PALACIANOS X PREFEITURA
A inauguração da nova ponte de Porto Nacional, no final da tarde e início da noite de sexta-feira, 14, teve claramente contornos eleitorais. Isso ficou muito claro na composição de dois grupos: de um lado, o do Palácio Araguaia, que tem como pré-candidato a prefeito da cidade o deputado federal Antônio Andrade (Republicanos); e, de outro, o do pré-candidato à reeleição Ronivon Maciel (UB). Quem mostrou força em termos de militantes presentes à festa de inauguração foi Ronivon, que colocou na ponte cerca de 1,5 mil das 2 mil pessoas que estavam por lá — diga-se: número muito pequeno de populares pela tamanha importância da ponte e para o momento pré-eleitoral do Estado.
NÃO ESPERARAM PREFEITO
O grupo do prefeito — todo vestido de branco — criticou o fato de a comitiva do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) não ter esperado Ronivon para que todos pudessem atravessar a ponte juntos a pé, como fizeram os palacianos. Segundo os aliados do prefeito, os governistas chegaram com muito atraso para a solenidade, já que estavam num regabofe promovido à comitiva de Wanderlei na residência do ex-senador Vicentinho Alves.
EMPURRA-EMPURRA
Também criticam o encontro dos dois grupos — municipais e palacianos — porque, dizem, os seguranças do Estado teriam atropelado os populares, o que gerou um certo empurra-empurra, mas acabou ficando só nisso mesmo. Ainda lamentam o fato de o prefeito Ronivon nem ter sido aguardado para o descerramento da placa. Quando ele conseguiu se aproximar, a inauguração já tinha ocorrido.
RONIVON BEM TRATADO NO PALANQUE
Contudo, mais tarde, no palanque, contam que Ronivon fui muito bem tratado por todos — ainda quem atribuam o convite para ele subir ao palco a força demonstrada por seu grupo presente, a grande maioria. Inclusive, essa força popular do prefeito no evento levantou a suspeita de que motivou ainda o fato de a cerimônia só ter contado com o pronunciamento do presidente da Ageto, Márcio Pinheiro, e do governador Wanderlei. Havia um temor, dizem, de que Andrade pudesse ser vaiado pelos militantes de Ronivon que tomavam a festa.
RONIVON É WANDERLEI
De toda forma, o grupo do prefeito mostrou pelas palavras de ordem que não queria saber de briga com o governador Wanderlei. Além de gritar o nome do pré-candidato à reeleição, outra frase de efeito que se ouvia era: “Ronivon é Wanderlei”.
ÁLVARO DA A7: PONTE É DO POVO
Não só Ronivon e Andrade, mas também o pré-candidato a prefeito de Porto pelo PSB, Álvaro da A7, também marcou presença na inauguração da ponte, com um grupo pequeno mas animado de militantes. Na faixa uma mensagem com claro subtexto: “Ponte de Porto: um patrimônio do povo”. Ou seja, nem da prefeitura, nem do Palácio.
A NOVA COMISSÃO DO REPUBLICANOS
O Republicanos está com a comissão provisória estadual renovada desde o dia 4, com validade até 18 de novembro. O presidente continua sendo o governador Wanderlei Barbosa, com o deputado federal Ricardo Ayres de primeiro vice-presidente e o presidente da Assembleia, Amélio Cayres, de segundo vice-presidente. O superintendente do Sebrae, Rérisson Antônio Castro Leite, o Manin — filho de Wanderlei –, é o secretário-geral; Joyce de Souza Lima, a primeira secretária; e o deputado federal Antônio Andrade, o segundo secretário. Marcelo Rosseto Claudiano, o primeiro tesoureiro, e o deputado estadual Olyntho Neto, o segundo tesoureiro. A direção estadual ainda tem os vogais: o deputado estadual Valdemar Júnior, o deputado estadual Nilton Franco e a ex-deputada estadual Valderez Castelo Branco. A secretária estadual da Mulher, Berenice Barbosa — irmã de Wanderlei –, é também vogal e a secretária-geral do Movimento Mulheres Republicanas.
AMASTHA TOCA EM TEMA ESPINHENTO
Nas redes sociais nesse domingo, 16, o ex-prefeito de Palmas Carlos Amastha (PSB) tocou num tema que lhe é bastante espinhento: a greve da educação em seu governo, um dos principais motivos que fazem os servidores do municípios olharem para ele meio de esguelha. “Não posso deixar de falar desse assunto muito triste: a greve dos professores na minha gestão”, postou Amastha. Mas ele não se dá por vencido e se defende atacando: “Sabemos que essa greve não teve motivo, e faço questão de explicar o porquê: foi um ato puramente político, pelos motivos que explico no vídeo. Infelizmente a política prevaleceu”. Para o ex-prefeito, os salários estavam no máximo do que a prefeitura poderia pagar, a infraestrutura das escolas “era de primeira”, ar-condicionado em todas as salas de aula e todas as obrigações com a categoria estavam sendo pagas.
OUTRA CAPACIDADE DE DIÁLOGO
Amastha admitiu, porém, que o movimento ganhou mais caldo porque ele era “absolutamente inexperiente”. Segundo o ex-prefeito, hoje seria diferente: “Porque minha capacidade de diálogo é outra”.
JORGE FREDERICO LANÇA PRÉ-CANDIDATURA NA 5ª
A pré-candidatura a prefeito de Araguaína do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos) será lançada na quinta-feira, 20, às 19 horas, no Ginásio do Sesc da cidade, com a presença do governador Wanderlei Barbosa.
IRISNETE LANÇA PRÉ-CANDIDATURA EM IPUEIRAS
Em Ipueiras, foi lançada no sábado, 14, a pré-candidatura de Irisnete Pinto (PSD). Ela conta com o apoio da principal liderança política da cidade, o empresário e agropecuarista Israel Siqueira, que participou do evento, juntamente com sua esposa, Dona Eliete, sua filha, Lívia Siqueira, e Dra. Marilúcia, viúva do governador Siqueira Campos. Irisnete, que deve disputar a prefeitura contra o ex-vereador de Porto Nacional Neto Aires (Progressistas) — filho do ex-senador Vicentinho Alves –, tem ainda em seu palanque o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos) e o estadual Cleiton Cardoso (Republicanos).
OPORTUNIDADE DE MUDAR OS RUMOS
O pré-candidato a prefeito de Araguaína e ex-deputado federal Célio Moura (PT) foi recebido pelo secretário-geral do PT Nacional, Henrique Fontana. “Vocês que moram em Araguaína têm a oportunidade de mudar os rumos da cidade para melhor. O Célio foi um grande deputado federal, e está com o apoio do presidente Lula”, afirmou Fontana. “Célio, conta com todo o apoio de nossa direção nacional, e vamos fazer uma grande campanha lá em Araguaína”, disse ao pré-candidato no vídeo. Assista:
MOMENTO HISTÓRICO
Quem também foi à inauguração da ponte de Porto Nacional foi o médico Vinícius Pires (Republicanos), acompanhado do pai, o ex-governador Raimundo Boi. “Um momento histórico para nosso Tocantins. A ponte de Porto Nacional era uma demanda antiga da cidade e beneficiará toda a região. Estou muito feliz por mais uma vez presenciar um momento histórico do nosso estado”, afirmou Vinícius Pires.