O ex-prefeito de Gurupi e pré-candidato a governador Laurez Moreira se filiará ao PDT às 9 horas desta terça-feira, 8, em solenidade na sede partido em Palmas (Edifício Office Center, na Quadra 101 Sul, Avenida Joaquim Teotônio Segurado, 06 SI, Sala 902, 9° andar).
Ele havia se filiado ao Avante em setembro, meses depois de deixar o PSDB, porque teve a sua pré-campanha a governador desautorizada publicamente pela presidente regional do partido, a prefeita da Capital, Cinthia Ribeiro.
Vasto currículo
Em nota em que convida para a filiação de Laurez, o presidente regional do PDT, Jairo Mariano — hoje um dos homens fortes do governador interino Wanderlei Barbosa (sem partido), como secretário da Infraestrutura —, afirma que o ex-prefeito de Gurupi é um “político experiente, com um vasto currículo de serviços prestados ao Tocantins”. Conforme a nota, o novo filiado “chega para fortalecer ainda mais a sigla no Estado, ajudando a consolidá-la no processo de construção de um Tocantins cada vez mais justo, solidário e próspero”.
Para onde vai ou fica?
A questão sobre a filiação de Laurez agora gira em torno dos rumos que o pré-candidato a governador vai tomar. Até semana passada ele era visto como parte do grupo formado por outros dois governadoriáveis, o senador Eduardo Gomes (MDB) e o ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas (Podemos).
Dimas deu sinal de que não gostou
Porém, dias depois do anúncio de que o então aliado poderia deixar o Avante rumo ao PDT, hoje partido governista, Dimas movimentou-se de forma a ficar claro que não gostou do que soube. Fez uma visita à inimiga figadal de Laurez, a prefeita de Gurupi, Josi Nunes (PSL) na sexta-feira, 4. Após o encontro com Josi, afirmou que estava em conversas com ela sobre as eleições de outubro e classificou de “baixa qualidade” o tipo de asfalto que Laurez fez na cidade, claro, sem citar nomes, mas alfinetada com endereço certeiro.
Opção de vice
A expectativa neste momento, portanto, é sobre a posição de Laurez a partir agora: manterá sua pré-candidatura a governador ou passará a integrar o grupo do governador Wanderlei, no qual é cotado como ótima opção de vice.