A Secretaria da Cultura (Secult) promoverá na sexta-feira, 29, e sábado, 30, o 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins, com o tema “Territórios Criativos: Inovação, Cultura e Sustentabilidade no Desenvolvimento Local”. O evento será no auditório do Palácio Araguaia e busca destacar o papel transformador da criatividade e da inovação no fortalecimento do desenvolvimento econômico, com foco na geração de renda, inclusão social e preservação sustentável dos recursos culturais e naturais.
PAINÉIS E APRESENTAÇÕES CULTURAIS
A programação está diversificada e envolve palestras, painéis e apresentações culturais. No período da manhã, temas como “O Futuro e a Economia Criativa: Oportunidades e Desafios”, ministrada por Lala Deheinzeli (SP), promoverão o debate e a troca de experiências com os agentes culturais locais. À tarde, assuntos como fortalecimento do desenvolvimento local através da economia também serão abordados, com participação de especialistas e convidados.
SEGUNDO DIA
No sábado, painéis como “Fortalecimento Identitário das Culturas Popular e Tradicional” e “Empreendedorismo Feminino na Economia Criativa” reunirão profissionais como Ciça Pereira (SP) e Aíla Campos (PA), além de representantes de projetos e iniciativas locais. O período vespertino será marcado por debates sobre o mercado audiovisual e soluções criativas na era digital, com palestras de profissionais como Daniel Jarber (MG) e La Mina (RJ). O encerramento do seminário ficará por conta de uma roda de capoeira, seguido do cortejo do Taboka Grande até a Praça dos Girassóis, onde acontece uma programação artística especial que inicia em 28 de novembro e segue até 1º de dezembro, em um palco montado em frente ao Palácio Araguaia, na Praça dos Girassóis, com shows abertos ao público.
INSCRIÇÃO
Para se inscrever no 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins, os interessados devem preencher um formulário online com informações como nome completo, contatos, e-mail, área de atuação e município. Também é possível indicar se representa alguma instituição, selecionar identidade de gênero e informar se pertence a comunidades tradicionais ou se possui alguma deficiência, com espaço para detalhar necessidades específicas. Além disso, o participante deve confirmar a presença e autorizar o uso de imagem e voz para registros do evento.
Confira a programação:
29/11 – Sexta-feira
Manhã
- 8h às 9h: Recepção
- 8h30 às 9h15: Abertura oficial com a apresentação cultural
- 9h30 às 11h: Palestra O Futuro e a Economia Criativa: Oportunidades e Desafios, com Lala Deheinzeli (SP), seguida de roda de conversa com Tião Pinheiro (Secult) e Cícero Belém (MinC)
- 11h30 às 13h: Painel Música e Mercado: Desafios e Estratégias para Romper a Bolha da Indústria Musical, com mediação de Luiz Chaffin (GO)
Convidados: Fábio Rocha (Banda Trio Bacana), Dorivã Borges (músico) e Malusa (cantora e compositora)
Tarde
- 14h às 16h: Painel Caminhos para a Valorização da Produção Cultural, com mediação de Cláudia Roberta (Cerrado Criativo/TO)
Convidados: Celina Soares (Sebrae-TO), Dayane Fernandes (Coordenadora de Cultura de Porto Nacional) e Luara Aquino
- 16h: Apresentação cultural
- 16h30 às 18h: Painel Fortalecimento do Desenvolvimento Local por Meio de Projetos Socioculturais, com mediação de Antônio Miranda
Convidados: Andrea Lambertucci (Varandas do Jalapão), Marcela Pultrini e Flávia Rodrigues (Circo Os Kaco), Márcio Bello (Tambores do Tocantins) e Filemon Amorim (Presidente da Fequajuto)
- 18h: Apresentação cultural
30/11 – Sábado
Manhã
- 8h às 9h: Recepção 8h30: Apresentação cultural e intervenção artística
- 9h às 10h30: Painel Fortalecimento Identitário das Culturas Popular e Tradicional por Meio da Economia Criativa, com Ciça Pereira (SP)
Convidados: Rafaela Karajá (Funai), Célio Torkã Kanela (Diretor de Proteção aos Indígenas da Sepot) e Professora Maria Santana (UFT)
- 10h30 às 11h: Apresentação cultural
- 11h às 12h30: Painel Empreendedorismo Feminino na Economia Criativa, com Aíla (PA)
Convidadas: Renata Brum (Projeto Mãos Arteiras), Lara Faez (artista visual), Ester Monteiro e Giovana Kurovski (TrupeAçu)
Tarde
- 14h às 15h30: Painel Fortalecendo a Cadeia Produtiva Audiovisual: Desafios e Estratégias para um Mercado Sustentável, com Daniel Jarber (MG)
Convidados: Alfredo Bertini (PE) e André Araújo (Produtora Super 8)
- 15h30: Apresentação cultural
- 15h45 às 17h15: Painel Ilustração, Designer e Videomapping: Soluções Criativas na Era Digital, com La Mina (RJ) e Jéssica Pezenti (TO)
Convidados: Luiz Izidoro (videomapping e VJ) e Adrians (designer)
- 17h15 às 18h45: Palestra de encerramento “Se Você Pudesse Escolher Hoje o que Fazer pelo Resto da Vida, o que Seria?”, com Ana Ribeiro (MA)
- 18h45: Apresentação cultural
Confira também as atrações artísticas da programação cultural, em parceria com a Secretaria da Governadoria (Segov), que acontece entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro
28/11 – Abertura:
- 19h – Tambores do Tocantins
- 20h – AmazoniCanToria
- 21h30 – Zé Geraldo
- 23h – 3 Tons de Preto
29/11
- 18h – Everton dos Andes
- 19h – Vozes de Ébano
- 20h30 – Vozes do Cerrado
- 22h30 – Geraldinho Lins
- 00h – Baião D2
30/11
- 18h – Taboka Grande
- 19h – Lucimar
- 20h – Dorivã
- 21h30 – Nilson Chaves
- 23h – Luiz Tupiniquim e Banda
- 00h – Paulinho Braga e Banda
01/12
- 18h – Eletra
- 19h – Impacto Latino
- 20h – Matheus Mancine
- 21h – Marlon e Muriel
- 22h – Trio Bacana
- 23h – Chico ChoKolate e Pedra de Fogo