CINTHIA COMEÇA A SE MOVIMENTAR
A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), reuniu nessa segunda-feira, 19, pré-candidatos à sua sucessão: os deputados estaduais Júnior Geo (Podemos), Cleiton Cardoso (Republicanos) e Vanda Monteiro (UB); e os deputados federais Filipe Martins (PL) e Ricardo Ayres (Republicanos). A leitura que se fez do encontro é que Cinthia começou a se movimentar politicamente para tentar fazer o sucessor. Ausência sentida foi do ex-senador Eduardo Siqueira Campos (UB), que também se interessa pelo apoio do Paço. Ainda participaram da reunião os deputados estaduais Eduardo Mantoan (PSDB) e Júnior Brasão (PSB), além do secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Fabrício Viana.
GEO À VONTADE E VANDA ANIMADA
Júnior Geo se mostrou muito à vontade com a prefeita e Vanda saiu pra lá de animada da reunião. O primeiro objetivo, dizem, é consolidar um projeto em prol de Palmas e, de quebra, fazer uma frente que impeça que a deputada estadual Janad Valcari (PL) e o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), inimigos figadais de Cinthia, vençam as eleições do ano que vem.
LÉO ACOMPANHA GOVERNADOR
Uma constatação interessante é que o entorno desses pré-candidatos colocam o deputado estadual Léo Barbosa (Republicanos) e o vereador Marilon Barbosa (UB), respectivamente, filho e irmão do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), como aliados de Janad na corrida pela prefeitura. Contudo, Léo negou isso à coluna. Ele disse respeitar todas as pré-candidaturas, mas nunca ter tratado do assunto do apoio a um ou outro. “Acompanho o governador que, no momento certo, vai nortear nosso grupo”, avisou Léo.
INTEGRADOS AO PALÁCIO
De toda forma, o projeto de pré-candidaturas nesse entorno de Cinthia é se colocar como integrado ao Palácio, ainda que Geo hoje seja visto como oposição ao governo e Janad como aliada. No entanto, tenta consertar uma fonte ligada a esse grupo, o deputado disputou 2022 ao lado de Wanderlei.
ATÉ DIA 2
Por falar em Júnior Geo, ele pretende definir seu futuro no Podemos até o dia 2. O partido incorporou a sigla pelo qual ele se elegeu, o PSC, por isso, o parlamentar tem 30 dias para decidir se fica ou sai. Nos bastidores, existe uma disputa pelo comando do Podemos na Capital, onde Geo pretende disputar novamente as eleições de prefeito em 2024.
PRÉ-CANDIDATURA NÃO É PRIOTIRÁRIA
Contudo, o grupo do ex-deputado federal Tiago Dimas, presidente regional do Podemos, não abre mão de ter o comando em Palmas. A sigla, por óbvio, compõe o grupo do ex-prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas, que é do PL, presidido no Estado pelo senador Eduardo Gomes. Juntos eles têm projeto próprio para a disputa da Capital, e, com certeza, a pré-candidatura de Geo não é prioritária.
O NOME DOS DIMAS
O nome do Podemos que estaria bem encaminhado para assumir a presidência em Palmas é o de Júnior Luiz, muito próximos dos Dimas. De toda forma, aliados de Geo dizem que nada está definindo e que as negociações estão sendo feitas com calma.
AUDIÊNCIA DESNECESSÁRIA
Relator da CPI da BRK em Araguaína, o vereador Geraldo Silva (MDB) contou à coluna ter recebido nessa segunda-feira, 18, os documentos e está trabalhando neles. Silva até solicitou do presidente da Câmara, Marcos Duarte (SD), uma equipe técnica para auxiliá-lo. Ele disse que são muitos documentos e que demoraram a chegar. Mas garantiu que os trabalhos da CPI estão em andamento. Por isso, o vereador defendeu que é desnecessária a audiência pública convocada por Duarte para 3 de outubro antes de terminar os trabalhos da comissão. A audiência é para discutir a prestação de serviços de água e esgoto pela BRK Ambiental, o que, justamente, é alvo das investigações da CPI.
DIVERGÊNCIAS COM EMPRESA
Em nota, a Prefeitura de Brejinho de Nazaré negou perseguição política e disse que a demissão do médico Murilo Luiz Martins, semana passada, se deveu a “apenas algumas divergências entre o poder público e a empresa do Dr. Murilo”. “O que é fato corriqueiro para administração pública ter que lidar com rescisões e novas contratações”, diz a nota. A demissão gerou a indignação dos moradores e profissionais da saúde da cidade.
