O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) encontrou na tarde de sábado, 15, a diretora Eva Pereira, responsável pelo filme “O Barulho da Noite”, que foi uma das seis produções documentais escolhidas dentre 300 inscritos para compor a programação do 51º Festival de Cinema de Gramado, que acontece entre os dias 11 e 19 de agosto, no Palácio dos Festivais. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo confirmou presença na programação.
PRIMEIRA VEZ DO TOCANTINS
É a primeira vez que uma produção do Tocantins entra na programação oficial do Festival de Cinema de Gramado depois de passar por uma curadoria assinada pelo ator e diretor Caio Blat, o jornalista, escritor, crítico de cinema e professor Marcos Santuário e pela atriz e cantora argentina Soledad Villamil, protagonista de “O Segredo dos Seus Olhos”, ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2010.
DISPUTA ACIRRADA
Eva Pereira considerou especial o momento promovido pelo secretário da Cultura, Tião Pinheiro. “Estar competitiva para o Festival de Gramado é uma responsabilidade para com a região norte e com o Tocantins, além das mulheres que produzem audiovisual brasileiro. Nós acabamos de fazer o convite ao governador Wanderlei Barbosa, que nos deixou felizes e orgulhosos ao confirmar sua presença na exibição e apoio ao nosso projeto. E será uma honra, porque a gente chega com o calor humano do Tocantins para enfrentar essa disputa acirrada, pois passar em uma seleção de 300 inscritos, onde seis foram escolhidos, já é um prêmio”, exalta.
O BARULHO DA NOITE
O filme é um drama familiar que se passa na zona rural do Tocantins e conta a história da menina Maria Luiza, de 7 anos, que tem que lidar com um misto de sentimentos ao ver a sua família se desestruturar com a chegada do novo ajudante de roça do seu pai. Repleto de referências da cultura popular, o enredo tem como pano de fundo a Folia do Divino Espírito Santo, festejo bastante tradicional no Estado.