OUTRA TROCA DE APOIO
Em Gurupi, o vereador Zezinho Lafiche (Avante) fez outra troca, depois de deixar a campanha à reeleição do deputado federal Eli Borges (PL) para pedir voto para Filipe Martins (PL). Agora ele desistiu de Irajá (PSD) e está na campanha do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos). Lafiche subiu no palanque de Wanderlei em Gurupi na noite dessa segunda-feira, 26.
NÃO ATENDEU À DEMANDA
Eli nega que tenha sido trocado por Filipe Martins. O deputado disse à coluna há alguns dias que chegou a conversar com o vereador, mas a coisa não avançou. “Só teve a intenção, mas não consegui atender a demanda dele”, afirmou o parlamentar.
MELHOR NOME
Em meados de agosto, o vereador gurupiense declarou apoio a Irajá e afirmou com convicção: “Melhor nome para governar o Tocantins. Irajá é um jovem que tem potencial para alavancar o nosso Estado e estou com ele para ajudá-lo neste propósito”.
À VONTADE COM LAUREZ
Já no comício de Wanderlei na noite dessa segunda, Lafiche estava muito à vontade e posou para foto (acima) abraçado ao candidato a vice da chapa do Palácio, Laurez Moreira (PDT).
TAMPÃO DE BURACOS DE ESTRADAS
Nesse comício de Gurupi, o governador Wanderlei brincou com “tampão”, utilizado pelos adversários para se referir a ele de forma pejorativa. “Eles me tacham de governo tampão. Sou, sim, um tampão de buracos das nossas estradas que estavam acabadas e que estamos arrumando”, disse Wanderlei em seu discurso, numa fala reproduzida pelo portal Atitude.
MANIFESTO PRÓ-DEMOCRACIA E PRÓ-LULA
Um manifesto foi divulgado nesta terça-feira, 27, por 47 juristas tocantinenses em defesa da democracia e da Constituição e em favor da eleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no primeiro turno, no domingo, 2. São profissionais de diversas áreas do direito e de carreiras do Estado. No rol de signatários tem integrantes de campos políticos variados que não querem a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).
DEVER SAGRADO
O documento inicia falando do “dever sagrado de defesa da liberdade e democracia”. “Conquistamos a nossa autonomia com a promulgação da Constituição da República em 5 de outubro de 1988. Esta Carta, que fez nascer nossa jovem democracia, garantiu a liberdade do povo tocantinense e do povo brasileiro, para nunca mais vivermos a barbárie do regime militar”, afirma.
QUADRIÊNIO DE BARBÁRIE
Para os signatários, o ex-presidente Lula da Silva “é o candidato que melhor reúne as condições políticas de encerrar esse quadriênio de barbárie, que ceifou quase 700 mil brasileiros e brasileiras, pais e mães, filhos e netos, irmãos e irmãs, amigos e amigas queridos que se foram pelo negacionismo doloso do atual governo”.
INIMIGO CONFESSO DA DEMOCRACIA
Eles defendem que “cogitar um segundo turno com um inimigo confesso da democracia e da ordem legal não condiz com a responsabilidade democrática que se espera neste momento difícil do nosso país”. “Não podemos tolerar a extensão de discursos de ódio, que tem estimulado tantas condutas violentas que separam os brasileiros. Não se pode dar sobrevida ao discurso de Bolsonaro e seu clã’, afirmam os juristas.
— Leia a íntegra do manifesto.
EM DEFESA DA EX-SECRETÁRIA
Irmão do prefeito Moisés da Sercon e cunhado da atual prefeita de Miracema, Camila Fernandes (MDB), o publicitário Fidel Costa saiu em defesa da ex-secretária municipal de Meio Ambiente de Miracema Samara Torres, exonerada do cargo na quinta-feira, 22. Parte da família de Moisés não anda nada satisfeita com o desempenho de Camila. Costa disse em nota à coluna que Samara é “mulher de garra e determinada em tudo que faz”. “Trabalhadora, de pulso firme e querida na cidade, sempre esteve conosco nos momentos bons e ruins. Como no caso da tragédia com o meu irmão Moisés Costa, ex-prefeito de Miracema, assassinado em 30 de agosto de 2018, bem como em outros momentos de perdas familiar”, contou.
PERSEGUIDA POR QUEM NÃO TEM VOTOS
Segundo o publicitário, a ex-secretária “foi grande companheira na gestão do Moisés e vinha fazendo um belo trabalho na atual gestão”. “Infelizmente, não foi reconhecida, e ainda foi perseguida por quem não tem votos e nem carisma. Mostrou companheirismo e merece todo nosso respeito. A família Costa não compactua com perseguições e desmando de grupinho inexpressivo, e repudia atitudes vingativas. Sabemos que poder é passageiro, os mandatos têm data e hora para terminar. As amizades devem ser preservadas e as pessoas respeitadas”, afirmou Costa.
CONVOCAÇÃO DE LULA A LUXEMBURGO
Em reunião com representantes do esporte, na manhã desta terça, o ex-presidente Lula fez uma “convocação” ao empresário e técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo: “Eu quero que vocês nos ajudem a fazer a coisa certa. Quem sabe você, Luxemburgo, não treina o time do governo? Temos que provar é possível fazer as coisas certas nesse país”, afirmou o petista. Na reunião, Lula se referiu três vezes ao técnico.
MOURÃO NA ONDA DE LULA
Nesta reta final, o candidato a governador do PT, Paulo Mourão, vem crescendo de carona na boa onda em que surfa o ex-presidente Lula. Gente graúda do Palácio prevê que Mourão deve terminar a eleição de domingo acima dos dois dígitos.
TRÊS VÍDEOS OFENSIVOS
Já são três os vídeos com conteúdo ofensivo contra o candidato a deputado estadual Eduardo Mantoan que o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) manda retirar das redes sociais. Os vídeos estão sendo publicados em grupos de WhatsApp. Além da remoção do material inverídico e difamatório, o departamento jurídico do candidato avisa que irá acionar civilmente os infratores para que indenizem Mantoan. E tem que fazer isso mesmo. Um absurdo!
ARNAUD BEZERRA COM HIDER
Prefeito de Paraíso por duas vezes, Arnaud Bezerra está apoiando a candidatura do médico Hider Alencar (UB) para deputado estadual. Atualmente na suplência, Hider está ocupando a vaga da deputada licenciada Vanda Monteiro (UB) na Assembleia. Em vídeo de apoio, Bezerra lembrou que, quando foi prefeito pela primeira vez de Paraíso, a cidade e região tinham dois representantes no Legislativo estadual, Hider e Eudoro Pedrosa. Ele disse que seu voto em Hider leva em consideração a experiência, a história e a força do deputado para Paraíso e região.
NOVA CASA DO BIOMÉDICO
A Seccional do Conselho Regional de Biomedicina – 3ª Região (CRBM-3), em Palmas, também conhecida como a Casa do Biomédico, será reinaugurada na sexta-feira, 29, às 16 horas. O presidente Renato Pedreiro Miguel e a vice-presidente Roumayne Lopes receberão, além dos profissionais, autoridades locais para conhecer o espaço e ainda farão a entrega do certificado e da medalha “Biomédico do Ano” a quatro profissionais do estado. A nova Seccional fica na Quadra Arse 51 (504 S), Alameda 10, s/nº, lote 5.