APOIOU ADVERSÁRIO
Ainda na nota, a prefeitura agradeceu ao médico “pelo bom trabalho prestado a essa municipalidade”, lembrou que ele apoiou a candidatura adversária nas eleições de 2020 e, mesmo assim, “continuou trabalhando com a atual gestão por 2 anos e 8 meses, o que demonstra que não existe perseguição política”. “Além disso, [a gestão] aumentou o seu salário e deu melhor qualidade de trabalho, reformando integralmente os PSFs da cidade”, diz a nota.
QUER VOLTAR À PREFEITURA
Ex-prefeito por duas vezes, Tom Belarmino pretende voltar ao comando da Prefeitura de Pedro Afonso. Ele afirmou à coluna que quer governar novamente não “para atender demanda minha, sonho meu”. “É para atender mais as circunstâncias que eu venho acompanhando na política de Pedro Afonso”, avisou. Belarmino disse que sua gestão colocou a cidade “como referência no Estado, como polo de desenvolvimento”. “De lá para cá, isso se perdeu porque as obras estruturantes e estruturais deixaram de acontecer, ficaram mais aquelas obras paliativas de tapar buraco, de fazer praças, de fazer isso e aquilo, ou seja, mais um serviço de manutenção”, comparou.
GERAÇÃO DE EMPREGO
Ele afirmou que o que busca para Pedro Afonso “são indústrias para a geração de emprego e renda”. “É preciso um prefeito comprometido com isso”, ressaltou. Belarmino disse que, quando deixou a prefeitura, entregou mais de 500 casas populares e, nos três mandatos seguintes, passados mais de 15 anos, a população recebeu menos de 100 moradias.
SÓ SE TIVER CONDIÇÕES JURÍDICAS
De toda forma, o ex-prefeito avisou que só será candidato se tiver segurança jurídica, com todos os seus problemas judiciais resolvidos. Em 2012, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO) o tornou inelegível por oito anos por abuso de poder econômico. Belarmino disse que está buscando resolver todas as pendências. “Já está bastante adiantado e, logo logo, eu devo ter todas as certidões em mãos”, assegurou.
VANTAGENS PESSOAIS
O prefeito de Nazaré, Clayton Paulo (PTB), enviou ofício nessa segunda-feira, 18, ao presidente da Câmara, Rui do Egito (MDB), em que presta informações sobre o episódio do afastamento de Warley Sales da Silva, coordenador da Folha de Pagamento da Secretaria Municipal da Administração e Infraestrutura. A medida gerou mil e um especulações na cidade. No ofício, Clayton explica que “em apurações preliminares, foi constatada adulteração de contracheques, o que possibilitou a obtenção de empréstimos junto a Caixa Econômica Federal, de forma ilícita, com o intuito de obter vantagens pessoais”. Contudo, o prefeito garantiu que “nenhum pagamento de parcela foi feita pela Prefeitura Municipal de Nazaré, não causando ao município danos financeiros”.
CIDADÃO PALMENSE
O ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha é o mais novo cidadão palmense. O título na Câmara foi apresentado pelo vereador Mauro Lacerda (PSB) e coube à prefeita Cinthia Ribeiro, inimiga de Amastha, sancioná-lo. Nas redes sociais, o ex-gestor disse que “durante muitos anos” sonhou com a honraria. “Achava covardia pedir para algum vereador propor. Afortunadamente, este ano o vereador Mauro Lacerda me deu esse grande presente. Já tinha a nacionalidade brasileira, quando escolhi ser chamado de brasileiro, agora posso ser chamado também de palmense”, comemorou Amastha em seu perfil no Instagram.
RODOVIA IRIS REZENDE
O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) propôs na Assembleia que passe a se chamar Rodovia Iris Rezende Machado o trecho da TO-280 entre o trevo da BR-242, próximo a Peixe, e o entroncamento da TO-040, em Almas. “Goiano e tocantinense, essa é uma justa homenagem a quem já fez muito pela região que hoje compreende o nosso Estado”, defendeu Mantoan. Ele argumentou que Iris, que já foi prefeito de Goiânia, deputado estadual do estado vizinho, ministro da Agricultura, senador e governador do Goiás, “também lutou bravamente pelo povo que aqui no Tocantins se encontra e pelo desenvolvimento da região”.
SESSÃO SOLENE
A Câmara de Palmas realizará nesta quarta-feira, 20, a partir das 9 horas, sessão solene pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O requerimento é da vereadora Laudecy Coimbra (SD) e foi aprovado em caráter de urgência nesta terça-feira, 19.