FIM DO ARMISTÍCIO
Em sua festa de aniversário, na noite dessa quarta-feira, 3, em Gurupi, o vice-governador Laurez Moreira (PDT) colocou fim ao armistício que dura desde o final das eleições de 2020 e abriu fogo contra a prefeita Josi Nunes (UB). “Dinheiro público não dá pra brincar”, disse ao falar de verba que deixou para obras que não foram realizadas. Laurez apoia a pré-candidatura do deputado estadual Eduardo Fortes (PSD), que tem o filho do vice-governador, Juarez Moreira (PDT), de companheiro de chapa.
TRABALHO EXEMPLAR
Em resposta, a prefeita Josi Nunes afirmou em nota nesta quinta, 4, que “respeito a opinião do vice-governador”, mas que acredita “que a população reconhece o trabalho exemplar que venho realizando na cidade, e isso, muito antes do meu mandato como prefeita”. “Estou dedicada a seguir em frente, ampliando projetos e ações que proporcionam mais qualidade de vida e oportunidades de crescimento aos gurupienses”, avisou.
Leia a íntegra da nota:
“Em minha vida sempre valorizei o respeito e a verdade. Esses princípios não são negociáveis para mim. Venho fazendo uma pré-campanha limpa, sem ataques e focada em continuar transformando Gurupi. Ao contrário dos adversários que preferem me atacar ao invés de apresentarem propostas que beneficiem a população, mantenho meu compromisso com o que realmente importa, as famílias da nossa Gurupi. Respeito a opinião do vice-governador, mas acredito que a população reconhece o trabalho exemplar que venho realizando na cidade, e isso, muito antes do meu mandato como prefeita. Estou dedicada a seguir em frente, ampliando projetos e ações que proporcionam mais qualidade de vida e oportunidades de crescimento aos gurupienses. A Democracia permite diferentes pontos de vista e opiniões, mas o que realmente enriquece o debate são as ideias e propostas, e não os ataques pessoais. Como representante do governo estadual, que decide as ações de interesse dos municípios tocantinenses, trato o vice-governador com o devido respeito. Meu foco é continuar construindo uma cidade cada vez melhor para todos.”
Josi Nunes
Prefeita de Gurupi
NÃO FOI À FESTA, MAS CHEGOU DE MADRUGADA AO TO
Sobre a grande festa de aniversário de Laurez em Gurupi, o comentário geral foi a ausência do governador Wanderlei Barbosa, que prestigiou seu vice na regabofe do ano passado. Contudo, a informação da Secretaria Estadual da Comunicação, é que Wanderlei, que estava em Portugal, chegou ao Tocantins somente nesta madrugada.
LUXEMBURGO COM STALIN
O técnico de futebol e empresário Vanderlei Luxemburgo (Podemos) gravou vídeo em que declara apoio à pré-candidatura do ex-deputado estadual Stalin Bucar (Progressistas) a prefeito de Miranorte. “Ele tem um trabalho e um legado bonito que deixou nessa cidade com a sua gestão maravilhosa, na inclusão do esporte, na inclusão da educação. A sociedade foi beneficiada com o seu trabalho”, afirmou Luxemburgo. “É hora de voltarmos com essa gestão de qualidade”, recomendou.
QUASE DEU TROCA DE SOCOS
A votação das contas de 2019 do prefeito de Taipas, Sílvio Romero (UB) — na foto, à dir. –, pela Câmara, na noite dessa quinta-feira, 3, quase terminou em troca de socos. O TCE-TO deu parecer pela rejeição, mas Romero, que tem 5 dos 9 parlamentares ao seu lado, conseguiu sair vitorioso no Legislativo, ao conseguir o quórum qualificado de dois terços exigidos. Assim, o placar final ficou em 6 votos a 3 pela aprovação das contas. O que surpreendeu é que o prefeito teve o voto de seu mais ardoroso oposicionista, o vereador Divino do Jaburu (Progressistas). Isso ficou claro porque, apesar de a mesa da Câmara ter optado pelo julgamento secreto, a oposição combinou de declarar o voto publicamente ao ser convidada a ir à urna. Todos cumpriram o combinado, só não Divino, que pegou a cédula e foi em silêncio votar.
INSULTOS E XINGAMENTOS
Terminada a votação, o ex-prefeito Joaquim Azevedo, adversário derrotado nas últimas duas eleições, ia deixando a Câmara, quando um parente de Romero partiu para cima dele com insultos, segundo as testemunhas. Já fora do Legislativo, foi a vez de o prefeito abordar Joaquim, conforme o ex-gestor, com xingamentos e o chamando para os tapas. O ex-prefeito perdeu a paciência e se armou uma confusão, que só não terminou em socos porque os brigões foram segurados.
ADJETIVOS NADA LISONJEÁVEIS
Em dois áudios que circulam nas redes sociais da cidade após a confusão, uma pessoa que se identifica como sobrinho de Joaquim saiu em defesa dele e avisou ao prefeito que não encoste em seu tio, ou a coisa vai esquentar. No áudio, o cidadão xinga Romero com adjetivos nada lisonjeáveis para um político.
OS PRÉ-CANDIDATOS
A pré-candidata de Romero à sucessão é a vice de seus dois mandatos, Maria do Socorro Carvalho dos Santos (MDB) — que já foi prefeita interina, presidente da Câmara e vereadora de vários mandatos. Ela deve enfrentar o vereador oposicionista Enivaldo Pereira dos Santos (Progressistas).
JOSI, A PREFEITA CURRALEIRA
Em seu discurso na manhã desta quinta-feira, 4, na solenidade do acordo de cooperação técnica para implantar a Casa da Mulher Tocantinense em Gurupi, a secretária estadual da Mulher, Berenice Barbosa, chamou Josi Nunes (UB) de “prefeita curraleira” — termo usado pelo marketing do irmão dela, o governador Wanderlei, na campanha de 2022. Depois Berenice ainda disse que Josi “tem sido uma boa prefeita” e que, “com certeza, vai continuar”.
RICARDO PARENTE NO COMANDO
Enfim, saiu a nova comissão provisória do Republicanos em Colinas, validada no dia 26 de junho e que ficará em vigor até 31 de dezembro. O governador Wanderlei, presidente estadual, confirmou o comando municipal para o vereador Ricardo Parente, como a coluna havia antecipado, e o colega dele de Câmara, Washington Ayres, é o vice-presidente. Contudo, nada de definição do vice do prefeito Josemar Kasarin (UB).
PDT DE LAUREZ APOIA REELEIÇÃO DE SALOMÃO
Se o Republicanos, de Wanderlei, está lançando Jailton Bezerra em Dianópolis, o PDT, do vice Laurez, declarou apoio à reeleição do prefeito José Salomão (PT). A direção local fez a declaração de apoio na residência do presidente da sigla na cidade, José Batista, o Kurica, com a presença do prefeito.
OUTRA OPÇÃO EM ARAGUATINS
Diante da indecisão do deputado estadual Wiston Gomes (PSD), um nome que também começa rondar Araguatins como possibilidade de aposta da oposição é o do empresário Edgard Tolentino, o Dinga (PDT), filho do ex-deputado estadual Luiz Tolentino. Ele concorreu em 2020 a vice-prefeito e é próximo de Wiston.