Em sala virtual, os membros da Câmara Setorial da Apicultura tocantinense reuniram-se na última sexta-feira, 27, para traçar estratégias de desenvolvimento para impulsionar a cadeia produtiva da apicultura tocantinense. Atualmente fazem parte da Câmara Setorial representantes de instituições públicas e privadas ligadas ao segmento da pecuária.
Na pauta de reunião ficaram definidas diversas atividades para serem desenvolvidas, este ano e no próximo ano, 2022. Entre as programações previstas estão o planejamento do IX Seminário Estadual de Apicultura; III Seminário Estadual de Meliponicultura e IX Encontro das Associações de Apicultura e Meliponicultura, ambos eventos devem ocorrer nos próximos dias 14 e 15 de outubro.
Na ocasião, os participantes sugeriram alguns temas pertinentes para serem debatidos durante os seminários tais como: mudanças climáticas e segurança alimentar; uso de agrotóxico e o impacto na atividade agrícola e os problemas ambientais.
Transmissão
Os integrantes definiram também que os eventos serão divulgados de forma híbrida, online e presencialmente. De acordo com a Secretária Executiva da Câmara Setorial e médica Veterinária da Seagro, Érika Jardim, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) está empenhado de realizar um levantamento dos apicultores e meliponicultores que não tem acesso à internet. “Portanto, a intenção é que todos possam participar em uma sala de seu próprio município para transmissão do evento”, esclareceu.
A Secretária adiantou ainda “que está sendo planejado o Censo da Apicultura e Meliponicultura para atualizar os dados, fato importante para elaboração de políticas públicas que fomentem as atividades de maneira organizada”.
Próxima
No próximo dia 10 de setembro, às 10 horas, os membros da Câmara Setorial da Apicultura (instituições) devem reunir para propuserem que no Seminário seja apresentado as ações de desenvolvimento para 2022. (Da Assessoria de Comunicação da Seagro)