A Associação dos Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (Aproest) comunicou aos associados na manhã desta terça-feira, 24, o encerramento das captações hídricas e bombeamento em todos os rios da Bacia do Rio Formoso desde as 12 horas. A decisão atende o parecer da Câmara Técnica do Comitê da Bacia Hidrográfica.
Quadro hídrico exige suspensão
Conforme o presidente da Aproest, Fausto Garcia, alguns rios da bacia já estavam com a captação suspensa, mas a partir desta terça-feira, 24, também estão inclusos os rios Urubu, Formoso, entre outros. “Diante do quadro hídrico atual, estamos encerrando todas as captações e bombeamento”, detalhou. O representante agradeceu aos associados pelo atendimento às recomendações do comitê.
Consumo racional e consciente
O superintendente-executivo da Aproest, Wagno Milhomem, reforçou o compromisso dos associados com a bacia. “Nós produtores rurais reconhecemos a nossa responsabilidade no consumo de água pela atividade agropecuária. Procuramos fazê-la da forma mais racional e consciente”, emendou.
Questionamentos do MPE
Os produtores da região eram questionados pelo Ministério Público do Tocantins (MPE), que teria identificado nove empreendimentos agrícolas que não estavam repassando informações sobre suas captações para o sistema de Gestão de Alto Nível (GAN). A Aproest negou qualquer irregularidade. As partes realizaram audiência de conciliação no dia 29 de julho.