O Conselho Regional de Enfermagem do Tocantins (Coren) informou que os enfermeiros Marco Antônio Lima, de Palmas, e Myrna Ellane, de Araguaína, participaram da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) em resposta ao desastre climático no Rio Grande do Sul, convocados pelo governo federal. A dupla atuou em Porto Alegre e São Leopoldo entre 28 de junho e 12 de julho em auxílio às vítimas das enchentes que deixaram milhares de desabrigados.
ATUAÇÃO
Em campo, os enfermeiros da Força Nacional do SUS prestaram socorro imediato e contínuo, realizaram atendimentos emergenciais em áreas de difícil acesso, além dos atendimentos nos Hospitais de Campanha (HCAMPs). Nestas instalações, são oferecidos cuidados de saúde primários e acompanhamento de doenças crônicas, fundamentais para a estabilização das condições de saúde dos desabrigados. Além de atender diretamente as vítimas, os enfermeiros desempenharam um papel na prevenção de surtos de doenças, comuns nestas situações
EXPERIÊNCIA
Marco Antônio comentou sobre a experiência. “Ao longo desses dias, tive a vivência de vários desafios que fizeram com que eu me apaixonasse ainda mais pela saúde pública. Vejo com outros olhos o poder que o Sistema Único de Saúde Tem, proporcionando apoio em situações de desastres naturais e crises de saúde pública”, afirmou.