Nova rota do tráfego entre Maranhão e Tocantins ao lado de Tocantinópolis, Porto Franco (MA) decretou estado de emergência nesta segunda-feira, 27. O município maranhense relata ter sofrido impactos com o aumento do tráfego de veículos após a queda da Ponte Juscelino Kubitschek, entre Aguiarnópolis e Estreito (MA). “A prefeitura está empenhada em buscar soluções emergenciais junto ao governo estadual e federal para aliviar os impactos, garantir a continuidade das atividades econômicas, assegurar a mobilidade da população e manter o funcionamento dos serviços públicos”, pontua o Paço.
AFETOU DIRETAMENTE
De acordo com o município, o desabamento da Ponte JK, que ligava Aguiarnópolis (TO) a Estreito (MA), “afetou diretamente a economia, a infraestrutura e os serviços públicos, com prejuízos às atividades agrícolas, pesqueiras e comerciais, além de sobrecarregar o tráfego e a demanda por serviços essenciais em Porto Franco”.
AUMENTO NA DEMANDA POR SERVIÇOS PÚBLICOS
Porto Franco não chega a proibir o trânsito de veículos pesados, como fez Tocantinópolis, mas enxergou necessidade de decretar situação de emergência. “O desvio do tráfego para travessia por balsa em nosso município resultou em sobrecarga na infraestrutura e na mobilidade urbana. Isso gerou um aumento expressivo na demanda para serviços públicos”, pontua o município, que destaca um crescimento significativo de atendimentos pelo hospital municipal.