O vice-governador Wanderlei Barbosa (sem partido) assumirá, interinamente, o comando do Palácio Araguaia com a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) desta quarta-feira, 20, de afastar por 180 dias o governador Mauro Carlesse (PSL) por conta das Operações “Éris” e “Hygea”.
Wanderlei foi um dos aliados mais importantes na construção da candidatura de Carlesse desde a disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, em 2016, quando ambos eram deputados estaduais.
Depois compôs a chapa de Carlesse como candidato a vice-governador já na eleição suplementar para substituir o ex-governador Marcelo Miranda (MDB), cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em 2018.
Para a eleição ordinária de outubro daquele ano, Wanderlei chegou a cogitar não permanecer na vaga de vice, mas acabou ficando na majoritária do governador agora afastado.
Em 2019, o vice-governador se apresentou como pré-candidato a prefeito de Palmas, mas desistiu da disputa no início de 2020, alegando que ficaria no governo ajudando no difícil período de combate à pandemia da Covid-19.
Como Carlesse, Wanderlei foi eleito pelo PHS, mas, como o partido não atingiu a cláusula de barreira e foi extinto, até agora permanece sem legenda. Ele anunciou há alguns dias que se filiará de novo ao PDT, mas o ato ainda não se consumou.
Como governador, cargo em que permanecerá pelo menos até abril — quando vencem os 180 dias de afastamento de Carlesse, mas que podem ser prorrogados, como ocorreu, por exemplo, com o ex-governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel —, o nome de Wanderlei se fortalece significativamente na corrida sucessória de 2022.
Até agora ele dependia de uma renúncia de Carlesse, que poderia concorrer ao Senado, para assumir o comando do Tocantins e viabilizar sua candidatura à reeleição. Já na principal cadeira do Palácio Araguaia, Wanderlei sai de uma posição de secundária para se tornar o grande protagonista da história das eleições do ano que vem.
Em 30 anos de carreira política, Wanderlei foi vereador de Palmas e deputado estadual por vários mandatos.
O governador interino vai falar com a imprensa nesta quinta-feira, 21, às 11 horas, na sala de reuniões do Palácio Araguaia.