ENCAMPOU MAIS QUE QUALQUER OUTRA
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) mostrou ter encampado, como nenhuma outra pelo Estado, a pré-candidatura a prefeito de Araguaína do deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos), lançada na noite dessa quinta-feira, 20. Em seu discurso, Wanderlei avisou que vai andar pelas ruas da cidade atrás de voto para o correligionário. “Eu sou governador em determinado momento, mas eu sou mesmo é cabo eleitoral seu [falou para Jorge]. Eu vou caminhar nas ruas de Araguaína junto com você. Nós vamos mudar a realidade e a história desta cidade”, disse. Lembrando que o governador vai até alugar casa em Araguaína para ficar alguns dias da semana por lá durante a campanha eleitoral.
REPRESENTOU A MUDANÇA EM 2022 E AGORA A MUDANÇA É JORGE
Sem citar nomes, Wanderlei lembrou que o grupo do prefeito Wagner Rodrigues (UB) está há 12 anos no poder, e defendeu mudança. “Eu quero que vocês promovam a mudança, como promoveram para mim. Eu representei neste estado uma mudança. Jorge Frederico é a mudança, é a mudança para melhor, é o sentimento de um novo que vai fazer diferente”, garantiu.
EMBARCA NA CRÍTICA À CARGA TRIBUTÁRIA
Indiretamente, o governador ainda embarcou na principal crítica da campanha de Jorge Frederico contra Wagner, a acusação de que a gestão do prefeito aumentou exageradamente impostos municipais. “Tem momentos em que você vai cuidar da carga tributária. Não é diminuindo o orçamento das famílias de Araguaína que você vai fazer um bom governo. Se você tiver que discutir o IPTU, discuta, da mesma forma que nós reduzimos impostos no estado”, comparou ao pré-candidato do Republicanos.
VICENTINHO JR PEDE ELENIL
Em seu discurso no lançamento de Jorge Frederico, o deputado federal Vicentinho Júnior defendeu seu companheiro de Progressistas e ex-deputado estadual e ex-secretário do Esporte e Juventude Elenil da Penha para vice-prefeito da chapa.
SÓ NAS CONVENÇÕES
Contudo, apesar da expectativa que havia, o pré-candidato a prefeito da oposição não anunciou seu companheiro de chapa. Além de Elenil, estão no páreo o ex-vice-governador Paulo Sidnei (PDT) e o médico Hugo Mendes (SD). O que se fala agora é que este debate é muito delicado e que só se resolver nas proximidades ou no dia da convenção.
OS TRÊS PERFIS
Dos três pré-candidatos a vice, o que se diz é que Paulo Sidnei agrega mais pelo passado histórico e pela confiança que tem do eleitor araguainense, visto como competente e sério com a coisa publica. Elenil é mais jovem e visto com grande uma capilaridade eleitoral, maior do que os outros. Hugo Mendes é tido como um nome novo na política, leve e de muita seriedade. Contudo, a campanha de Jorge não quer perder ninguém. Por isso, a questão será exaustivamente conversada para buscar convergência na convenção.
FORA DO MDB APÓS 50 ANOS
Ainda sobre Araguaína, o MDB perdeu um de seus nomes mais históricos do Estado. O ex-vereador José Ferreira Barros Filho, o Ferreirinha, deixou o partido, após o episódio em que foi destituído da presidência local do partido, numa manobra pilotada pelo deputado federal Alexandre Guimarães, em que a maioria dos membros do diretório municipal renunciaram. Ferreirinha, que tinha 50 anos de filiação ao MDB, aceitou convite de Jorge Frederico, seu sobrinho, e vai presidir o Republicanos em Araguaína.
UM APOIO CONFIRMADO DE ALEXANDRE A PRÉ-CANDIDATO DO MDB
Por falar nisso, o pré-candidato a prefeito do MDB de Ipueiras, o empresário Nícolas Pedreira, vai ter o apoio do presidente estadual do partido, o deputado federal Alexandre Guimarães. Nícolas afirmou à coluna que, além de garantir o respaldo total do MDB, o apoio do deputado Alexandre Guimarães “é muito relevante porque ele abre canais para nós”. “Em caso de sucesso, ter acesso a recursos federais indispensáveis para fazer a transformação que o Ipueiras precisa. O deputado é muito bem articulado, tem condições de contribuir com emendas parlamentares e contato direto com a gestão comandada pelo presidente Lula. O apoio é um impulso gigante para a nossa pré-candidatura”, avaliou.
NÃO DEU PARA FRED SODRÉ
Em Miracema, não deu mesmo para o superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faet), Fred Sodré, a vaga de vice da prefeita Camila Fernandes (Republicanos). Ele, que era o favorito, realmente está filiado ao Progressistas, concluiu a campanha de Camila, e o partido está sob domínio do ex-prefeito Júnior Evangelista, que indicou a esposa Andréa Bucar para vice na chapa de Ivory de Lira (PCdoB). Sodré garante, contudo, que havia pedido a desfiliação e que teria migrado para o PSDB.
