CLEBER TOLEDO
Atender a sociedade com um espaço de comunicação apartidário, focado na cidadania e comprometido com o desenvolvimento regional.

Adapec autoriza antecipação de vacinação antiaftosa para animais que participarão de eventos pecuários ou de período de monta

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) divulgou nesta terça-feira, 27, que foi assinada a Portaria nº 222/2022, que autoriza a antecipação da vacinação contra febre aftosa para bovídeos (bovinos e bubalinos) que participarão de eventos pecuários ou que estarão em estação de monta a partir do dia 2 de outubro.

Segundo o diretor de defesa, inspeção e sanidade animal da Adapec, Márcio Rezende, a antecipação da vacina contra febre aftosa para animais que participarão de eventos pecuários ocorre todos os anos.  “Já esta autorização para as propriedades de reprodução irá acontecer porque este ano houve a inversão no calendário estratégico de vacinação do rebanho, sendo que em maio foram vacinados os bovídeos de até 24 meses que não estavam em idade reprodutiva, e agora serão todos os animais,” destacou Márcio Rezende.

A Adapec esclareceu que em reunião com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) ficou decidido que as propriedades que trabalham com estação de monta entre os meses de outubro e dezembro poderão antecipar a vacinação para outubro para que estes animais não precisem sair da estação em novembro para serem vacinados.

“Para fazer a vacinação destes animais em outubro, tanto para aqueles que vão para eventos pecuários ou para estação de monta, o produtor precisa ir até um escritório da Adapec e fazer um requerimento com pedido de antecipação e o médico-veterinário do escritório local fará a autorização para compra da vacina, após ele se dirige até uma loja agropecuária e apresenta esta autorização para adquirir a vacina,” explicou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Vigilância Contra a Febre Aftosa, João Eduardo Pires, acrescentando que nestes casos, a autorização de vacinação deverá ser feita para todos os animais da propriedade.

II Etapa da Campanha

A segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa acontece entre os dias 1º e 30 de novembro. Nesta etapa deverão ser vacinados todos os bovídeos da propriedade. (Da assessoria de imprensa)


COMENTÁRIOS

Os comentários nas matérias do CT devem ser postados nas redes sociais pelos links:
https://www.facebook.com/PortalCT
https://Twitter.com/PortalCT
Contato com a Redação: redacao@clebertoledo.com.br

Leia também