O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia nesta quinta-feira, 4, os testes para o Censo Demográfico de 2022. No Tocantins, Lajeado foi escolhido para a ação por ser de fácil acesso e próximo a Capital. O evento de lançamento será nesta quinta-feira, às 15 horas, na Câmara de Vereadores, com a presença de autoridades locais e servidores do órgão.
Avaliação da infraestrutura tecnológica para o Censo
Durante a operação censitária, 12 recenseadores realizarão a coleta de dados em todos os domicílios da zona urbana e rural do município. Além dos questionários e da abordagem ao informante, os testes vão avaliar, em campo, toda a infraestrutura tecnológica preparada para a operação, como os Dispositivos Móveis de Coleta (DMC) e os sistemas de captação, transmissão e acompanhamento das informações coletadas.
Segurança
Para garantir a segurança, os moradores podem verificar a identidade de todos os entrevistadores através do site do instituto ou do telefone 0800-721-8181. Os recenseadores do IBGE trabalham uniformizados, com boné, colete e bolsa azuis com a logomarca do Instituto. No colete, há também o crachá de identificação, contendo a foto e os números de matrícula e identidade do entrevistador. Eles vão utilizar o DMC, semelhante a um celular, para coleta das informações.
Ação nacional
O IBGE realiza em novembro e dezembro testes em todo o País para verificar os sistemas de coleta, os equipamentos, a abordagem ao informante e os protocolos de prevenção à Covid-19 que serão utilizados na operação censitária. Foram escolhidos bairros, distritos, municípios ou comunidades nas 27 unidades da federação, que serão percorridas por cerca de 250 recenseadores.
Procedimento
Os testes incluem todas as etapas do Censo, desde o treinamento dos recenseadores, montagem do posto de coleta, pesquisa do entorno, modelo misto de coleta e a mobilização dos moradores. Serão aplicados o questionário básico (26 perguntas) e o da amostra (77 perguntas). Como ocorre nas demais pesquisas do IBGE, as informações prestadas pelos moradores aos recenseadores são confidenciais e o sigilo é garantido. Para garantir a segurança dos recenseadores e dos moradores durante os testes, as equipes do IBGE seguirão todos os protocolos contra a Covid-19, como o uso de máscara e a higienização das mãos e dos equipamentos com álcool em gel.