A NOVA PRÉ-CANDIDATA A VICE
Assim, surge a nova pré-candidata a vice de Camila, a professora Vânia Passos, do União Brasil, que já tem acompanhado visitas da prefeita pela cidade. Vânia é esposa do ex-secretário da Agricultura de Miracema na gestão do prefeito Moisés da Sercon, a produtor rural Roberto Passos. A pré-candidata foi diretora do campus da UFT na cidade e é muito querida pela comunidade acadêmica.
GABI SIQUEIRA CAMPOS REPRESENTA FAMÍLIA EM HOMENAGEM AO AVÔ
A médica Gabriela Siqueira Campos é a responsável pelo perfil nas redes sociais do pai, o pré-candidato a prefeito de Palmas pelo Podemos, Eduardo Siqueira Campos. Ela suspendeu temporariamente suas atividades em São Paulo até outubro para ficar ao lado do pai nesta campanha. Gabi, como é chamada pela família e amigos, ainda se destacou com o excelente discurso ao ir a Tocantínia, na tarde de quarta-feira, 19, onde representou a família na homenagem para o avô no Complexo Poliesportivo José Wilson Siqueira Campos. Assista o discurso de Gabi:
PEDRO JÚNIOR, O MAIS NOVO DEPUTADO TOCANTINENSE
O empresário e suplente Pedro Júnior (PL) assumiu nessa quinta-feira, 20, a vaga de deputado federal por 121 dias. Ela ficará no lugar do titular, Eli Borges (PL), que tira a primeira licença de todos os seus 32 anos de vida pública. Pedro Júnior é de Araguatins, no Bico do Papagaio, e, diferente de Eli, que é pastor evangélico, o empresário é católico, mas ambos têm o comum o fato de serem homens de muita fé. Pedro Júnior disse ser “fã” de Eli, a quem chama de “guerreiro”, pela dedicação do parlamentar ao trabalho e ao Estado, e ressaltou à coluna que quer dispor das 24 horas diárias dos próximos 121 dias em prol do Tocantins. “Estou muito feliz pela oportunidade”, afirmou o novo deputado, que recebeu 8.194 votos em 2022.
ESPAÇO PARA A CULTURA REGIONAL
O senador Eduardo Gomes (PL), que também vai se licenciar, disse à coluna que começará intenso trabalho de promoção da cultura regional a partir deste segundo semestre. Ele quer buscar recursos e garantir oportunidades para músicos e para arte popular tocantinense em eventos por todo o Estado. Para isso, uma de suas ações será pedir o apoio dos prefeitos para que na realização de eventos sempre haja espaço para a nossa arte. “É muito bom trazermos artistas nacionais para os nossos municípios, mas é fundamental valorizar também os nossos artistas. Inclusive, o governador Wanderlei está de parabéns por ter colocado Everton dos Andes e Chiquinho Chokolate na programação cultural da inauguração da ponte de Porto Nacional no dia 14. Se não valorizarmos nossa cultura, nossos cantores, toda essa riqueza artística do Tocantins vai se perder em poucas gerações”, afirmou o senador, dizendo-se preocupado com essa possibilidade.
NÚBIA DOURADO VAI BUSCAR VAGA NA CÂMARA
Por falar em nossos artistas, a cantora Núbia Dourado vai disputar vaga de vereadora de Palmas pelo Republicanos. Na posse da nova comissão metropolitana do partido, na terça-feira, 18 — agora presidida pelo deputado estadual Léo Barbosa –, Núbia destacou a importância da representatividade feminina na política. Ela agradeceu à secretária estadual da Mulher, Berenice Barbosa, por convidá-la a fazer parte do Republicanos e por incentivá-la a encarar o desafio de buscar uma vaga no Legislativo da Capital. Núbia demonstrou entusiasmo em contribuir com a defesa dos direitos das mulheres e com a promoção da cultura.
ZEN DE LUZIMANGUES CHAMA A ATENÇÃO TAMBÉM DA CLASSE POLÍTICA
Além de empresários, a Zona Especial de Negócios (ZEN) tem chamado atenção dos políticos. Ela prevê a implantação de um condomínio industrial multimodal, em Luzimangues, motivado pelo deslocamento da produção industrial para o interior do país após a implantação da Ferrovia Norte-Sul. Depois de o vice-governador Laurez Moreira (PDT) ter ido conhecer a proposta, nesta semana a ZEN foi apresentada aos deputados estaduais Nilton Franco (Republicanos) e Luciano Oliveira (PSD) pela CEO e arquiteta da ZEN, Sonia Maria Areas, que já executou projetos de grande porte no Brasil e no exterior. Ela estava acompanhada da engenheira de campo Keyla Souza Nunes.