O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) deflagrou mais uma fase da operação Malha Fina. As ações promovidas na quinta-feira, 15, e sexta-feira, 16, resultaram na apreensão de 10.600 metros de redes de malhar e 2.049 quilos de pescado, os quais foram doados ao programa Mesa Brasil, em Palmas, ao Lar Batista, em Luzimangues; e para comunidade em situação de risco em Araguacema. Ao todo, segundo informou o gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, foram lavrados R$ 40.980,00 em autos de infração.
PROCEDIMENTO
Conforme o gerente de fiscalização, todo o material apreendido será transportado para a sede do Naturatins em Palmas e armazenado para posterior destinação à Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Palmas (Ascampa), onde é realizada a triagem de materiais para reciclagem sob supervisão do instituto. O pescado encontrado vivo foi despejado e devolvido ao seu habitat natural, onde continuará seu ciclo reprodutivo, mantendo assim sua função vital no equilíbrio do ecossistema aquático local.
ÓRGÃO ATUANTES
As apreensões ocorreram em ações desencadeadas pela Fiscalização Ambiental do Naturatins. As ações contaram com a participação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Batalhão de Polícia Militar Rodovias e Divisas (BPMRED), Marinha do Brasil (Capitania Fluvial Araguaia – Tocantins), Guarda Metropolitana Ambiental de Palmas, Agência de Meio Ambiente de Porto Nacional e Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec).