O Ministério Público do Tocantins (MPE) informou nesta terça-feira, 23, ter realizado vistoria nas escolas da rede pública de Ananás na última semana, tendo constatado que a construção da nova sede da Escola Estadual Getúlio Vargas – iniciada há mais de 10 anos – foi paralisada na fase final. Assim, os os alunos continuam estudando nas instalações antigas, localizadas no mesmo lote, enfrentando sérios problemas estruturais, alega. Acionada pela Coluna do CT, a Secretaria de Educação do Tocantins (Seduc) garante que o prédio está em fase de conclusão.
INAUGURAÇÃO CHEGOU A SER AGENDADA
Conforme relato do MPE, a comunidade escolar tem que fazer o uso de instalações precárias enquanto vê o prédio novo e bem estruturado ao lado, sem poder utilizá-lo. A inauguração do prédio teria chegado a ser agendada anteriormente, mesmo que a água e a energia elétrica não houvessem sido instaladas – situação que ainda persiste.
DEVIDAS PROVIDÊNCIAS
Estas e outras informações relativas à obra e à sua paralisação foram levantadas pela equipe técnica do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), que elaborará relatório e encaminhará à Promotoria de Justiça de Ananás, para as devidas providências.
ENTREGA EM JUNHO
Em breve nota, a Seduc afirma que não foi notificada sobre a vistoria, mas garante que a obra “está em fase de conclusão”. A previsão é que o novo prédio seja entregue à comunidade em junho. A pasta esclarece que estão sendo executados serviços de pintura da quadra esportiva, a instalação de transformador e de Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas.
Leia a íntegra da nota:
“A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que ainda não recebeu notificação do Ministério Público. Esclarece que a reforma da Escola Estadual Getúlio Vargas, em Ananás, está em fase de conclusão. A obra da Unidade Escolar está sendo finalizada com os seguintes serviços: instalação de transformador de 112,5 KVA, Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA) e pintura da quadra esportiva.
A Seduc ressalta, ainda, que a previsão é que a obra seja entregue à comunidade no mês de junho para que estudantes e servidores possam utilizar o novo espaço.”