A Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou na manhã dessa segunda-feira, 5, a inspeção ordinária no Poder Judiciário do Tocantins, que segue até esta quarta-feira, 7. O procedimento está previsto no Regimento Interno do órgão e é feito anualmente. Os trabalhos de checagem do funcionamento de áreas administrativas e judiciais e dos cartórios extrajudiciais são desenvolvidos por magistrados e servidores de tribunais brasileiros reunidos para essa tarefa. O horário de expediente não será alterado e os prazos dos processos em tramitação também seguem normalmente.
ABERTURA
O TJTO promoveu uma solenidade de abertura com a presença do juiz auxiliar da Corregedoria, o desembargador Fábio Uchôa Montenegro. “O que tentamos é harmonizar, contribuir e cooperar para a melhoria desse serviço jurisdicional e das unidades cartorárias, administrativas, extrajudicial de todos os estados”, afirmou o magistrado, representando o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, que cumprirá agendas no Executivo e no Legislativo.
HUMILDADE
A presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, deu as boas-vindas à equipe da Corregedoria Nacional. Na ocasião, a magistrada listou a deficiência numérica de magistrados como uma das dificuldades do Poder. Entretanto, a Corte já iniciou a reestruturação das comarcas e promoveu o aumento do número de cadeiras no Tribunal Pleno de 12 para 20. “Nós temos ciência e humildade para receber todos os apontamentos do CNJ [Conselho Nacional de Justiça] de forma a contribuir para a melhoria do nosso trabalho”, afirmou.
AGENDA COM ALETO
O corregedor Nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, e o desembargador Fábio Uchôa Montenegro, aproveitam a passagem no Tocantins para também fazerem uma visita institucional à Assembleia Legislativa. A dupla será recebida pelo presidente da Casa de Leis, Amélio Cayres (Republicanos), nesta quarta-feira, 7, às 14 horas.