EDUARDO CAMINHO DIFERENTE DE GEO
O ex-senador Eduardo Siqueira Campos, pré-candidato a prefeito de Palmas, para pôr fim à relação com seu partido, o União Brasil, optou por um caminho diferente daquele tomado por seu possível concorrente de 2024, o deputado estadual Júnior Geo, que vive um momento de choque com sua legenda, o Podemos. Claramente sem espaço no UB, que está pra lá de amarrado com a pré-candidatura a prefeita da deputada estadual Janad Valcari (PL), ao invés de uma saraivada de ataques, Eduardo enviou uma elegante carta de desfiliação à presidente regional, senadora Dorinha Seabra Rezende.
RENOMADA AGREMIAÇÃO
No documento, Eduardo lembra que no UB pôde “conviver não apenas com Vossa Excelência [Dorinha], mas com outros grandes nomes da política nacional”. Em seguida, o pré-candidato, que ruma para o Podemos, diz que, para que possa dar prosseguimento à sua caminhada, pede “a desfiliação dessa renomada agremiação, tão bem presidida por Vossa Excelência”. Então, Eduardo conclui: “Nesta oportunidade, desejo a Vossa Excelência e aos demais membros do partido êxito na luta pelo desenvolvimento de Palmas, do Tocantins e do Brasil”.
SEM DESCONFORTO
O deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) contou à coluna que passou o dia todo de quarta-feira, 27, com o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) e que trocou mensagens com ele na manhã dessa quinta-feira, 28, e não sentiu nenhum desconforto por conta de sua Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê elevar o índice para emendas parlamentares dos atuais 1,2% para 2% da receita do Estado. Mantoan desmentiu as especulações de que pediria a retirada da matéria. O deputado ainda disse que o índice que será fixado está totalmente aberto à discussão com o Palácio.
FRENTE AMPLA EM COLINAS
Em Colinas, a oposição formou uma ampla frente para se preparar para as eleições do ano que vem. O atual vice-prefeito Francisco do Cacau (Podemos) se uniu à ex-prefeita Maria Helena, à ex-vice-prefeita e ex-vereadora Raimundinha, ao atual presidente da Câmara, Leandro Coutinho, ao vereador Marcão e ao fazendeiro Paulinho Boiadeiro. Todos eles críticos da gestão de Josemar Kasarin (UB) e todos pré-candidatos a prefeito. A frente está sendo chamada de União por Colinas, e seus integrantes garantem que estão despidos de vaidades e que o interesse maior é o desenvolvimento da cidade.
FORTE SINTONIA
Na abertura da Agrosoja em Cariri, na noite dessa quinta-feira, 28, chamou a atenção a forte sintonia demonstrada entre o vice-governador Laurez Moreira (PDT) e o deputado federal Carlos Gaguim (UB). Ambos estavam em palanques opostos em 2020 – Laurez com Gutierres Torquato (PDT) e Gaguim com Josi Nunes (UB) – e o deputado chegou a tirar onda com a derrota do candidato do então prefeito na época. Mas em Cariri nessa quinta ficaram próximos o tempo todo.
PRÉ-CANDIDATOS NA FESTA
A abertura da festa contou com vários pré-candidatos a prefeito e vereadores das cidades da região sul. Dentre eles, Roberto Sampaio, de Alvorada, pré-candidato a prefeito; o vereador Valdônio Rodrigues, que é de Gurupi, mas pré-candidato a prefeito em Cariri; Juarez Moreira, filho de Laurez e pré-candidato a vereador em Gurupi.
OPOSIÇÃO VEM FORTE
O deputado estadual Nilton Franco (Republicanos) marcou presença em Cariri e, durante conversa com amigos, afirmou que a oposição vem forte em Paraíso, onde ele e o ex-deputado federal Osires Damaso (Podemos) estão juntos e são pré-candidatos a prefeito. Os dois ainda contam com o apoio do ex-prefeito e ex-governador Moisés Avelino.
O MAIS APLAUDIDO
Ainda na Agrosoja, o vereador e pré-candidato a prefeito de Cariri, Elton Moreira, conhecido por Tetim do Açougue (UB), foi o mais aplaudido durante a abertura do rodeio, na hora da chamada das autoridades.
CARIRI, A CIDADE DA VEZ
Durante o show da dupla que faz com Marrone, o cantor Bruno perguntou ao público se Gurupi ainda tinha festa de Peão – a cidade este ano teve o evento cancelado. Então, Bruno sentenciou que Cariri agora é a cidade da vez.
FLÁVIO É O FAVORITO
Aliados do prefeito de Talismã, Diogo Borges (PSD), garantem que o secretário-chefe de gabinete, Eder Nunes, não deve ser o candidato dele à sucessão. Conforme esse entorno de Diogo, outros dois nomes têm a preferência, Flávio Cristo Rei, amigo do prefeito; e a ex-prefeita Miriam Ribeiro. Os aliados dizem que, no grupo, Flávio tem um favoritismo.
PRESENÇA DOS 3 CANDIDATOS A MINISTRO
Jantar na noite de quarta-feira, 27, em comemoração ao aniversário do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que completou 68 anos dia 16 de setembro, foi realizado na residência da ex-senadora tocantinense Kátia Abreu (PP), em Brasília. Entre os presentes, nada menos do que os três nomes mais cotados para a indicação do presidente Lula à próxima vaga no STF: o ministro da Justiça, Flávio Dino; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o advogado-geral da União, Jorge Messias.
KÁTIA QUE QUIS
Conforme o jornalista Robson Bonin, do site de Veja, Calheiros disse que foi a ex-senadora quem quis fazer a homenagem a ele: “Eu disse para a Kátia: ‘Vamos deixar para o próximo ano, nunca comemorei publicamente’. Mas ela quis fazer essa homenagem”.
ASSINATURA DE KÁTIA
Ainda segundo Bonin, o jantar teve como prato principal uma fritada de aratu – segundo o jornalista, a assinatura dos eventos organizados por Kátia –, preparada pelo marido da ex-senadora, Moisés Gomes.