e potencialidades locais; ativar a rede de relacionamentos entre governo e os municípios, por meio da estruturação dos grupos estratégicos nas 8 regiões econômicas.
Parcerias para desenvolvimento
Por meio da assessoria, Tom Lyra destacou o debate, que será estendido aos demais prefeitos do Estado. “Pontapé inicial com os gestores do Vale do Araguaia, uma das regiões mais produtivas do Estado, com destaque para a produção de grãos e sementes. Nesse sentido, estamos prontos para firmar parcerias e, juntos, desenvolvermos ainda mais o nosso Tocantins”, pontuou o secretário, estendendo a disponibilidade a toda a equipe da Sics e garantindo o apoio institucional aos prefeitos e assessores.
Outras pastas
Além da economia, o encontro contou com a participação dos secretários da Saúde, Edgar Tollini, e da Educação, Adriana Aguiar.Na pauta, a vacinação contra a Covid-19 e programas de empreendedorismo. Levando em conta o processo de industrialização do Estado do Tocantins, a disponibilidade de energia elétrica é um dos fatores primordiais. Para responder aos questionamentos dos prefeitos, o diretor de Relações Institucionais da Energisa, Alankardec Ferreira, também participou do debate.
Presenças
Participaram da reunião os prefeitos de Abreulândia, Manoel Moura (PT); Araguacema, Marquinho Martins (MDB); Barrolândia, Adriano Ribeiro (DEM); Caseara, Ildislene Santana (DEM); Chapada de Areia, Adauto Mendes (MDB); Cristalândia, Big Jhow (Progressistas); Divinópolis, Flavão Silva (MDB); Dois Irmãos, João Carlos (PSD); Lagoa da Confusão, Thiago Soares (DEM); Marianópolis, Isaías Piagem (DEM); Monte Santo, Nezita Martins (PSL); Nova Rosalândia, Enoque Cardoso (PSC); Paraíso do Tocantins, Celso Morais (MDB); Pium, Valdemir Barros (PSDB) e Pugmil, Dircineu Bolina (DEM).