Com investimento de R$ 7 milhões viabilizado por emenda da ex-senadora Kátia Abreu, o projeto “Cidade Inteligente” da Prefeitura de Paraíso do Tocantins tem previsão para ser iniciado no início de julho. O município pretende garantir o videomonitoramento ininterrupto com a instalação de 117 câmeras na área urbana. “Esses sistemas de vigilância oferecem uma visão abrangente, permitindo detectar incidentes, como crimes, acidentes de trânsito e emergências médicas. Além disso, a presença visível de câmeras de segurança pode inibir potenciais infratores, aumentando a sensação de segurança dos cidadãos”, defendeu o prefeito Celso Morais (MDB).
INSTALAÇÕES
As câmeras estão sendo instaladas em todas as entradas e saídas da cidade e principais vias, com foco nos espaços públicos como praças e comércio. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Implementos Agrícolas, o monitoramento contará com três tipos de câmeras: que farão reconhecimento de placa de veículo, reconhecimento facial com zoom de até 5 quilômetros e as câmeras que possuem giro de 360º.
CENTRAL DE MONITORAMENTO
A Prefeitura de Paraíso manterá o controle da Central de Monitoramento e após a implantação do projeto buscará parceria com as forças de segurança, uma vez que as gravações das câmeras podem servir como evidências em investigações criminais, contribuindo para a identificação e punição de criminosos.