A situação das estradas vicinais, afetadas pelas enchentes, por onde passa o Transporte Escolar Rural, e a preocupação com o avanço da covid-19 e da Influenza (H3N2) no Tocantins fizeram a Secretaria Estadual da Educação mudar o início das aulas presenciais do dia 1º para o dia 14. Conforme a pasta, a alteração atende ofício encaminhado pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM).
A pedido dos prefeitos
A entidade realizou levantamento junto a 98 gestores municipais (70% dos 139), entre sexta, 14, e segunda-feira, 17, que mostrou que 82 (84%) decidiram pelo adiamento do início do ano letivo. “A proposta inicial era de que o retorno se desse em março, porém, chegamos a um meio termo e deliberamos por iniciar o ano letivo no dia 14 de fevereiro”, explicou o secretário estadual da Educação, Fábio Vaz.
200 dias letivos mantidos
Conforme a Seduc, mesmo com a mudança, continuam garantidos os 200 dias letivos e preservado o período de férias em julho, como já é uma tradição no Estado, assim como os feriados. “Os nove dias letivos que estavam previstos no calendário anterior foram redistribuídos ao longo do ano letivo, possibilitando o cumprimento da lei e não gerando prejuízos educacionais para os estudantes”, apontou a diretora de Educação Básica da Seduc, Celestina Maria Pereira de Souza.
Atividades pedagógicas
As atividades pedagógicas em todas as unidades de ensino, contudo, começam antes. De segunda, 24, ao dia 28, a Seduc realizará os ciclos formativos via Youtube, como preparação para o início das aulas presenciais, direcionados aos docentes, equipes das unidades de ensino e das Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs).
No mesmo período de segunda ao dia 28 será realizada, nas sedes das DREs, a Agenda de Aprendizagem com os gestores escolares, secretários, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, em parceria com a Undime para a participação das redes municipais.
De 31 de janeiro a 4 de fevereiro serão realizadas, nas escolas, formações para os professores e demais equipes que atuam nas unidades de ensino. O período de 7 a 10 de fevereiro será destinado para o planejamento interno e o alinhamento do Plano Político Pedagógico (PPP) das unidades de ensino.