Na quarta-feira, 13, o Hospital Regional e Maternidade IrmãRita de Arapoema (HMIR) iniciou a operacionalização do prontuário eletrônico. Aunidade é o segundo hospital gerido pela Secretaria de Estado da Saúde(SES-TO), a receber a tecnologia do Sistema SX, desenvolvida pela empresa SaluxTechnology. A primeira foi o Regional de Pedro Afonso, no dia 05 de setembro.
Segundo a diretora geral do HMIR, Mariana Coppo, “a nossaexpectativa é que com o sistema, tenhamos mais acesso às informações de formamais ágil e isso impacta nas tomadas dedecisões e consequentemente em um melhor atendimento aos usuários”.
Quem operacionaliza o sistema aprovou a novidade. “o sistemaveio para facilitar nosso trabalho, é bem mais rápido e otimiza nossoatendimento aos pacientes, é de fácil utilização e com certeza nos auxiliarános processos dentro do hospital”, declarou a assistente de serviços de saúde,Alessandra Alves Matos.
O diretor de Serviços Administrativos Gerais da SES-TO,Ullanes Passos Rios explicou que “vários setores do hospital como a recepção eencaminhamento dos pacientes já estão com o sistema funcionando e até o finaldo mês toda a unidade estará integrada”.
A tecnologia
O prontuário eletrônico tem como objetivos integrar emonitorar os serviços hospitalares, abrangendo todas as fases, desde oatendimento inicial até a alta do paciente, com o intuito de aprimorar aqualidade dos cuidados prestados. O sistema oferece a vantagem de um prontuárioúnico para cada paciente, eliminando a necessidade de registro em papel egarantindo que todas as informações estejam disponíveis de forma contínua.
Mesmo em casos de transferência para outros hospitais, oprontuário eletrônico acompanha o paciente, permitindo que a equipeassistencial da nova unidade tenha acesso completo ao histórico do tratamento.Além disso, o sistema padroniza e otimiza a gestão de recursos, proporcionandomaior eficiência nos processos administrativos e, consequentemente, aprimorandoa qualidade dos serviços de saúde prestados.
Todas as unidades hospitalares do Estado estão programadas para receber treinamento visando capacitar seus profissionais e oferecer suporte para a implementação do novo sistema. O Hospital Regional de Araguaína(HRA), o Hospital Regional de Xambioá (HRX) e o Hospital Regional de Guaraí(HRGUA) já concluíram a instalação em sua infraestrutura. Além disso, a instalação do sistema está planejada para outros 12 hospitais. (Da assessoria de imprensa)