O Ministério Público (MPE) empreendeu na segunda-feira, 21, uma vistoria no Museu Casa Vitor, no distrito de Taquaruçu. A inspeção teve como objetivo verificar as providências adotadas pela Prefeitura de Palmas para a conservação e manutenção do imóvel. O trabalho foi coordenado pela promotora Kátia Chaves Galietta, que atua na Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural.
O MUSEU
A Casa Vitor é da década de 1950 e foi construída com adobe e telha colonial. Abriga acervos dos primeiros moradores da região. O imóvel é reconhecido pelos moradores de Taquaruçu pelo seu valor histórico e abriga acervos pertencentes aos primeiros moradores que povoaram a região.
CONDIÇÕES PRECÁRIAS
A inspeção foi feita a partir de procedimento administrativo instaurado pelo MPE, após notícia de que os museus Casa Vitor e Suçuapara, este último localizado no Parque Cesamar, estavam em condições precárias e com risco de desabamento. Como providências iniciais, um cronograma de reforma dos prédios foi requisitado à Fundação Cultural de Palmas (FCP).
PROBLEMAS
Durante a inspeção na Casa Vitor, Kátia Galietta constatou a necessidade de reforma na parte elétrica, telhado, entre outros. Os servidores da Fundação Cultural informaram que já foi contratada empresa especializada para efetuar a revitalização do museu e construção de prédio anexo. A promotora solicitou que sejam enviados todos os documentos referentes à revitalização e à nova obra para juntar aos autos.
MUSEU SUÇUAPARA INSPECIONADO EM JULHO
Em 25 de julho, inspeção com o mesmo objetivo foi realizada no Museu Suçuapara, onde se verificou que a reforma do prédio está em fase de conclusão e que há expectativa de reabertura do museu nesta quinta-feira, 24.