A Prefeitura de Araguaína esclareceu em nota nessa sexta-feira, 7, que não há convênio entre o município e o Estado para operacionalização do transporte escolar de alunos da rede estadual na zona urbana. “O contrato atual do município não comporta as rotas necessárias para esse atendimento”, afirmou.
DENTRO DAS CONDIÇÕES POSSÍVEIS
Segundo a nota, o município já realiza o transporte de 600 alunos da rede estadual que residem na zona rural e essa demanda está sendo atendida “dentro das condições possíveis”. Além disso, a prefeitura informou que também realiza o transporte de alunos de alguns bairros periféricos da cidade, que foram pré-estabelecidos, sendo estudantes do município que agora fazem parte da rede estadual.
NÃO HÁ PARCERIA COM ESTADO
Quanto ao passe estudantil, a prefeitura informou que “não houve propostas de negociações”. “As rotas e os veículos de transporte urbano não são adequados para atender à demanda, colocando em risco a segurança física dos alunos”, disse. “A prefeitura reforça que, no momento, não há parceria com o Estado para expandir o transporte escolar para a zona urbana.”
SEDUC NÃO RESPONDE
O Estado avisou que não fará mais o transporte de alunos na zona urbana das cidades que contavam com o serviço. A Coluna do CT pediu no início da semana para a Secretaria Estadual da Educação detalhar a situação, informando quantos municípios serão atingidos e quantos alunos, mas até agora não houve resposta.
MAIS UM SINTOMA DA CRISE FISCAL
Depois de não pagar o programa “Tocando em Frente” para “bem mais” de 40 prefeituras, de atrasar o pagamento dos prestados de serviços do Servir, o plano de saúde dos servidores; e de aumentar o gasto com pessoal em mais de sete pontos somente no ano passado, extrapolando limite de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal e encostar no limite prudencial, essa notícia da recusa do Estado de continuar arcando com o transporte escolar para alunos da área urbana, despesa do governo faz anos, é mais um sintoma de que a crise fiscal pode estar tomando conta da máquina pública novamente.
LEIA MAIS